Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Como mostrou em primeira mão o Diário do Transporte, prefeito Nunes apresenta mais 140 unidades para a capital paulista de diferentes marcas. Foram comercializados para a Transppass, da zona Oeste, 50 e-Volksbus 22 L
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
A Volkswagen Caminhões e Ônibus diz que estreia com tudo na era dos ônibus elétricos no Brasil.
Em sua primeira venda oficial do modelo e-Volksbus 22 L, já será uma das marcas entre as maiores quantidades de veículos a serem entregues em evento que ocorre nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, na Praça Charles Miller, na zona Oeste da capital paulista.
A fabricante comercializou 50 unidades do ônibus padron elétrico de piso baixo para a operadora Transppass, que presta serviços em linhas na zona Oeste.
Como mostrou em primeira mão o Diário do Transporte, o prefeito Nunes apresenta mais 140 unidades para a capital paulista de diferentes marcas. Com isso, a cidade passa a contar com 1.149 coletivos elétricos, contando com 189 trólebus.
Relembre:
Ao Diário do Transporte, o diretor de Vendas de Ônibus da VWCO (Volkswagen Caminhões e Ônibus), Jorge Carrer, disse que a escolha da empresa operadora ocorreu depois de avaliação do modelo e comparação cm outras marcas.
“Estamos muito felizes em entregar os primeiros 50 chassis elétricos e-Volksbus do sistema SPTrans para a Transppass. Mais felizes ainda que essa decisão de compra foi tomada após testes exaustivos feitos pela empresa, que comprovaram o desempenho, conforto e autonomia superiores dos nossos chassis elétricos. Estamos começando com o pé direito”. – disse Carrer ao Diário do Transporte.

Em evento de fim de ano da Volkswagen, ao qual o Diário do Transporte esteve presente, a reportagem mostrou em primeira mão em 09 de dezembro de 2025, que a Volkswagen anunciou as vendas de 100 unidades de seu modelo de ônibus elétrico, a maior parte para a cidade de São Paulo.
Relembre:
O e-Volksbus 22 L tem piso baixo, baterias com autonomia de cerca de 250 km, dependendo das condições operacionais, e suspensão pneumática.
Um dos diferenciais da marca é o sistema Eco-Drive Mode, que controla o consumo de energia, o que pode aumentar a autonomia das baterias e o desempenho operacional.
Na ocasião, a Volkswagen relatou ao Diário do Transporte que firmou parceria com fornecedores de infraestrutura, sistemas de recarga e soluções integradas. Agora, a montadora também oferece consultoria completa e apoio para implantação de infraestrutura em garagens e terminais.
Quem detalhou essa estratégia ao Diário do Transporte foi o vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche.
Em entrevista ao repórter Adamo Bazani, Alouche comentou sobre a recente venda das primeiras 100 unidades do modelo — a maior parte destinada à cidade de São Paulo
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


