Publicado em: 29 de junho de 2025
Ainda não dá para descartar nenhuma hipótese, mas se for confirmada a principal tese de jogos de desafios, mostra que o perigo é maior porque o risco pode aparecer sem “nenhuma lógica”
ADAMO BAZANI
AO FIM DO ARTIGO, ALGUNS VÍDEOS COM A REPERCUSSÃO DO DIÁRIO DO TRANSPORTE ENTRE COLEGAS DE IMPRENSA DE GRANDES EMISSORAS, QUE ETICAMENTE, CITARAM NOSSO TRABALHO, A QUEM AGRADECEMOS E SEMPRE NOS COLOCAMOS À DISPOSIÇÃO
O Diário do Transporte foi o primeiro veículo de jornalismo profissional do Brasil a informar as dimensões do que pode, por enquanto, ser entendido como “onda de ataques e depredações” contra ônibus, em especial na capital paulista e ABC. Veja em:
Tudo começou a ficar muito estranho no “Dia dos Namorados”, em 12 de junho de 2025, uma quinta-feira.
Na capital paulista, 32 ônibus tinham sido atacados a pedradas, em especial na zona Sul, que reuniu ao menos 20 destes casos. Pelo número, não era normal já. No mesmo dia, ocorreram ataques nos municípios vizinho do ABC, principalmente contra veículos da empresa que faz linhas intermunicipais chamada NEXT Mobilidade.
O Dia 12 já chamou a atenção. Somando ABC e capital, foram 40 casos. Depredações a ônibus sempre ocorreram. Mas não tantas ocorrências em um dia somente e, sem preconceitos, quase sempre em áreas “já conhecidas”, principalmente frequentadas por pessoas que usam entorpecentes ou que vivem em situação de rua.
No dia 12, foram muitos ônibus e em regiões cujos estes atos de vandalismos não são considerados tão comuns,
No dia 13 de junho, os casos praticamente cessaram. O Diário do Transporte noticiava tudo já.
Entretanto, poderia ter sido um “surto”, algo específico de um dia ou região.
Desde o início, quem trabalha em transporte nunca entendeu como coincidência tantos casos em um só dia em 12 de junho de 2025.
Mas a esperança era de que ia passar. Afinal, o dia 13 foi até “relativamente tranquilo” … tranquilo para um serviço que transporta milhões e milhões de pessoas com realidades educacionais, geográficas, culturais, familiares, religiosas, financeiras, etc bem diferentes.
Assim como no jornalismo, no transporte o dia de mais paz é o que tem um monte de problema conhecido.
Entretanto, no dia 14, as ações voltaram e com força.
Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema de ônibus da capital paulista, foram 33 casos. No ABC também ocorreram depredações.
Este repórter já ia descansar no finalzinho da noite de sábado (14) para domingo (15). Mas aquela última olhada no celular que jornalista que quer ter vida pessoal não deve fazer começou a mudar a cobertura da imprensa em geral e como os fatos passavam as ser encarados.
Uma fonte passou de uma só vez oito casos com duas empresas na zona Leste.
Era quase meia noite. Publiquei uma nota com vídeos e ia dormir. Mas apareceu uma fonte da zona Sul, outra na Leste de novo e duas no ABC. É, o Diário do Transporte em alcance …
Quando fui esticar as costas um pouco, eram quase 2h30 de sábado…os colegas do Diário do Transporte todos descansando e dormindo. Domingo, quem não estava de plantão, cuidava da família e das coisas pessoais. Mas eu estava ligado, mesmo sendo um fim de semana que deveria reduzir um pouco a carga. No domingo (15), às 5h30, já a postos, e o celular cheio de vídeos e informações.
Atualizamos a reportagem e, na segunda-feira (16), jornais de TV e de rádio já noticiavam com crédito para o Diário do Transporte.
Os casos não paravam e nosso trabalho virou referência nesta cobertura, até que, em 26 de junho de 2025, cruzando dados oficiais da Artesp (ônibus intermunicipais metropolitanos), SPTrans (municipais da capital paulista) e de prefeituras e empresas para os municipais das cidades vizinhas, o Diário do Transporte chegou a mais de 300 coletivos vandalizados…o número foi repercutido novamente com crédito em especial a este repórter, à frente desta apuração.
De início, quem trabalha com transportes e colegas de imprensa começaram a conversar entre si sobre possíveis motivações. Claro que o caminho natural foi começar pelas hipóteses mais óbvias.
Mas as contas não fechavam e as teorias, até então, não se encaixavam.
São realidades diferentes em cada sistema de transportes. Não são os mesmos “inimigos” no ABC, região Oeste da Grande São Paulo e capital paulista
São diferentes as disputas sindicais (que já resultaram em vandalismo, como a onda de esvaziamento de pneus e cortes de correrias de meados de 2023 na capital paulista – relembre: )
Na capital ainda não tinha fechado a campanha salarial até 26 de junho de 2025. No ABC, quanto a isso, já estava tudo em “paz”.
As disputas são muito regionais nesse setor, ainda mais em urbanos.
Sempre tiveram depredações. Todos os dias… Mas não nesse número .
As ações estavam muito semelhantes, o que não é comum. Um investigador nos contou algo que depois empresas confirmaram…até a forma como as pedras são lançadas nos ônibus mudam de acordo com a região. Estranhei, depois tanto funcionários de viações como policiais contaram.
De novo, sem preconceitos, mas foi o que disseram, tanto na Polícia como nas empresas… “onde tem muito usuário de droga, as pedradas são de um jeito” diferente de “onde ao fim de semana ficam adolescentes filhinhos de papai que enchem a cara e saem para fazer m….”
Até que, em 19 de junho de 2025, chega por fontes a informação de que a Polícia apurava como uma das explicações possíveis que as ondas seriam motivadas por desafios online em plataformas quase ocultas na internet. Os dados que vieram ao Diário do Transporte citavam a plataforma conhecida como “Discord”, que virou uma espécie de rede social que se popularizou entre adolescente e vem sendo instrumento de estímulo de crimes e até incentivo ao suicídio. A tecnologia permite trocas de mensagens, de voz e de texto, além de compartilhamento de fotos e vídeos.
No dia 25 de junho de 2025, em entrevista ao jornalista Marco Antônio Sabino, na Rádio Bandeirantes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse no ar que ouviu a mesma versão da Polícia. O que era sigilo de investigação, o prefeito expôs.
Muito embora, as realidades diferentes de cada sistema de transportes não deixavam de dar lógica à tese.
Conforme apurou o Diário do Transporte, foi nisso que a Polícia Civil se apegou para considerar que a motivação pode ter refletido no transporte, mas não necessariamente tivesse vindo do setor.
Juro que ainda fiquei sem acreditar que a maior parte desses 300 ônibus tenha sido vandalizada por uma “molecada do Discord” Como um “senhor de 46 anos”, saúde de 80 e nível de atualização tecnológica de Matusalém.Com, nem estava muito por dentro do que era esse tal do Discord. Um dos professores da academia (do horário frequentado por 60 +), o mestre Andrezaço, me comentou de um tal de filme Nerve – Um Jogo Sem Regras, de 2016, que meio que retrato algo assim, mas na ficção…..Preciso assistir …
Se for comprovada mesmo a tese de que, ao menos a maior parte destas depredações a ônibus têm a ver com jogos online de desafios reais, o que filmes e casos reais no exterior mostram parece não ser mais tão longe da realidade dos centros urbanos brasileiros e o perigo pode estar em toda a parte, a qualquer momento. Com ações inesperadas difíceis de entender no início e que, quando forem esclarecidas, algo pontualmente grave em poucos dias poderia ter se avolumado. Como ocorre com os ônibus …
Até agora, no dia da publicação deste editorial, em 29 de junho de 2025, não se sabe ao certo….e talvez não será possível uma resposta única….o que não deixa de ser uma possibilidade, porque no meio de uma “onda maior” sempre aparecem os sufistas de oportunidades de ocasiões.
De toda a forma, o risco pode aparecer sem “nenhuma lógica”, como está havendo nos ônibus.
GRATOS AOS COLEGAS:
SPTV – 1º EDIÇÃO (26/06/2025) – TV GLOBO – citação e GC
SPTV – 1º EDIÇÃO (23/06/2025) – TV GLOBO- citação e GC
BOM DIA SÃO PAULO (17/06/2025) – TV GLOBO – citação e GC
SPTV – 2ª EDIÇÃO – 28/06/2025 0 – TV GLOBO- CG
JORNAL DA BAND – 27/06/2025 – TV BANDEIRANTES – CG
JORNAL DA RECORD: 24/06/2025 – RECORDTV – GC
JORNAL DA BAND – 25/06-2025 – CG – TV BANDEIRANTES – GC
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes