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ViaQuatro já economizou R$ 82 milhões realizando revisão de truques dos trens da Linha 4-Amarela em suas próprias oficinas


Procedimento técnico iniciado em 2019 reduziu gastos e amplia a vida útil dos equipamentos

ARTHUR FERRARI

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo (SP), realiza diretamente em suas instalações, no Pátio Vila Sônia, a revisão completa dos truques — estruturas que sustentam rodas, motores, suspensão e freios — de 29 trens da frota. A medida, em vigor desde 2019, deve gerar economia de cerca de R$ 82 milhões em manutenção até o fim da concessão, previsto para 2040.

Na primeira fase, 14 trens passaram por revisão após atingirem 1,2 milhão de quilômetros rodados. A experiência acumulada permitiu estender esse limite para 1,44 milhão de quilômetros, aumentando a vida útil dos equipamentos. A próxima etapa de revisões está agendada para setembro de 2026.

Desde o início da operação, em 2010, até maio de 2025, os 29 trens da linha percorreram aproximadamente 38,7 milhões de quilômetros — o equivalente a 968 voltas ao redor da Terra ou 50 viagens de ida até a Lua.

Entre os componentes revisados internamente estão inversores de tração e energia, motores, compressores, válvulas pneumáticas, passagens intercarros (gangways), pantógrafos e baterias. Todo o processo é realizado com padrão técnico elevado, seguindo exigências rigorosas de segurança e desempenho para sistemas metroviários.

Além de ganhos operacionais, a internalização da manutenção também traz benefícios sustentáveis, como a redução da pegada de carbono ao eliminar o transporte externo de equipamentos pesados. Segundo a concessionária, o modelo adotado melhora o controle de qualidade e reduz os prazos de execução.

“Ter a capacidade de revisar os truques dentro da própria base é um ganho importante para a operação, pois permite respostas mais rápidas e manutenção contínua da excelência dos nossos serviços”, afirmou Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





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