27.6 C
Rondonópolis
sábado, 9 agosto - 13:44
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesVice-presidente da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, é um dos palestrantes do Seminário da...

Vice-presidente da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, é um dos palestrantes do Seminário da NTU e vai falar sobre transportes sustentáveis com pés no chão


Muito mais que um executivo de montadora, responsável pela área de ônibus da fabricante se tornou uma liderança do setor de transportes ao relatar fatos do dia a dia e se posicionando

ADAMO BAZANI

O Seminário Nacional da NTU 2025 (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que ocorre em Brasília nos dias 12 e 13 de agosto, terá, entre os painéis, a palestra do vice-presidente de ônibus da Mercedes-Benz no Brasil, Walter Barbosa, completa em 2025, exatos 25 anos ininterruptos no setor e, mais que um executivo de montadora, o responsável pela área de ônibus da fabricante alemã com sede brasileira em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista, se tornou uma liderança dos transportes ao relatar fatos do dia a dia e se posicionando diante de temas que muitos colegas teriam medo de falar de forma oficial e fora da “bolha”.

Barbosa estará no Painel 5, com o tema “Caminhos para a redução de emissões da frota nacional e etapas para a transição energética realista, considerando desafios e oportunidades regionais”.

O tema não poderia ser mais adequado para Barbosa, que está à frente do processo de eletrificação da gama de ônibus da montadora alemã no Brasil. Com o modelo eO500 U, a Mercedes-Benz já está entre os principais fornecedores deste tipo de veículo no País, mesmo começando no Brasil após outras marcas que atuam no segmento, como a pioneira (em operação há 40 anos) Eletra, que é parceira da Mercedes-Benz, e a chinesa BYD, que possui planta em Campinas (SP) que monta ônibus elétricos desde 2017. O modelo da Mercedes-Benz foi lançado em lançado em outubro de 2021 e entrou em produção e 2022.

Relembre:

Barbosa também está à frente do lançamento do eO500 UA, ônibus elétrico articulado de 18 metros, apresentado ao mercado em agosto de 2024. O Diário do Transporte mostrou que, no mesmo dia da apresentação, o modelo já tinha recebido mais de 100 encomendas.

Relembre:

Se depender do histórico de Barbosa, a palestra do Painel 5, marcada para 13 de agosto no Auditório Principal do Hotel Royal, de Brasília, das 11h às 12h30, terá muito a acrescentar.

Com início de atuação no segmento de ônibus na concorrente Volkswagen, onde trabalhou entre 2000 e 2012, Walter Barbosa atua no segmento de ônibus da Mercedes-Benz desde maio de 2013.

O Diário do Transporte noticiou que o executivo foi anunciado como vice-presidente em 06 de dezembro de 2023, cargo que começou a exercer em 2024.

Relembre:

Barbosa foi pioneiro (e muitas vezes, único) a falar a realidade de muitas cidades, mesmo tocando em temas que não seriam tão cômodos para um cargo de executivo de montadora, porém necessários.

Em um dos episódios, sugeriu mudanças na forma de financiamento da eletrificação do sistema de ônibus na cidade de São Paulo, para acelerar a substituição da frota, que não alcançou as metas estipuladas pela prefeitura, e tornar os investimentos mais atrativos.

Na oportunidade, em 23 de abril de 2024, citou um prejuízo de R$ 300 milhões que a montadora havia amargado por causa do modelo de eletrificação da cidade de São Paulo, pelo qual, os integrantes da cadeia de fornecimento, entre os quais, fabricantes de chassis, carrocerias e baterias, só recebem quando o ônibus começa operar. Mas, ainda sem a infraestrutura de tensão de rede de distribuição e carregamento de baterias, os ônibus eram produzidos, faturados, entregues, mas não rodavam, ficando parados nas garagens. E os fornecedores, não recebiam. Apesar de o prefeito Ricardo Nunes não ter aceito a sugestão de mudança e mantido o modelo na capital paulista, o exemplo foi observado por outras cidades que optaram em sistemas diferentes para não desestimular investidores como frotistas e fornecedores.

Relembre:

Outras fabricantes também são afetadas, mas só Barbosa falou.

Esta falta de infraestrutura suficiente já havia sido alertada por Barbosa, que, em 13 de novembro de 2023, foi o primeiro e único executivo de fabricante ao falar ao Diário do Transporte que, na cidade de São Paulo, na maior parte dos bairros, se 50 ou mais ônibus padrons (dois eixos) ou 25 articulados carregassem as baterias ao mesmo tempo, bairros inteiros poderiam ficar sem energia.

Relembre:

O dado foi confirmado em estudos como da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), que reúne especialistas do setor que não são frotistas, e da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Os efeitos de declarações como estas, apesar de enfáticas e até “arriscadas” para a “liturgia convencional do cargo” acabaram por beneficiar não apenas a Mercedes-Benz, mas as concorrentes e os debates sobre eletrificação e mercado de ônibus em geral.

Em 22 de agosto de 2018, Barbosa já havia participado da organização de um evento na Mercedes-Benz destinado a imprensa especializada que afirmava que o Brasil ainda não estava preparado para a forma como estava sendo “vendida nos discursos com vieses políticos e ideológicos”.

Na época, algumas declarações até foram consideradas tentativas de barrar os ônibus elétricos porque a Mercedes-Benz não participada ainda do segmento no Brasil. Por um lado, poderia até haver um fundo de razão na acusação, mas hoje, mostram que as explanações do evento tinham lógica e muitas delas, poderiam ser compreendidas e empregadas.

Relembre:

MODELOS:

Walter Barbosa esteve à frente do processo de eletrificação da gama de ônibus da montadora alemã no Brasil. Com o modelo eO500 U, a Mercedes-Benz já está entre os principais fornecedores deste tipo de veículo no País, mesmo começando no Brasil após outras marcas que atuam no segmento, como a pioneira (em operação há 40 anos) Eletra, que é parceira da Mercedes-Benz, e a chinesa BYD, que possui planta em Campinas (SP) que monta ônibus elétricos desde 2017. O modelo da Mercedes-Benz foi lançado em lançado em outubro de 2021 e entrou em produção e 2022.

Relembre:

Barbosa também está à frente do lançamento do eO500 UA, ônibus elétrico articulado de 18 metros, apresentado ao mercado em agosto de 2024. O Diário do Transporte mostrou que, no mesmo dia da apresentação, o modelo já tinha recebido mais de 100 encomendas.

Relembre:

CARACTERÍSTICAS DOS ÔNIBUS ELÉTRICOS MERCEDES-BENZ NO BRASIL

MOTOR:

eO500U (padron): Os motores ficam nos eixos junto às rodas traseiras. É o chamado conceito de eixo eletrificado.

eO500UA (articulado): O motor é central e único por veículo, com o conceito de “máquina elétrica”. Dentro do bloco, há três propulsores;

POTÊNCIA (PICO):

eO500U (padron): 250 kW (335 cv)

eO500UA (articulado): 400 kW (536 cv)

POTÊNCIA CONTÍNUA:

eO500U (padron): 120 kW (160 cv)

eO500UA (articulado): 320 kW (429 cv)

TORQUE (PICO):

eO500U (padron): 970 Nm

eO500UA (articulado): 2.470 Nm

TRANSMISSÃO:

eO500U (padron): marcha contínua na relação 1:22

eO500UA (articulado): três marchas em 10,0/7,92/3,25

BATERIAS:

eO500U (padron): três a seis pacotes de bateria que podem ser integrados e distribuídos pelo teto e pela traseira do eO500U. A capacidade nominal de cada pacote de bateria é de 98 kWh, gerando um total de 588 kWh na configuração máxima de seis pacotes. Baterias NMC3 (terceira geração de baterias feitas de Níquel, Manganês e Cobalto).

eO500UA (articulado): cinco a sete pacotes de bateria que podem ser integrados e distribuídos pelo teto e pela traseira do eO500UA. A capacidade nominal de cada pacote de bateria é de 98 kWh, gerando um total de 686 kWh na configuração máxima de sete pacotes. Baterias NMC3 (terceira geração de baterias feitas de Níquel, Manganês e Cobalto).

VEJA OS CONTEXTOS DE CADA MODELO E ABAIXO A APRESENTAÇÃO DA MERCEDES-BENZ

O Diário do Transporte mostrou em primeira mão que em 06 de agosto de 2024, na Lat.Bus 2024 (feira de mobilidade que ocorreu na capital paulista), foi apresentado o modelo de ônibus articulado com tecnologia integral da Mercedes-Benz eO500UA, para carrocerias de 18 metros e capacidade para 120 passageiros, de acordo com configuração estipulada pela SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora dos transportes da capital paulista, que é seguida por grande parte das cidades do País.

No mesmo dia do lançamento, o Diário do Transporte mostrou que já houve encomendas de mais de 100 unidades por cinco empresas da cidade de São Paulo.

Relembre:

O eO500UA dever ser produzido em escala a partir de 2025 e entre o fim de 2025 e início de 2026 a previsão é de que as primeiras unidades já sejam entregues.

Já o modelo elétrico padron com tecnologia da Mercedes-Benz foi lançado em outubro de 2021 e entrou em produção e 2022.

Relembre:

Como mostrou o Diário do Transporte, o modelo fabricado no Brasil foi exposto na BusWolrd em outubro de 2023, maior feia de ônibus do mundo, que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica. A reportagem esteve no local.

Relembre:

Na ocasião, a Mercedes-Benz informou que o modelo feito em São Bernardo do Campo (SP) integra o portifólio mundial da marca.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

O Seminário acontece nos próximos dias 12 e 13 de agosto de 2025, no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), e é considerado um dos eventos mais importantes que debate diversos aspectos da mobilidade urbana no País.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments