Publicado em: 17 de junho de 2025
Procedimento técnico iniciado em 2019 reduziu gastos e amplia a vida útil dos equipamentos
ARTHUR FERRARI
A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo (SP), realiza diretamente em suas instalações, no Pátio Vila Sônia, a revisão completa dos truques — estruturas que sustentam rodas, motores, suspensão e freios — de 29 trens da frota. A medida, em vigor desde 2019, deve gerar economia de cerca de R$ 82 milhões em manutenção até o fim da concessão, previsto para 2040.
Na primeira fase, 14 trens passaram por revisão após atingirem 1,2 milhão de quilômetros rodados. A experiência acumulada permitiu estender esse limite para 1,44 milhão de quilômetros, aumentando a vida útil dos equipamentos. A próxima etapa de revisões está agendada para setembro de 2026.
Desde o início da operação, em 2010, até maio de 2025, os 29 trens da linha percorreram aproximadamente 38,7 milhões de quilômetros — o equivalente a 968 voltas ao redor da Terra ou 50 viagens de ida até a Lua.
Entre os componentes revisados internamente estão inversores de tração e energia, motores, compressores, válvulas pneumáticas, passagens intercarros (gangways), pantógrafos e baterias. Todo o processo é realizado com padrão técnico elevado, seguindo exigências rigorosas de segurança e desempenho para sistemas metroviários.
Além de ganhos operacionais, a internalização da manutenção também traz benefícios sustentáveis, como a redução da pegada de carbono ao eliminar o transporte externo de equipamentos pesados. Segundo a concessionária, o modelo adotado melhora o controle de qualidade e reduz os prazos de execução.
“Ter a capacidade de revisar os truques dentro da própria base é um ganho importante para a operação, pois permite respostas mais rápidas e manutenção contínua da excelência dos nossos serviços”, afirmou Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte