Publicado em: 18 de novembro de 2024
Utilização do gás como combustível reduzi em até 90% as emissões de CO2e no ciclo poço à roda
ALEXANDRE PELEGI
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou na Fenatran, em São Paulo, o início dos testes com o caminhão Constellation 26.280 movido a biometano. Projetado para o setor de coleta de resíduos, o caminhão tem como diferencial a maior capacidade de armazenamento de biometano em seu segmento, com tanques de aço carbono que totalizam 960 litros, permitindo uma autonomia de até 300 quilômetros.
A utilização do biometano como combustível é um passo importante para a VWCO em direção à sustentabilidade, reduzindo em até 90% as emissões de CO2e (dióxido de carbono equivalente) no ciclo poço à roda. Em um ano, a redução pode chegar a 150 toneladas de CO2e. Além disso, o biometano é um combustível renovável, com produção contínua a partir de matéria orgânica.
O Constellation 26.280 Biometano oferece diversas vantagens, como motor ciclo Otto de 280 cv de potência e 1.100 Nm de torque, similar à versão diesel.
Com transmissão totalmente automática, tem maior capacidade de arranque e aceleração, com melhor tração e direção mais confortável.
O Constellation 26.680 promete redução significativa nos níveis de ruído, com rreio retarder para maior segurança e eficiência, além de controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, e novo sistema de direção, suspensões modulares e eixos.
A empresa espera que os testes em operação real com clientes, a partir de 2025, comprovem a viabilidade e os benefícios do biometano como combustível para caminhões.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes