Publicado em: 4 de outubro de 2025

Ação batizada de nudges (ações comportamentais ou “empurrõezinhos”), traz mudanças visuais e sonoras no dia a dia da estação, com o objetivo de reduzir em pelo menos 30% os incidentes no modal
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Nesta quinta-feira, 02 de outubro de 2025, a ViaMobilidade iniciou um projeto-piloto na Estação Pinheiros, que une ciência comportamental e design urbano para incentivar comportamentos mais seguros e uma melhor experiência pelos clientes em seus deslocamentos.
A iniciativa, batizada de nudges (ações comportamentais ou “empurrõezinhos”), traz mudanças visuais e sonoras no dia a dia da estação. O objetivo é reduzir em pelo menos 30% os incidentes de comportamento inseguro e estimular atitudes como respeitar a sinalização ou redobrar o cuidado no embarque e no desembarque. Entre os indicadores observados estarão o aumento do uso de corrimões, maior atenção dos passageiros ao caminhar, respeito ao uso correto dos elevadores preferenciais e diminuição de pressa e distração nas plataformas.
O projeto nasceu de um mapeamento detalhado de condutas em diferentes estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
A partir dessa análise, foram definidas personas que representam os perfis dos passageiros e ajudaram a orientar quais intervenções teriam maior impacto.
Entre janeiro de 2024 e maio de 2025, a concessionária registrou aproximadamente 170 acidentes ligados a comportamentos inseguros, principalmente em plataformas e escadas rolantes e fixas. As causas mais comuns foram pressa, distração com o celular, falta de atenção e não utilizar os equipamentos de segurança, como corrimãos.
Os perfis mais atingidos:
- mulheres acima de 56 anos em plataformas e escadas;
- mulheres entre 36 e 55 anos no embarque e desembarque;
- homens jovens, de 21 a 35 anos, em escadas fixas.
“Nosso compromisso é oferecer um transporte seguro e de excelência. Este projeto é uma forma criativa e inovadora de chamar a atenção para atitudes simples que fazem toda a diferença”, afirma André Costa, diretor da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
Segundo o executivo, a proposta é que os passageiros deixem de ser apenas usuários e se tornem protagonistas da própria segurança. “Nossa expectativa é que essas pequenas intervenções gerem impactos positivos e nos permitam expandir a iniciativa para outras estações em avaliações periódicas”, completa Costa.
Na Estação Pinheiros, o piloto inclui:
- mensagens sonoras com vozes de crianças, incentivando atenção ao caminhar;
- adesivos lúdicos em escadas incentivando o uso do corrimão;
- sinalização reforçada no vão entre trem e plataforma;
- painéis que provocam uma reflexão sobre utilização dos elevadores, que são destinados a públicos prioritários por lei.
Para ouvir exemplos dos avisos sonoros, clique nos links:
A inspiração vem de experiências internacionais: em Londres, gravações de voz infantil reduziram em dois terços os acidentes em escadas rolantes; no Japão, luzes azuis nas plataformas diminuíram em até 84% os comportamentos impulsivos.
O piloto terá duração de dois meses e será monitorado por filmagens e análises comportamentais. Se os resultados foram positivos, as ações podem ser ampliadas para outras estações.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


