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Viação Pirajuçara começa a receber primeiros ônibus de lote de 50 com ar-condicionado para linhas intermunicipais na região de Osasco e Taboão da Serra


Ao menos 10 unidades foram entregues nesta terça-feira (13) e também contam com tomadas USB para carregamento de celulares e suspensão a ar que reduz trepidações sentidas pelos passageiros

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

A Viação Pirajuçara, que atua na Grande São Paulo, começou a receber na garagem nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, os primeiros ônibus zero quilômetro com ar-condicionado de um lote total de 50 unidades que comprou para linhas metropolitanas intermunicipais entre Osasco, Taboão da Serra, Embu das Artes e a capital paulista.

O Diário do Transporte noticiou a compra. Os veículos possuem ar-condicionado, suspensão pneumática que reduz trepidações sentidas pelos passageiros, câmeras de ré e nas portas, tomadas USB para carregamento de celulares, além de motorização que polui menos (MAIS ABAIXO OS DETALHES PRINCIPAIS)

Relembre:

Foram ao menos dez unidades que chegaram à garagem nesta terça-feira (13).

As demais terão entregas gradativas.

Assim que estiverem com validadores da bilhetagem eletrônica e equipamentos conectados e após vistoria do órgão gestor Artesp, do Governo do Estado, os ônibus já começam a operar, tanto em substituição dos modelos mais antigos como para ampliação de oferta.

Deste total de 50 unidades, 10 possuem cinco portas (três à direita e duas à esquerda para operações em corredores) e 40 contam com três portas à direita.

Todos os ônibus são com chassis Mercedes-Benz OF-1726L e carrocerias Caio modelo Apache Vip 5.

OS PRINCIPAIS ITENS:

Veja a relação destes principais itens de cada ônibus:

– Suspensão pneumática (suspensão a ar), que reduz as vibrações e impactos do pavimento, além de terem manutenção mais fácil, deixando o ônibus menos tempo parado nas trocas e revisões;

– Carroceria para ampliar a capacidade de passageiros, tanto sentados como em pé; chegando a 80 pessoas, aproximadamente.

– Letreiro eletrônico na traseira que indica o número da linha ou pontos de referência;

– Dianteira com dois letreiros eletrônicos, um na parte superior para as informações principais da linha e outro no canto direito inferior do parabrisa para informações complementares como número de linha, pontos de referência e tarifa;

– Ar-condicionado, com saída central do ar e saídas individuais que podem ser abertas ou fechadas pelos passageiros de forma individual;

– Três portas à direita e duas portas à esquerda;

– Tomadas do tipo USB para recarga de telefones celulares e power bank;

– Vidros colados e escurecidos com tratamento para proteção contra a incidência de raios-ultravioletas do sol;

– Câmeras internas e monitor no painel do motorista para visualização do embarque e desembarque;

– Câmeras de ré;

– Botões de acionamento de portas junto ao câmbio, que ajudam na ergonomia do motorista;

– Sistema multiplex, para auxiliar no controle e monitoramento de funções da carroceria e chassis;

– Acessibilidade por elevador na porta do meio;

– Bancos delimitados na cor amarela para pessoas com mobilidade reduzida (gestantes, idosos, com deficiência, com crianças de colo, em recuperação cirúrgica, em tratamento de fisioterapia, etc);

– Assentos sem divisória para pessoas com obesidade;

– Balaústres em relevo perto de portas para pessoas com limitações visuais;

– Botões de solicitação de parada com inscrições em braile;

– Espaço para cão-guia e/ou cadeira de rodas, com botões de solicitação de parada que emitem um sinal diferenciado para alertar ao motorista a necessidade de auxílio no desembarque;

– Motor dianteiro a diesel padrão Euro 6, que pode reduzir os níveis de ruídos e emitem, em média, 75% menos de poluentes atmosféricos em comparação a tecnologia anterior Euro 5 e 90% menos em comparação ao padrão Euro 3 (no Brasil, não houve a fase do Euro 4);

RENOVAÇÕES RECENTES:

O Diário do Transporte noticia a compra de 50 unidades para linhas metropolitanas intermunicipais  em 29 de abril de 2025. Os veículos possuem ar-condicionado, entradas USB para carregamento de celulares e suspensão a ar que reduz trepidações sentidas pelos passageiros

Relembre:

Como havia mostrado em Diário do Transporte, em agosto de 2024, a companhia havia anunciado outros 20 ônibus para linhas metropolitanas, que já estão em operação. Os veículos possuem configurações semelhantes.

Relembre:

Em janeiro de 2025, o Diário do Transporte noticiou que as linhas municipais de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, operadas pela Viação Fervima e Viação Pirajuçara (que são do mesmo grupo) também passariam, na ocasião, a contar com 20 ônibus 0 km, com as mesmas características.

Relembre:

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





Fonte

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