Publicado em: 14 de maio de 2025
Modelo, também em fase de testes em Curitiba (PR), é projetado para megacidades e será fabricado no México
ALEXANDRE PELEGI
A Volvo Buses México está se preparando para iniciar os testes de seu ônibus biarticulado 100% elétrico, o 7800 Electric, que foi pensado para operar na Linha 1 do Metrobús da Cidade do México.
O anúncio foi feito por Donovan Nieto, Gerente de Inteligência de Mercado e Planejamento de Produtos da Volvo Group México.
A unidade, que tem 26,5 metros de comprimento, destacou-se durante o 16º Congresso Internacional de Transporte (CIT) e possui capacidade para transportar até 300 passageiros. Este modelo foi desenhado e desenvolvido especificamente para o México, visando atender às necessidades de megacidades com sistemas de transporte como o Metrobús e garantir a segurança dos usuários.
O Volvo 7800 Electric biarticulado é capaz de oferecer uma autonomia de até 300 quilômetros e vem equipado com um sistema avançado de baterias, que conta com proteção mecânica, elétrica e térmica. Ele também integra o Volvo Connect para otimizar a gestão. Em termos de segurança, possui sensores frontais e laterais para detecção de pedestres, ciclistas ou veículos próximos.
O design inclui piso baixo, plataforma de 90 centímetros e uma área dedicada a pessoas com deficiência. A Volvo Buses planeja fabricar as versões articulada e biarticulada do 7800 Electric em sua planta localizada em Tultitlán, Estado de México.
Como mostrou o Diário do Transporte, o mesmo modelo de ônibus biarticulado elétrico desenvolvido pela Volvo também iniciou testes no sistema de transporte coletivo de Curitiba (PR) em 12 de maio de 2025. O veículo, com 28 metros de comprimento e carroceria Marcopolo, está circulando na linha 303-Centenário/Campo Comprido em horários regulares, mas sem passageiros. Ele possui capacidade para transportar até 250 pessoas.
Relembre:
Curitiba (PR) inicia testes com ônibus biarticulado elétrico da Volvo no transporte coletivo
Os testes em Curitiba, coordenados pela Urbs, durarão aproximadamente 20 dias e fazem parte do programa de transição energética da cidade. Durante esta fase, o ônibus circula com bombonas de água e areia para simular carga máxima e avaliar o desempenho em condições severas.
O modelo em teste em Curitiba tem autonomia de até 250 quilômetros e até oito packs de baterias totalizando 720 kWh, com tempo estimado para recarga total entre duas e quatro horas, dependendo da infraestrutura. Esta iniciativa está alinhada com o planejamento municipal de substituir gradualmente veículos a diesel por unidades de emissão zero.
A Urbs prorrogou o prazo para testes de veículos elétricos até 2026, e modelos de diversos fabricantes, incluindo Volvo, já foram avaliados.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes