Publicado em: 28 de maio de 2025
Sistema será dividido em 31 lotes e não mais quatro como agora. Concorrência será gradativa
ADAMO BAZANI E ARTHUR FERRARI
Os ônibus da cidade do Rio de Janeiro voltarão a ter pintura padronizada em todo o sistema, mas não será uma padronização com “layout” apagado, mas haverá uma “cafonice de leve” para o passageiro, principalmente o que tem dificuldade na visão identificar melhor.
Os termos foram usados pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ao apresentar a licitação que vai remodelar o sistema de transportes municipais, na manhã desta quarta-feira, 28 de maio de 2025.
Além disso, todos os veículos serão gradativamente trocados, alcançando a marca de cerca de cinco mil ônibus zero km. Todos os veículos deverão ter piso baixo com motor traseiro, no caso dos padrons. Micros e mídis continuam com piso alto e motor dianteiro, mas todos, independentemente do porte terão de contar com ar-condicionado e mostrador de velocidade para os passageiros verem, entre outros itens.
Ao longo da concessão devem ser comprados cinco mil ônibus zero quilômetro e não foi falado de exigência para serem elétricos. A frota deve ser ampliada em 25%.
A bilhetagem não volta para as empresas.
A divisão do sistema vai passar dos atuais quatro lotes para 31 lotes, sendo 22 estruturais e nove locais.
Serão na verdade diversas licitações separadas por lotes, segundo a secretária de transportes e mobilidade, Maína Celidonio de Campos, começando pelas áreas mais problemáticas.
Duas licitações são previstas para outubro de 2025: um lote Campo Grande estrutural e dois locais, sendo um em Campo Grande e outro em Santa Cruz.
Adamo Bazani e Arthur Ferrari, do Diário do Transporte