Publicado em: 25 de novembro de 2024
Equipamento diminuiu o tempo do processo e faz parte de teste-piloto da empresa
GUILHERME STRABELLI
A ViaMobilidade está utilizando equipamento europeu para realizar limpeza da cúpula de vidro da Estação Brooklin, da Linha 5-Lilás. O equipamento é um drone da Noruega avaliado em R$ 100 mil. Para realizar a limpeza, oito baterias com duração de 20 minutos de voo foram utilizadas.
O drone com oito filtros que tiram os minerais da água para aumentar a eficiência da limpeza. Antes do uso do equipamento, a limpeza da área, 14 metros de altura, era feita por alpinistas e tinha duração de seis dias. Com a tecnologia, durou dois dias. A próxima limpeza acontecerá em seis meses.
“Temos recorrido às tecnologias mais modernas e eficientes disponíveis no mercado para otimizar a manutenção das nossas estações. Das 17 estações da Linha 5-Lilás, sete contam com estruturas complexas de vidro que requerem cuidados especiais e a Brooklin é uma delas”, pontua Fernando Nunes, gerente-executivo de Manutenção.
O gerente-executivo ainda afirmou que o uso do drone é parte de um teste-piloto para avaliar o custo-benefício do processo de limpeza. Em caso de comprovação de maneira eficiente e viável, será estudada a contratação do serviço para a higienização das demais estruturas da linha.

Foto: Divulgação
Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte