Publicado em: 7 de outubro de 2025
Atividade acontece nesta terça (07) em parceria com o Programa Empoderadas e inclui atendimentos jurídicos, serviços de beleza e diálogo com passageiras
ALEXANDRE PELEGI
O Terminal Gentileza, um dos principais pontos de integração do VLT no Rio de Janeiro, será palco de uma ação especial nesta terça-feira, 07 de ouubro de 2025, dedicada ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado no próximo dia 10 de outubro.
A iniciativa gratuita, promovida pelo VLT Carioca em parceria com o Programa Empoderadas, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vai reunir atividades voltadas à conscientização, acolhimento e empoderamento feminino, entre 8h30 e 10h30.
No mezanino do terminal, uma equipe jurídica do programa oferecerá orientações individuais sobre os direitos das mulheres e informações sobre os canais oficiais de denúncia. Também haverá serviços de beleza — como design de sobrancelhas, maquiagem, tranças e massagem — todos gratuitos e realizados por ordem de chegada.
“O Terminal Gentileza recebe milhares de pessoas todos os dias, e acreditamos que esse espaço pode ser também um ponto de escuta, acolhimento e transformação. Ao apoiar o Programa Empoderadas, queremos ampliar o acesso à informação e fortalecer o papel da mulher na sociedade. Conversas que acontecem durante o trajeto podem fazer toda a diferença — e até salvar vidas”, afirmou Silvia Bressan, diretora do VLT Carioca.
Ações também dentro dos trens
Além das atividades fixas no terminal, equipes do Programa Empoderadas irão embarcar nos trens do VLT, distribuindo materiais informativos e conversando com passageiras sobre o empoderamento feminino como ferramenta de prevenção à violência de gênero.
Com a iniciativa, o VLT Carioca afirma reforçar seu compromisso em promover um transporte público mais seguro, inclusivo e consciente, transformando o deslocamento diário em um espaço de informação e apoio.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes