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Volare inicia testes com modelo movido a GNV e biometano no transporte coletivo de Vitória (ES)


Veículo Fly 10 GV será avaliado por um mês nas linhas 101 e 111 do sistema Transcol, com foco em eficiência e emissões reduzidas

ARTHUR FERRARI

O modelo Volare Fly 10 GV, movido a gás natural veicular (GNV) e biometano, começou a ser testado nas linhas 101 e 111 do sistema Transcol, em Vitória (ES). O período de demonstração terá duração de 30 dias e integra a estratégia da fabricante brasileira de micro-ônibus para apresentar aos operadores as vantagens da tecnologia bicombustível em operação real.

Desenvolvido ao longo de quatro anos, o veículo foi projetado para aliar desempenho à redução de impacto ambiental, com destaque para a diminuição de até 96% na emissão de material particulado e 84% nos gases de efeito estufa. Conta com motor desenvolvido exclusivamente para uso com GNV e biometano, além de sistemas eletrônicos de segurança como controle de tração e estabilidade e bloqueio com portas abertas.

O modelo possui três cilindros com capacidade total de 360 litros, garantindo uma autonomia de até 450 quilômetros, dependendo da aplicação. Também pode ser equipado com itens de conforto e tecnologia voltados à operação urbana.

O Volare Fly 10 GV foi apresentado ao público durante a Modal Expo, realizada no início de junho em Serra (ES), e sua avaliação no Espírito Santo integra uma série de demonstrações técnicas que a fabricante está realizando em diferentes cidades brasileiras, com foco na transição energética do transporte coletivo.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





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