Publicado em: 2 de dezembro de 2024
Modernização da FB-11 visa aumentar a segurança e eficiência para os usuários, especialmente no período de maior demanda, que ocorre no verão
YURI SENA
A travessia entre os municípios de Santos e Guarujá, na Baixada Santista, recebeu um novo reforço nesta segunda-feira, 02 de dezembro de 2024, com a entrega da embarcação FB-11, totalmente reformada.
A balsa, que passou por um investimento de R$ 10,8 milhões, integra a frota que atende a essa importante rota litorânea, especialmente durante a alta temporada de verão.
A reforma da FB-11 é a décima embarcação concluída sob a gestão atual, com um investimento total de R$ 73,4 milhões em reformas de balsas ao longo de todo o sistema de travessias. A entrega foi feita pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, acompanhada pelo subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, e pelo diretor técnico do Departamento Hidroviário (DH), Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr.
A modernização da FB-11 visa aumentar a segurança, conforto e eficiência para os usuários, especialmente no período de maior demanda, que ocorre no verão.
A secretária Natália Resende ressaltou que, até o final de dezembro, a Baixada Santista receberá mais uma embarcação reformada, completando a entrega de seis balsas com investimentos totais de R$ 44 milhões. No âmbito de um projeto maior, o estado investiu R$ 200 milhões em todo o sistema de travessias nos últimos dois anos.
A operação de verão 2024-2025 contará com um reforço adicional a partir da segunda quinzena de dezembro, quando a balsa FB-10 será incorporada à frota, elevando o total de embarcações em operação para nove.
A capacidade operacional máxima da travessia Santos/Guarujá, considerando as gavetas de atracação, é de oito embarcações, mas uma balsa extra será mantida como reserva para garantir o fluxo contínuo durante a alta temporada.
As melhorias na FB-11 incluem recuperação estrutural, substituição de equipamentos de segurança, revisão dos sistemas de navegação e comunicação, além de novos itens de segurança como extintores, botes de salvamento e coletes salva-vidas.
O sistema elétrico e eletrônico da embarcação também foi totalmente substituído, garantindo maior confiabilidade e segurança para os usuários.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte