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Novos terminais de São Paulo serão incluídos nas atuais PPPs de concessões já em vigor, diz Nunes


Segundo o prefeito, seria uma maneira de agilizar a construção de espaços; a prefeitura não cumpriu metas anteriores dos terminais

ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA


Os novos terminais de ônibus que devem ser construídos na cidade de São Paulo e integram o plano de metas da prefeitura vão ser incluídos nas atuais concessões em vigor dos terminais de ônibus.

A declaração é do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na tarde desta quarta-feira, 18 de junho de 2025, durante a assinatura do contrato do último bloco de terminais que foi concedido à iniciativa privada.

De acordo com Nunes, em vez de abrir uma nova licitação e escolher outras concessionárias, é mais ágil envolver as obras dos contratos em vigor.

“Nós fizemos essa PPP, parceria público-privada, por regiões, dividido por lote. Por exemplo, na região Leste, a gente vai fazer o terminal de São Mateus, na região Norte, vamos ter o terminal de Perus. Então, onde a gente for fazendo a ampliação dos terminais, a requalificação, podemos fazer e faremos junto com as empresas que detêm esses contratos das PPPs. É muito mais rápido, é muito mais ágil. Então, a ampliação dos terminais na cidade, a gente vai tá fazendo, incluindo essa PPP junto com as empresas que foram as ganhadoras dessa licitação.”

Como mostrou o Diário do Transporte, a Prefeitura de São Paulo não cumpriu as metas da gestão passada de Nunes sobre a implantação desses terminais.

Entre os espaços estão: Terminais Antônio Estevão de Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Parque Dom Pedro II, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Vila Carrão e Vila Prudente, bem como as Estações do Expresso Tiradentes.

Agora esses terminais estão incluídos nos planos para a nova gestão Nunes até 2028.

Sobre o Bloco Leste, Nunes prometeu que, conforme o contrato, todos os terminais que foram concedidos serão requalificados em até dois anos.

Entre as obras estão reformas de sanitários que Nunes prometeu serem parecidos com banheiros de shopping.

“A empresa passa a ter 24 meses para entregar os terminais, todos eles requalificados, com centro de acessibilidade, com banheiro, que eu gosto de falar sempre, na qualidade de shopping. Os terminais que a gente já fez as reformas, os terminais Norte, Centro, Oeste e Sul, se você entrar no banheiro desses terminais já requalificados, não sabe se você está num banheiro de um grande shopping do Brasil ou num banheiro de um terminal. É com esse padrão que a gente quer colocar pra sociedade.”

CONTRATO

O contrato terá um prazo de vigência de 30 anos, contados a partir da Data da Ordem de Início. O valor total do contrato é estimado em R$ 2,9 bilhões (R$ 2.933.089.920,00), que corresponde ao somatório dos valores da Contraprestação Mensal Máxima durante todo o período de vigência.

A Concessionária Terminais Bloco Leste SPE S.A. será remunerada por meio de uma Contraprestação Mensal Efetiva, cujo valor máximo é de R$ 8,14 milhões (R$ 8.147.472,00), e também por Receitas Acessórias provenientes da exploração comercial dos terminais e empreendimentos associados.

O investimento total estimado para o Bloco Leste é de R$ 517 milhões.

O Bloco Leste compreende os seguintes terminais e estações:

Terminais Antônio Estevão de Carvalho

Aricanduva

Cidade Tiradentes

Itaquera II

Mercado

Parque Dom Pedro II

Penha

Sacomã

São Miguel

Sapopemba

Vila Carrão

Vila Prudente

Estações do Expresso Tiradentes (incluindo Alberto Lion, Ana Néri, Clube Atlético Ypiranga, Pedro II, Nossa Senhora Aparecida, Rua do Grito e Passarela Luís Gama).

Destaca-se o Terminal Parque Dom Pedro II, que é o mais movimentado da cidade, atendendo cerca de 80 mil pessoas em 88 linhas de ônibus diariamente, funcionando 24 horas. Ele é considerado um dos mais deteriorados e defasados atualmente.

Com esta concessão, a Prefeitura de São Paulo espera que todos os 31 terminais municipais da cidade passem a ser concedidos e atinjam o mesmo padrão de equipamentos e serviços. As melhorias incluirão:

Câmeras conectadas à central da Guarda Civil Municipal (GCM) do Smart Sampa.

Novos banheiros.

Espaços para bicicletas.

Total acessibilidade, assegurando o Selo de Acessibilidade e atendendo à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Regularização da documentação e segurança, como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O Consórcio Bloco Leste é formado pelas empresas CS Infra S.A. (líder) e Terra Transportes e Participações S.A., que constituíram a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Concessionária Terminais Bloco Leste SPE S.A.. O contrato foi assinado pelo Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Sr. Celso Jorge Caldeira, pelos diretores da concessionária, Srs. Fernando Antonio Quintas Alves Filho e Rodrigo Pinheiro Andrade, e pelo Diretor-Presidente da SPTrans, Sr. Victor Hugo Borges, como interveniente-anuente.

Esta concessão finaliza o processo de repasse da manutenção e exploração comercial dos terminais de ônibus para a iniciativa privada, iniciado em 2021.

Veja a composição dos Blocos de Terminais:

BLOCO LESTE: Terminais Antônio Estevão de Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Parque Dom Pedro II, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Vila Carrão e Vila Prudente, bem como as Estações do Expresso Tiradentes. (Concedido para a Terminais Bloco Leste SPE S.A por R$ 2,9 bilhões – R$ 2.933.089.920,00

BLOCO NOROESTE: correspondente aos Terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha, bem como as paradas Eldorado e Clínicas. (Concedido para a SPE SP Terminais Noroeste S/A, liderada pela Socicam, por R$ 1,8 bilhão)

BLOCO SUL: correspondente aos Terminais Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha. (Concedido para a SPE São Paulo Sul S.A, liderada pela Egypt Engenharia, por R$ 2,2 bilhões).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





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