Publicado em: 8 de outubro de 2025
Itens esquecidos nas estações vão compor o bazar do Lar Jesus entre as Crianças, que arrecada recursos para o atendimento de mais de 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
YURI SENA
A ViaMobilidade destinou mais de 1.500 itens esquecidos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema de trens metropolitanos ao Lar Jesus entre as Crianças, instituição beneficente localizada em Osasco (SP). Os objetos foram mantidos por três meses na Central de Achados e Perdidos, na Estação Osasco, aguardando a retirada pelos proprietários antes de serem doados.
O Lar Jesus entre as Crianças atua há 67 anos no atendimento a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades no contraturno escolar. Os produtos doados — entre eles bicicletas, roupas, brinquedos, ferramentas, livros e eletrônicos — serão triados e disponibilizados no bazar solidário promovido pela instituição às terças, quintas e um sábado por mês, no bairro Rochdale.
Segundo Elizabeth Marilice, diretora técnica voluntária do Lar, o bazar é uma das principais fontes de arrecadação da entidade.
“Todas as vendas são revertidas em recursos para o atendimento das 113 crianças e adolescentes. Em cada turno oferecemos duas refeições diárias e diversas atividades educativas, como robótica e multimídia”, explicou.
O diretor da ViaMobilidade, André Costa, destacou o caráter social da iniciativa.
“Cada item doado ganha uma nova utilidade e ajuda a transformar vidas, criando oportunidades e fortalecendo um ciclo de solidariedade”, afirmou.
O serviço de Achados e Perdidos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funciona gratuitamente na Estação Osasco, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto feriados). Os passageiros que perderem algum objeto podem informar aos agentes de atendimento e segurança das estações para verificar se o item foi localizado. O acesso pode ser feito pela Praça Antônio Menck, s/n, no Centro, ou pela Rua Erasmo Braga, s/n, no bairro Bonfim.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte