Publicado em: 7 de julho de 2025
Serviço passou a operar com 140 ônibus novos e ultrapassou 1,6 milhão de embarques desde maio
ARTHUR FERRARI
A cidade de Palmas (TO) atingiu nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, dois meses de operação com a nova frota de ônibus urbanos composta exclusivamente por veículos zero quilômetro. Desde o início da reformulação, em 7 de maio, o sistema de transporte coletivo já contabilizou mais de 1,6 milhão de passagens validadas.
Segundo dados da empresa operadora, Santa Cecília Turismo Ltda (Sancetur), contratada emergencialmente pela Prefeitura de Palmas, o sistema atualmente conta com 140 veículos, dos quais 14 ficam de reserva técnica. A estrutura atende 61 linhas – incluindo troncais, como as do Eixão, e as alimentadoras – abrangendo também os distritos de Taquaruçu e Buritirana.
Os novos ônibus contam com ar-condicionado, internet Wi-Fi e acessibilidade. A operação é apoiada por um modelo de integração temporal, que permite ao passageiro utilizar até duas linhas sem pagar nova tarifa, desde que a conexão ocorra dentro de duas horas e mantenha o mesmo sentido de deslocamento. As trocas entre linhas do mesmo tipo (Eixão–Eixão ou alimentadora–alimentadora) não estão contempladas na integração.
Além da renovação da frota, a modernização do sistema inclui o aplicativo Sou Recarga, que possibilita solicitação de cartões, acompanhamento de pedidos e recarga digital. A ferramenta é complementada por pontos físicos de atendimento, como a sede da ATCP e unidades do Resolve Palmas nas regiões central e sul da cidade. Também é possível recarregar os créditos em locais credenciados, inclusive nos distritos atendidos pelo serviço, com pagamento por dinheiro, cartão ou Pix.
Até 3 de julho, haviam sido emitidos 54.081 cartões para os usuários da rede municipal de transporte público.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte