Publicado em: 11 de agosto de 2025
Frota de 21 ônibus vai atender o BRT Leste-Oeste da Região Metropolitana
YURI SENA
Goiânia (GO) passa a contar com a operação regular de ônibus biarticulados 100% elétricos. A frota, composta por 21 veículos do modelo Volvo BZRT — sendo 16 articulados e 5 biarticulados — vai operar no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC).
Os ônibus fazem parte do primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos produzidos na fábrica da Volvo em Curitiba (PR), responsável pela exportação para todos os mercados da marca.
Os biarticulados têm capacidade para até 250 passageiros, e os articulados para 180, ambos com zero emissões de CO₂ e baixo nível de ruído.
A entrega dos veículos está prevista para 2025. Com 28 metros de comprimento, os biarticulados serão os maiores ônibus elétricos em operação diária no mundo. O sistema BRT de Goiânia, que integra também o BRT Norte-Sul, atende cerca de 180 mil passageiros por dia e possui integração com 268 linhas municipais e metropolitanas.

Foto: Divulgação
Os novos ônibus são equipados com motores elétricos que somam 400 kW de potência (equivalente a 540 cv) e até oito baterias, com capacidade total de 720 kWh. O conjunto é instalado na parte inferior do veículo, liberando mais espaço interno para os passageiros.
Entre os recursos de segurança, estão câmeras para ampliar a visibilidade do motorista, sensores para detecção de pedestres e ciclistas nos pontos cegos, leitura automática de placas de trânsito e controle eletrônico de velocidade por GPS em áreas de risco.
O BRT Leste-Oeste, onde os veículos serão utilizados, é resultado da requalificação do antigo Eixo Anhanguera e contará com 19 estações ao longo de 28 km, ligando também cidades vizinhas como Trindade, Goianira e Senador Canedo.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte