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ViaMobilidade entrega reforma da estação Santo Amaro na Linha 5-Lilás nesta sexta-feira (16)


Obras tiveram investimento de R$ 160 milhões e abrangem um novo mezanino e passarela de integração, oito escadas rolantes novas, quatro elevadores e aumento do espaço de interligação entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A ViaMobilidade entregou nesta-quinta, 15 de maio de 2025 a reforma completa da estação Santo Amaro, uma das principais da Linha 5-Lilás de metrô da capital. Após cinco dias de operação assistida, os cidadãos poderão se beneficiar das melhorias em uma estação com importante integração entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda durante o todo horário de operação comercial das 4h40 à meia-noite.

A reforma faz parte do compromisso da concessionária em modernizar a infraestrutura e oferecer mais conforto, acessibilidade e segurança aos mais de 90 mil clientes que transitam pelo local diariamente. Entre os principais benefícios esperados estão a redução da concentração de pessoas na plataforma durante os horários de pico e o acesso facilitado ao embarque graças à melhor distribuição do fluxo com a nova passarela implementada.

Com investimentos de R$ 160 milhões, entre as melhorias, destacam-se os 4.000 m² de área construída entre plataformas; um novo mezanino e passarela de integração; oito escadas rolantes novas; quatro elevadores e aumento do espaço de interligação entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, que recebem em média 80 mil pessoas por dia.

“A entrega da reforma da estação Santo Amaro reforça o nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados. Trabalhamos para oferecer um ambiente mais seguro, moderno e confortável para todos que utilizam a Linha 5-Lilás”, afirma Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.

O projeto

Para adequar as instalações da estação ao crescimento projetado da demanda de transferência de clientes entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, a nova Estação de Santo Amaro conta agora com uma ampliação de 15 metros em um novo mezanino de integração, além da implantação da passarela externa com sete metros de largura, localizada sobre as margens do Rio Pinheiros, próximo à Marginal.

Para a construção da passarela, a ViaMobilidade utilizou 1.300 toneladas de estrutura metálica, 1.500 m³ de concreto e 3.300 metros em fundações profundas.

A revitalização contemplou ainda melhorias estruturais; novo sistema de iluminação cênica RGB e LED; modernização dos banheiros; sinalização atualizada e novo mobiliário. A estação recebeu adequações para garantir mais acessibilidade, com instalação de pisos táteis, mapas em braile, rampas adaptadas e elevadores. Uma nova copa, salas operacionais e de descanso para os colaboradores foram construídas também no local.

Os sistemas de detecção de combate a incêndio e o de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) foram revisados para atender à demanda da estação Santo Amaro, que passou ainda por adequações na sinalização de emergência, pavimentação e comunicação visual.

As obras foram realizadas de forma programada para minimizar o impacto na rotina dos passageiros, com intervenções realizadas principalmente fora do horário de pico e com comunicação prévia à população. A concessionária irá agora desmobilizar o canteiro de obras nos próximos 60 dias, localizado na parte externa da estação, assim como o acesso à ciclovia.

Formalizações e operação assistida

A abertura nesta quinta-feira (15) de todos os novos espaços contemplados no projeto marca a entrega da obra dentro do prazo repactuado e acordado com o Poder Concedente. A reforma passou por vistoria da agência reguladora, Artesp, na última sexta-feira (9), a qual atestou que a estação estava apta para operar dentro das entregas previstas em contrato.

Com o objetivo de avaliar o fluxo de pessoas e fazer ajustes finais em sistemas e equipamentos, a concessionária implementou no dia 10 uma operação assistida. Trata-se da abertura parcial dos novos espaços e em períodos menores do que o comercial.

Com a conclusão dos testes, a operação assistida se encerrou e a partir das 16h30 desta quinta (15), os clientes passaram a contar com 100% da nova estrutura durante todo período comercial.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





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