Publicado em: 22 de julho de 2025
Com 20 vagas disponíveis, processo seletivo busca ampliar diversidade racial e de gênero na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo
YURI SENA
A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, abriu um processo seletivo exclusivo para mulheres negras (pretas e pardas) que desejam atuar como Agente de Atendimento e Segurança (AAS).
Ao todo, são oferecidas 20 vagas para a formação de uma nova equipe de trabalho nas estações operadas pela empresa.
As candidatas selecionadas serão responsáveis por atividades como controle de acessos, organização de filas, auxílio em bilheterias, bloqueios e plataformas, além de monitoramento da operação dos trens e atendimento ao público. O cargo exige ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. As inscrições devem ser feitas pela plataforma motiva.gupy.io.
A ação tem como foco a ampliação da diversidade no setor metroferroviário, promovendo oportunidades para um grupo social historicamente sub-representado nesse tipo de função. Além da contratação, a concessionária afirma que o projeto também prevê ações de formação e desenvolvimento das profissionais.
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas voltadas à inclusão adotadas pelo grupo Motiva, que também administra a ViaMobilidade — operadora das Linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
As profissionais contratadas terão acesso a um pacote de benefícios que inclui assistência médica e odontológica, previdência privada, seguro de vida, auxílio academia, vale-refeição ou alimentação, licença-maternidade estendida, licença-paternidade de 20 dias, entre outros. Também há incentivos para a continuidade dos estudos por meio de apoio a cursos técnicos, graduação e pós-graduação.
O processo seletivo já está aberto e pode ser acessado diretamente pelo site oficial de vagas do grupo Motiva: motiva.gupy.io.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte