Publicado em: 13 de junho de 2025
Recurso será usado pela empresa para subvencionar o processo de eletrificação da frota
ALEXANDRE PELEGI
A São Paulo Transporte S/A (SPTrans) autorizou o empenho de R$ 2 milhões (R$ 2.019.449,37) destinados à empresa Viação Santa Brígida que opera na região noroeste e central de São Paulo, com foco em bairros como Perus, Freguesia do Ó, Brasilândia e Pirituba. O objetivo principal é a eletrificação da frota de veículos do sistema de transporte coletivo da capital para o ano de 2025.
O despacho foi assinado por Celso Jorge Caldeira, Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), e cita especificamente o Contrato n. 020/2019 – Lote E1 . A autorização da SMT inclui a emissão da respectiva nota de empenho.
Os recursos para a eletrificação contam com financiamentos de diversas instituições, entre nacionais e estrangeiras, num total de R$ 5,75 bilhões que a administração municipal obteve.
Para definir o plano de subvenção às empresas operadoras, a prefeitura considerou alguns condicionantes, como o preço dos veículos elétricos que é, em média, 4,3 vezes superior aos ônibus a diesel.
Pelo modelo definido, a prefeitura realizará uma transferência de capital no montante referente à diferença entre os valores dos ônibus elétricos e seus equivalentes movidos a diesel.
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 24 de julho de 2024 a prefeitura reajustou a tabela dos preços dos ônibus elétricos e a diesel dos diferentes modelos que rodam no sistema de transporte coletivo da capital.
A nova tabela atualiza os valores com base maio/2024, com efeito retroativo ao primeiro anos do mês.
Em todos os seis modelos houve aumento da diferença a ser paga pela prefeitura em 2,77%.
Veja um comparativo entre as duas tabelas:
As viações terão de fornecer à SPTrans cronograma de substituição de modelos a diesel por elétricos até 31 de agosto de cada ano.
A portaria publicada no dia 30 de novembro diz que parcela do ônibus a ser subvencionada não poderá ser superior à diferença entre os preços de referência do ônibus elétrico e do ônibus a diesel. Relembre:
DOCUMENTO OFICIAL: Ônibus elétricos vão gerar às viações subsídio até 32% mais alto que ônibus a diesel em São Paulo, define Nunes em publicação no Diário Oficial
O documento ainda determina que as empresas terão de negociar com as fabricantes os menores valores.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes