Publicado em: 4 de dezembro de 2024
Marcelo Fontana, CEO da OTM, faz um balanço da grande festa de premiação dos Maiores e Melhores do Transporte
Futuro do BRT passa pela eletrificação
O tempo passa. Já faz meio século que o prefeito Jaime Lerner colocou pra rodar os ônibus de Curitiba em canaletas exclusivas, agilizando muito o transporte coletivo. Era o lançamento do BRT, um formato de transporte com pistas segregadas para ônibus que já havia sido experimentado aqui e ali, mas que tomou sua feição definitiva a partir das normas criadas na capital do Paraná.
No Podcast do Transporte desta semana duas visões muito complementares do cinquentenário do BRT são dispostas. A editora da revista Technibus, Marcia Pinna foi a Curitiba acompanhar o seminário organizado pela UITP homenageando a experiência de Curitiba como a matriz do modal e apontando o futuro do transporte de média capacidade ligado à eletrificação.
Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, resume neste episódio o amplo levantamento que publicou sobre o Bus Rapid Transit. Ele conta que a sigla BRT virou queridinha das administrações municipais e, em seu nome, foram batizados muitos corredores adaptados sem as caraterísticas que garantem efetividade no transporte. E fala sobre onde a eletrificação dos BRTs já está em andamento em grandes capitais do Brasil. Mas que em São Paulo, por exemplo, a rede de BRT ainda é muito menor do que a necessidade
Os Eventos da OTM que deverão agitar o mercado em 2025
Marcelo Fontana, CEO da OTM e responsável pelo evento dos Maiores e Melhores do Transporte faz um balanço da grande festa de premiação. Lembra também do sucesso da Lat.Bus e antecipa quais os eventos que agitarão o mercado em 2025.
Vêm aí o seminário da NTU, o evento de fretamento da FRESP e ANTUR e a Arena ANTP, eventos focados em conteúdo relevante para o mercado.
O injustiçado troleibus, que perdeu espaço para carros e ônibus poluidores
Alexandre Pelegi foca num outro formato de transporte que tem sido condenado injustamente: o trólebus. Juntamente com o bonde, este meio foi condenado e desapareceu de muitas cidades. Pelegi lembra que os trólebus fizeram parte de planos que visavam dar soluções integradas para o transporte, mas que foram substituídos por mais e mais espaços para o carro criando trânsito e poluição
Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto.
Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br.
Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte.
O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes