Publicado em: 17 de maio de 2025
Ônibus do PAESE operam das 4h à meia-noite em trecho interrompido entre estações Jundiapeba e Suzano; obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea causam alterações ainda no Serviço 710 e nas linhas 7-Rubi e 12-Safira
ALEXANDRE PELEGI
Neste final de semana, 17 e 18 de maio de 2025, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) efetua mudanças na circulação dos trens durante uma nova etapa das obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea, com alterações no Serviço 710, linhas 7-Rubi, 11-Coral e 12-Safira.
Linha 11-Coral com Sistema Paese
Na Linha 11-Coral, durante toda a operação comercial de sábado, das 4h à meia-noite, o trecho entre as estações Jundiapeba e Suzano estará interditado. Haverá alteração nas plataformas de embarque e desembarque nas estações Jundiapeba, aonde os trens chegam e partem pela plataforma 2, e em Suzano, com circulação de trens pela plataforma 1.
O sistema Paese foi acionado para atender os passageiros no trecho interrompido. Para o embarque, serão distribuídas senhas em ambas as estações, assim o passageiro poderá voltar ao sistema de trilhos em Suzano ou Jundiapeba sem custos adicionais.
Na estação Suzano, o embarque nos coletivos acontece na Rua Prudente de Morais, S/N, próximo ao bicicletário da estação. Em Jundiapeba, o embarque acontecerá na Avenida Aurea Martins dos Anjos, S/N, em frente à estação, embaixo da cobertura.
Já no domingo, o Paese será entre as Estações Calmon Viana e Jundiapeba – onde os trens continuarão utilizando a plataforma 2 para embarque e desembarque. Em Calmon Viana, onde apenas a plataforma 1 será usada pelos trens da Linha 11-Coral, o embarque e desembarque acontecem em frente à estação (Av. Brasil, S/N, Poá). O meio de embarque nos ônibus do Paese será o mesmo, com a necessidade de senha para a continuidade das viagens.
A estratégia será adotada para a realização do serviço de adequação de rede aérea e instalação de dispositivos nos postes da via 3, atualmente não operacional, para torná-la disponível durante a execução das obras na ponte ferroviária, localizada na região de Suzano, que segue com uma parte interditada após a equipe técnica identificar o desgaste da estrutura.
Serviço 710
No Serviço 710, as mudanças serão iniciadas às 21h de sábado, quando os trens que seguem em direção a Jundiaí não irão parar na Estação Água Branca. Desta forma, o passageiro que está nesta estação e quer seguir para Jundiaí deve embarcar no sentido Rio Grande da Serra, desembarcar em Palmeiras-Barra Funda e seguir no sentido desejado. Já para quem quer desembarcar em Água Branca, deve seguir até a Estação Lapa e embarcar no sentido oposto.
Além disso, também a partir de 21h de sábado, os trens do Serviço 710 que seguem em direção a Rio Grande da Serra utilizarão a plataforma 7 da estação Palmeiras-Barra Funda. As alterações, que permanecerão até o fim da operação comercial de domingo, serão fundamentais para que a CPTM realize obras nos sistemas elétricos e equipamentos de via, como substituição de chaves seccionadoras, conferência de rede aérea, além de substituição de trilhos e carga e descarga de materiais de via.
No domingo, entre 7h e 19h, o embarque e desembarque nas estações Vila Clarice, Jaraguá e Vila Aurora ocorrerão pela plataforma 1, para realização de obras de manutenção.
Linha 12-Safira
Já na Linha 12-Safira, as mudanças ocorrem apenas no domingo. Das 04h às 08h os trens utilizarão apenas a plataforma 1 nas estações Itaim Paulista e Jardim Romano para a desmontagem e retirada de uma máquina de chave (que faz parte do Aparelho de Mudança de Via) e de ferragens.
Além disso, nas estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel Paulista, apenas a plataforma 2 será utilizada das 08h30 às 18h30 para a substituição de calhas na cobertura da Estação São Miguel Paulista.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes