Publicado em: 12 de fevereiro de 2025
André Marques se refere aos veículos da linha BZRT, articulados e biarticulados, que passam a ser produzidos em Curitiba
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A Volvo estima comercializar neste ano de 2025 um volume em torno de 200 unidades dos ônibus elétricos articulados da linha BZRT, que passam a ser produzidos na planta de Curitiba (PR).
A informação é do presidente da Volvo Bus Latin America, André Marques, em entrevista ao Diário do Transporte nesta quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, durante evento em que a montadora divulgou os balanços de 2024 e perspectivas para 2025.
De acordo com André Marques, parte deste volume será para o Brasil, mas a partir de Curitiba (PR), serão também embarcados ônibus para a América Latina.
André Marques também disse que não haverá uma linha fabril específica para os ônibus elétricos, que vão compartilhar com outros produtos da marca, inclusive os coletivos a diesel na linha de produção. Isso faz com que a empresa ganhe agilidade e capacidade na hora de produzir estes ônibus. Assim não há uma capacidade específica de produção para o modelo, sendo absorvido por todo o potencial da fábrica.
O executivo também disse ao Diário do Transporte que está otimista em relação ao mercado da capital paulista, o maior do país, apesar dos entraves de infraestrutura e do avanço das metas estipuladas pela prefeitura.
A Viação Santa Brígida, da Zona Noroeste, já possui o modelo em operação e a estimativa é de aquisição de mais unidades.
André Marques também disse que a infraestrutura para as redes de distribuição darem conta de frota maior de ônibus elétricos é vista também pela marca como o maior desafio para a eletrificação da frota de ônibus.
Veja o vídeo completo:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira