Publicado em: 20 de junho de 2025
Com investimento de R$ 170 milhões, obra prevê 17 km de duplicação e sete viadutos
YURI SENA
A duplicação da PR-418, no trecho conhecido como Contorno Norte de Curitiba, foi oficialmente iniciada nesta última quarta-feira, 18 de junho de 2025, marcando o início do maior pacote de concessões rodoviárias da história do Brasil.
Com investimento de R$ 170 milhões, a obra prevê a duplicação de quase 17 quilômetros de rodovia até o fim de 2027, além da construção de sete novos viadutos. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito, aumentar a segurança e garantir mais eficiência logística em um dos principais corredores de transporte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
A obra integra o Lote 1 do novo programa de concessões do Paraná, que prevê um total de R$ 13,1 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, abrangendo 473 km de rodovias federais e estaduais. Além do Contorno Norte, estão incluídos trechos da BR-277, entre Curitiba e Guarapuava, da PR-423 (Araucária–Campo Largo) e os contornos Sul e Norte da capital. O pacote também contempla a construção de vias marginais, passarelas, ciclovias, pontos de ônibus e sistemas inteligentes de monitoramento de tráfego.
O início das obras foi celebrado com a presença de autoridades como o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o ministro dos Transportes Renan Filho e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. O governador destacou que o modelo de concessão adotado no Paraná está sendo seguido nacionalmente por unir investimentos robustos a tarifas mais acessíveis para a população. “A população acreditou em um modelo moderno, com muitas obras e preços justos. Hoje ele é referência para o Brasil”, afirmou.
O ministro Renan Filho confirmou que o Paraná está no centro do maior ciclo de concessões rodoviárias do país. Segundo ele, estão previstos R$ 120 bilhões em investimentos no estado, dos quais R$ 60 bilhões já estão contratados. “Esse projeto é símbolo de uma nova fase para a infraestrutura nacional, com tarifas 45% menores e obras iniciando desde o primeiro ano de contrato”, ressaltou.
A duplicação do Contorno Norte é considerada uma obra estratégica tanto para a mobilidade urbana quanto para a logística regional. A via liga importantes rodovias estaduais e federais e ajuda a retirar o tráfego pesado do centro de Curitiba, reduzindo o tempo de deslocamento entre bairros e cidades vizinhas.
Para o prefeito Eduardo Pimentel, o impacto da obra vai além da economia e da mobilidade. “Essa duplicação salva vidas. São cerca de 20 mil motoristas que passam por esse trecho todos os dias, e agora terão mais segurança e conforto”, disse. Ele também enfatizou os benefícios no desenvolvimento urbano e na atração de novos empreendimentos para a região.
Com conclusão prevista para 2027, a duplicação da PR-418 promete transformar o eixo norte da capital paranaense e servir de exemplo para projetos semelhantes em outras regiões do país.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte