Publicado em: 12 de junho de 2025
Veículo vai operar na rota São Paulo x Campinas
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A Viação Santa Cruz, de Mogi Mirim, no interior de São Paulo, e a Scania apresentam na manhã desta quinta-feira, 12 de junho de 2025, um ônibus movido a biometano e gás natural.
O veículo é do tipo rodoviário, uma versão pouco usual com este tipo de tração, cujas operações são mais comuns nos transportes urbanos e metropolitanos.
O objetivo é mostrar a viabilidade e aprimorar a implantação desta forma menos poluente de deslocamento em distâncias maiores por rodoviárias.
Com uma carroceria Marcopolo Paradiso New G7, o ônibus vai operar para demonstração e avaliação na rota Campinas X São Paulo.
Segundo a Scania, somente em relação a ônibus urbanos, foram comercializadas para o mercado brasileiro neste ano 150 unidades de ônibus urbanos a gás natural e biometano para diferentes operadoras.
A estimativa é de que o veículo a gás natural rodoviário tenha uma autonomia média de 400km, o que daria condições para rotas menores e médias, como a São Paulo x Campinas. Estas rotas constituem grande parte das linhas rodoviárias e intermunicipais do País.
O valor de um ônibus GNV/Biometano é de cerca de 20% a 30% maior que um similar à diesel, o que seria aplicado para urbanos e rodoviários, segundo a Scania, enquanto que o elétrico custa de 2,5 vezes e 3 vezes mais que o diesel.
Dependendo do poluente, as emissões podem ser reduzidas pelos ônibus a Gás Natural e Biometano, em até 90%, como no caso do gás carbônico.
Ainda em relação a autonomia, por causa das características operacionais, no urbano em circulação diurna, o biometano e GNV têm autonomia de cerca de 250 km. Como os rodoviários param menos durante as operações, mas podem ficar mais tempo na garagem abastecendo, a autonomia sobe para 400 km.
O Diário do Transporte está na Scania e logo traz mais informações.


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira