28.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, 11 dezembro - 18:06
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesWEG, parceira da Eletra em ônibus elétricos, estreia no Salão do Automóvel...

WEG, parceira da Eletra em ônibus elétricos, estreia no Salão do Automóvel de SP, e apresenta BESS, alternativa contra falta de infraestrutura da ENEL e em apagões


Além disso, empresa de Jaraguá do Sul (SC) vai mostrar equipamento que faz a gestão automática de toda a energia utilizada em um imóvel, desde aparelhos pessoais até veículos elétricos

ADAMO BAZANI

A eletrificação será ainda mais presente nesta edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025, que ocorre entre este sábado, 22 de novembro de 2025, e o dia 30, no Distrito Anhembi, que fica na Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, na zona Norte da capital paulista.

Além das já tradicionais participantes do evento, considerado o maior e um dos mais procurados da América Latina, haverá estreias do setor, entre elas, da empresa nacional WEG, de Jaraguá do Sul (SC).

Parceira da Eletra Industrial, de São Bernardo do Campo (SP), no segmento de ônibus, fornecendo os motores, inversores e baterias dos coletivos, a WEG também atua nos mercados de veículos leves e infraestrutura para uso em frotas comerciais, condomínios residenciais e aplicações em residências individuais.

A companhia promete apresentar produtos e tecnologias para todas estas áreas no evento.

Um dos destaques anunciados é a tecnologia BESS (Battery Energy Storage System), grandes baterias para armazenamento de energia, instaladas em imóveis, sejam residenciais ou comerciais.

Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura de São Paulo autorizou o uso desta tecnologia em garagens de ônibus da capital paulista para facilitar a recarga de coletivos elétricos, principalmente diante da falta de infraestrutura, atribuída à ENEL pelo prefeito Ricardo Nunes, e que, ainda segundo o chefe do executivo municipal, foi um dos principais fatores para que a cidade não alcançasse a meta de 2,6 mil ônibus elétricos prometida para até dezembro de 2024. Em outubro de 2025, a capital paulista alcançou um número bem menor: 1,1 mil unidades.

Relembre:

São espécies de “no-brake” gigantes que, entre os diferenciais dos atuais sistemas de recarga, vão captando energia da rede, mesmo em baixa tensão, durante o dia, de forma gradual e lenta, para quando os ônibus chegarem à garagem, no final da noite, início da madrugada, carregarem como se estivessem conectados à rede de distribuição, mas a eletricidade já vai estar guardada na garagem.

Os BESS também podem ser alternativas em casos de apagões com demora para a retomada do fornecimento de energia pela rede pública de distribuição.

Além da tecnologia, a WEG anuncia outras novidades no Salão do Automóvel.

Uma delas é a Wemob Station V2X, que ainda está em processo de regulamentação no mercado brasileiro. A tecnologia permite a gestão automática de toda a energia utilizada em um imóvel, desde aparelhos pessoais até veículos elétricos. Além disso, pode conectar os veículos tanto em energia de corrente contínua como de corrente alternada, possibilitando, por exemplo, converter a energia gerada por painel solar em corrente alternada.

No estande D-20, a WEG exibirá suas soluções completas para o ecossistema da eletromobilidade, com destaque para a WEMOB STATION V2X, tecnologia que permite a comunicação bidirecional entre o veículo e diferentes fontes e consumidores de energia, como a rede elétrica, edificações, sistemas fotovoltaicos e outros veículos. Esse conceito, conhecido como vehicle-to-everything (V2X), representa um avanço na integração inteligente e eficiente da energia, fortalecendo o uso conectado e sustentável dos recursos elétricos. – detalha a empresa na nota.

Outra novidade é o carregador rápido de 640 kW. O equipamento pode recarregar as baterias de quatro veículos ao mesmo tempo.

Ainda em 2026, a empresa deve lançar um modelo ainda mais potente: 1.000 kW de capacidade (1 mW), que pode atender sete veículos de uma só vez.

Na área residencial, outra novidade é WEMOB EASY, com 15 proteções elétricas que asseguram máxima confiabilidade.

Já para imóveis de uso comercial e misto estão a WEMOB WALL e WEMOB PARKING são indicados para residências, estacionamentos e frotas leves.

A WEMOB STATION, por sua vez, atende operações comerciais e de frotas que exigem recargas rápidas.

Já a WEMOB STATION HPC (High Power Charger) é outra estação de recarga, com preenchimento de baterias ultrarrápido, projetada para aplicações que demandam alta potência e disponibilidade.

WEMOB STATION e WEMOB STATION HPC podem ser aplicadas, por exemplo, em garagens de ônibus.

BATERIAS E MOTORES PARA ÔNIBUS ELÉTRICOS MAIS LEVES E EFICIENTES:

Como noticiou o Diário do Transporte, a empresa apresentou em 23 de setembro de 2025, no seminário sobre eletromobilidade da SECLIMA (Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo), juntamente com a Eletra, uma nova geração de motores e inversores para ônibus elétricos, um novo controlador, um software modernizado.

Todo o conjunto pode reduzir em 400 kg o peso do coletivo.

A novidade equipou outro lançamento: o modelo Padron para 80 passageiros, a categoria anterior era básico para 70 passageiros, que ainda continua na gama com a tecnologia da geração anterior. Essa redução de peso proporciona ao ônibus a possibilidade de uma dimensão maior, de 12,5 metros, enquanto a anterior básica era de 12,1 metros, esta continua também como opção da marca, em parceria com a WEG. Esse aumento de capacidade e de dimensionamento se dão justamente por causa da redução do peso.

O modelo de ônibus pode transportar 10 pessoas a mais que uma versão posicionada na categoria anterior da linha de produtos.

Relembre:

A WEG também fornece os motores, inversores e baterias para a linha de chassis faturados com a marca Eletra, lançada no Arena ANTP, da Associação Nacional de Transportes Públicos, evento que ocorre entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, em São Paulo (SP).

Os novos chassis com a marca Eletra contemplam diversos segmentos dos transportes coletivos no Brasil e América Latina, desde midiônibus com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterça.

No caso dos modelos midiônibus, básicos e padrons, a aplicação é tanto para linhas alimentadoras de corredores de ônibus de grande carregamento ou de sistemas metroferroviários, como também para linhas principais e troncais.

Já os superarticulados, por terem os eixos traseiros direcionais e configurações entre 20m e 23m, são indicados tanto para corredores exclusivos (simples e BRTs – Bus Rapid Transit), como em trajetos fora de corredores, em ruas e avenidas de trânsito comum. Além disso, essa flexibilidade permite com que as operações sejam compatíveis com diferentes estruturas e portes de terminais de ônibus e estações de integração e transferência de linhas.

Todos os chassis são de piso baixo e a autonomia pode variar entre 250 km e 350 km, dependo das condições de operação.

As plataformas dos chassis faturados pela Eletra são fornecidas pela Mercedes Benz, que é parceira já da marca.

CONSULTORIA:

Na ocasião, a Eletra também lançou Eletra Consult. Com o serviço, a Eletra diz que se torna a única na América Latina a oferecer consultoria completa destinada a gestores públicos e operadores privados de transportes para a implantação de sistemas eletrificados, contemplando todas as etapas, desde a definição das obras mais indicadas nas garagens, escolha da infraestrutura de carregamento, análise das linhas de financiamento mais indicadas, indicação dos modelos de ônibus para cada operação e o chamado pós-venda, com o treinamento de motoristas, planos de manutenção e até as alternativas para a utilização e destinação de baterias ao fim da vida útil nos veículos.

Relembre, assistindo a entrevista com a diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments