Publicado em: 11 de fevereiro de 2026

Modelo B320R na versão urbana pode reduzir em 90% as emissões, superando resultado do diesel Euro 6
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A Volvo informou nesta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, em evento do qual o Diário do Transporte participa em São Paulo, que disponibilizará já neste ano ao mercado versão do urbano B320R movido integralmente com biocombustível (B100).
Segundo a fabricante, o modelo é uma alternativa a eletrificação em locais onde há dificuldades de infraestrutura e também pode reduzir em 90% as emissões de poluentes, dependendo da cadeia de produção e consumo, superando os resultados do diesel Euro 6, que reduzem em 75% as emissões na comparação com Euro 5.
“Assim como com as alternativas elétricas, chassis com motores a biocombustível podem contribuir com o meio ambiente em áreas urbanas, com redução de até 90% nas emissões de CO₂, dependendo da cadeia de produção do combustível”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. “Temos uma tecnologia madura, que já foi consolidada em caminhões. O B100 combina ganho ambiental, viabilidade técnica e facilidade de aplicação, pois já há um grande número de produtores desse biocombustível em todo o País”, complementa.
Paralelamente, a montadora continua apostando na eletrificação.
O Diário do Transporte mostrou que a empresa entregou em Goiânia 16 ônibus articulados e cinco biarticulados BZRT para o sistema de transportes metropolitanos em Goiânia.
Com isso, a marca começou o ano liderando entre ônibus elétricos.
Relembre:
Adamo, jornalista especializado em transportes


