Publicado em: 23 de junho de 2025
Colisão com o animal aconteceu na altura do Km 178.2 por volta de 1h05; nenhum dos 21 passageiros sofreu escoriações
ARTHUR FERRARI
Um acidente envolvendo um ônibus e uma vaca causou a interdição parcial da rodovia Washington Luís (SP-310), em Rio Claro (SP), na madrugada desta segunda-feira (23). A colisão aconteceu por volta da 1h05, na altura do quilômetro 178,2, no sentido norte da via.
De acordo com informações da concessionária Eixo SP, responsável pelo trecho, o motorista do ônibus relatou que não conseguiu frear a tempo quando o animal apareceu repentinamente na pista. Com o impacto, tanto o veículo quanto a vaca ficaram imobilizados na faixa de rolamento.
Apesar do forte impacto, os 21 passageiros não se feriram. Eles recusaram atendimento médico. Já o motorista precisou ser atendido por equipes de resgate da concessionária e, após avaliação, assinou um termo de encaminhamento para acompanhamento médico em unidade de saúde.
Equipes da Eixo SP e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) foram acionadas para atender a ocorrência. As condições de tempo eram boas no momento do acidente, o que facilitou os trabalhos de resgate e remoção.
A faixa 1 da rodovia ficou interditada das 1h10 até as 2h40. Os passageiros foram levados pelas viaturas da concessionária até o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU 02), no quilômetro 182, onde aguardaram a chegada de outro ônibus da empresa para seguir viagem.
Por volta das 4h25, um guincho pesado removeu o ônibus danificado para o canteiro de obras e, na sequência, para a base operacional no SAU 02. O corpo do animal envolvido foi levado ao quilômetro 190 da SP-310, onde foi enterrado pela equipe de conservação da concessionária.
Às 5h, um veículo de transbordo chegou para recolher as bagagens e os passageiros. Dez minutos depois, o ônibus de transbordo seguiu viagem normalmente, com monitoramento por câmeras. O ônibus envolvido na colisão será posteriormente removido pela seguradora. Toda a ocorrência foi encerrada às 5h18, após mais de quatro horas de atendimento.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte