Publicado em: 13 de setembro de 2025
Operação noturna neste sábado (13) no Trevo de Alphaville terá bloqueios parciais para lançamento de vigas
ALEXANDRE PELEGI
A concessionária ViaOeste segue com o projeto de duplicação das marginais da Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280). Neste sábado, 13 de setembro de 2025, haverá uma operação noturna para o lançamento de cinco vigas longarinas da nova estrutura no km 23, no Trevo de Alphaville, em Barueri.
A intervenção está programada para ocorrer entre 22h de sábado (13) e 6h da manhã de domingo (14). Nesse período, serão necessários bloqueios parciais no viário municipal da região:
Fechamento do acesso à Castello Branco;
Fechamento da Alameda Rio Negro sentido Alphaville.
Equipes da concessionária estarão no local para orientar os motoristas e garantir a sinalização.
Projeto de modernização e investimento de R$ 1 bilhão
As obras fazem parte de um pacote de modernização do sistema viário que envolve a ViaOeste em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Além do Trevo de Alphaville, o projeto contempla o de Barueri e inclui:
duplicação das marginais da Castello Branco;
readequação dos acessos;
melhorias na fluidez e segurança do tráfego.
O investimento total é de R$ 1 bilhão. Entre os principais pontos beneficiados estão a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha. A expectativa é ampliar a capacidade da rodovia e fortalecer a ligação da capital com os municípios da região metropolitana, favorecendo a mobilidade urbana, o crescimento econômico e a qualidade de vida de milhares de usuários.
Movimento Afaste-se
Durante as obras, a ViaOeste reforça a campanha “Movimento Afaste-se”, que orienta os motoristas a mudar de faixa, sempre que possível e seguro, ao se aproximarem de veículos em atendimento no acostamento. Caso não seja viável, recomenda-se reduzir a velocidade em até 40 km/h abaixo do limite da via.
A concessionária destaca que as intervenções são fundamentais para garantir infraestrutura de qualidade, fluidez no tráfego e mais segurança a todos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes