23.5 C
Rondonópolis
terça-feira, 2 setembro - 08:05
- Publicidade -
Publicidade
HomeEsportesYago Dora bate americano Griffin Colapinto e conquista mundial de surfe

Yago Dora bate americano Griffin Colapinto e conquista mundial de surfe


Yago Dora é campeão mundial de surfe! Após superar o americano Griffin Colapinto em final nesta segunda-feira (1º), em Fiji, o curitibano criado em Florianópolis de 29 anos deu show e recolocou o Brasil no topo da WSL.

O brasileiro venceu Colapinto por 15.66 a 12.33, conquistando a maior nota da final: 8.33.

Tendo duas boas notas, 8.33 e 7.33, o brasileiro obrigou Colapinto a conquistar um 9.33 para ultrapassá-lo, o que foi parecendo cada vez mais improvável com o correr do relógio. No fim, o americano até conseguiu uma boa onda, mas longe de atingir.

Yago Dora honrou sua vantagem de precisar vencer apenas uma bateria para garantir o título e conseguiu, logo na primeira, conquistar o seu inédito título mundial.

O título brasileiro foi emocionante, já que Colapinto pegou a primeira onda da grande final mundial, mas logo foi ultrapassado. Em sua primeira onda, Yago já conseguiu 7.33, nota maior que qualquer uma surfada pelo rival americano.

Nascido em Curitiba, mas criado em Florianópolis, capital de Santa Catarina, Dora entrou no surfe para valer desde os 11 anos. A influência do pai Leandro Dora, seu técnico e que já trabalhou com outros profissionais do esporte, foi essencial para o futuro no esporte.

Após ver outros compatriotas chegarem ao topo do mundo, o paranaense viveu um 2025 mágico. Venceu as etapas de Peniche, em Portugal, e Trestles, nos Estados Unidos, e foi vice em J-Bay, na África do Sul. Além disso, terminou quatro vezes na quinta posição, o que lhe permitiu chegar a esta segunda com vantagem na liderança.

O título de Yago Dora é o oitavo do Brasil nos últimos 11 anos de disputa da WSL. Antes dele, Gabriel Medina ganhou três vezes (2014, 2018 e 2021) e Filipe Toledo foi bicampeão (2022 e 2023), enquanto Adriano de Souza e Ítalo Ferreira ganharam uma vez cada, em 2015 e 2019, respectivamente.

“É inacreditável para mim. Senti essa energia em Fiji desde que cheguei aqui e sempre acreditei nesse título. Fico feliz em trazer mais um título para o Brasil. Agradeço a todos que me apoiaram ao longo da carreira”, celebrou o mais novo campeão mundial em entrevista logo após o título.



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments