Publicado em: 16 de julho de 2025
Concessionárias operam linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade informaram nesta quarta-feira, 16 de julho de 2025, que foram transportados 298.929.379 passageiros nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda durante o primeiro semestre deste ano.
O volume representa um crescimento de 1,9% em relação aos 293.171.496 registrados no mesmo período de 2024.
O balanço semestral demonstra uma curva de crescimento contínuo no sistema desde 2022. Naquele ano, o primeiro semestre ainda refletia os impactos das restrições sanitárias da pandemia de Covid-19, com um total de 231.940.684 clientes transportados nas quatro linhas. O salto mais expressivo ocorreu em 2023, com 279.706.484 milhões de embarques, um aumento de 20,6%, marcando o retorno massivo às atividades presenciais. De 2023 para os anos seguintes, o crescimento se mostra mais gradual, indicando a consolidação de um novo padrão de mobilidade, influenciado por fatores como os modelos de trabalho híbrido e a expansão de atividades econômicas e de lazer ao longo dos eixos das linhas.
As linhas de metrô, 4-Amarela e 5-Lilás, mantiveram uma trajetória de crescimento constante. A Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, transportou 99,6 milhões de clientes, um aumento de 2,5% em relação aos 97,2 milhões do mesmo período de 2024.
A Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, também apresentou alta, com 83 milhões de clientes, um crescimento de 1,4% sobre os 81,8 milhões do ano anterior.
A Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, registrou 66,9 milhões de clientes, volume 4,3% superior aos 64,1 milhões de 2024.
Já a Linha 8-Diamante, também operada pela ViaMobilidade, transportou 49,3 milhões de passageiros; o volume de 2024 foi de 49,9 milhões de passageiros registrados.
Na Linha 4-Amarela, as estações Luz, com 2,8 milhões de clientes no semestre, Paulista-Pernambucanas, com 2,2 milhões, e Pinheiros, com 2,1 milhões, tiveram índices de destaque.
Na Linha 5-Lilás, a estação Capão Redondo teve 2,1 milhões de clientes embarcados, e as estações de integração Santo Amaro, registrou 2,1 milhões, e Chácara Klabin, 1,9 milhões.
O principal ponto de integração da Linha 8-Diamante é a estação Palmeiras-Barra Funda, com 2,2 milhões de clientes, seguida por importantes centros urbanos como Osasco, com 869 mil, e Itapevi, com 608 mil. Na Linha 9-Esmeralda, os maiores fluxos se concentram nas estações de integração, como Pinheiros, com 2,4 milhões, e Santo Amaro, com 2 milhões, além da estação Grajaú, com 1 milhão.
“Os números do primeiro semestre de 2025 indicam que o transporte público sobre trilhos é fundamental para a dinâmica de São Paulo. Os dados das estações mais movimentadas materializam o papel que nossas linhas desempenham na conexão da metrópole. O crescimento gradual demonstra a confiança do passageiro em nossos serviços e nos mantém focados em um profundo processo de modernização que trará benefícios permanentes para a experiência de viagem de todos os nossos clientes”, disse o diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9, André Costa.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte