37.5 C
Rondonópolis
domingo, 26 outubro - 17:43
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesViaMobilidade Troca 16,6 mil lâmpadas por LEDs e reduz emissão de CO₂...

ViaMobilidade Troca 16,6 mil lâmpadas por LEDs e reduz emissão de CO₂ em 100 toneladas


Foto: Diário do Transporte

Mudança gerou uma economia de 56% no consumo de energia relacionado à iluminação das estações

YURI SENA

A ViaMobilidade, concessionária responsável pelas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, realizou a troca de 16.600 lâmpadas fluorescentes convencionais por modelos de LED nas 42 estações das linhas, resultando em uma significativa redução no consumo de energia e na emissão de CO.

Com o investimento de mais de R$ 350 mil, a mudança para LEDs gerou uma economia de 56% no consumo de energia relacionado à iluminação das estações. Esse avanço não só beneficia o meio ambiente, mas também possibilitou uma diminuição de mais de 100 toneladas de CO na atmosfera, o que corresponde a cerca de 7,8 toneladas de CO a menos por mês.

A ação tem um impacto direto nos custos operacionais da concessionária, permitindo a alocação de recursos para outras melhorias, como a modernização da infraestrutura das estações. “Com a troca das lâmpadas, conseguimos melhorar o conforto e a segurança dos nossos passageiros, proporcionando um ambiente mais agradável e eficiente”, afirma Alan Santana de Paula, gerente-executivo de Manutenção da ViaMobilidade.

Além da troca das lâmpadas, a ViaMobilidade está implementando um sistema de fotocélulas nas estações, que permitirá o desligamento automático de 50% das lâmpadas das plataformas durante o dia, quando a luz natural já é suficiente. 

A instalação desse sistema, que começou em setembro de 2024 e deve ser concluído até janeiro de 2026, tem um investimento previsto de R$ 117 mil. Com isso, a concessionária busca continuar a promover o uso racional da energia.

A responsabilidade ambiental também está presente na gestão dos resíduos gerados pelas trocas. Na Estação Júlio Prestes, por exemplo, 72,5 kg de materiais foram corretamente descartados conforme as normas ambientais.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments