Publicado em: 4 de outubro de 2025

O modelo de ônibus exposto na BusWorld 2025 é um Volare híbrido a etanol com a tecnologia implementada
ADAMO BAZANI
A autonomia das baterias ainda é um dos principais entraves para a ampliação da eletromobilidade em todo o mundo. E com os veículos de menor porte, isso não está sendo diferente. Muito pelo contrário. Por se tratar de operações pelas quais a responsabilidade é de empresários menores, como serviços escolares ou de fretamento, muitas vezes o poder de barganha com uma distribuidora de infraestrutura acaba sendo bem menor.
Enquanto a indústria de baterias corre para desenvolver modelos mais eficientes e que carreguem mais rapidamente, a indústria de veículos desenvolvedores de tecnologia apresentam produtos que, para uma transição, podem significar um ganho na eletromobilidade. É o caso das tecnologias híbridas, que combinam motores que não são elétricos para gerar energia às baterias e aí movimentar os propulsores da eletricidade.
A HORSE Powertrain, em parceria com a Volare, da Marcopolo, tem apresentado uma tecnologia híbrida que promete quase que dobrar a autonomia das baterias de veículos de qualquer porte, desde carros de passeio até grandes ônibus articulados ou carretas.
Na BusWorld 2025, que ocorre na Bélgica até o dia nove de outubro e tem cobertura do Diário do Transporte, pelo Brasil a empresa apresentou em parceria com a Volare, da Marcopolo, um micro-ônibus com configuração interna escolar, cujo motor de apenas mil cilindradas, híbrido, movido a etanol, combustível tipicamente brasileiro, mas também presente em diversos outros países, como na Índia, gera a energia para os motores elétricos.
Com isso é possível reduzir o tamanho das baterias, deixar o ônibus mais leve e quase que dobrar esta autonomia de operação. A tecnologia híbrida não é nenhuma novidade. A novidade é que tem sido possível implementar kits mais modernos e de fácil instalação, como o apresentado no evento.
Quem contou foi Mateus Fonseca, diretor global de negócios da HORSE que conversou com Adamo Bazani.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
O Diário do Transporte viajou à BusWorld 2025, na Bélgica, a convite da Mercedes-Benz do Brasil


