29.8 C
Rondonópolis
segunda-feira, 11 agosto - 17:01
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesTeresópolis (RJ) inicia pesquisa nesta terça-feira (12) para avaliar transporte público

Teresópolis (RJ) inicia pesquisa nesta terça-feira (12) para avaliar transporte público


Levantamento ouvirá mais de 550 usuários e terá resultados divulgados em outubro

ARTHUR FERRARI

Começa nesta terça-feira (12) a edição 2025 da Pesquisa QualiÔnibus em Teresópolis (RJ), com o objetivo de medir o grau de satisfação dos passageiros do transporte coletivo e identificar pontos de melhoria para a mobilidade urbana local.

A ação é realizada em parceria entre o WRI Brasil — instituto integrante do World Resources Institute, presente em mais de 50 países —, a Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) e as viações Dedo de Deus e 1º de Março, operadoras do serviço no município.

Até 22 de agosto, dez pesquisadores uniformizados e identificados com crachá farão entrevistas com usuários nos pontos de embarque e dentro dos veículos, em diferentes horários, contemplando linhas que atendem áreas urbanas e rurais. O levantamento abordará hábitos de deslocamento, tempo médio de viagem, impacto dos congestionamentos e percepção sobre conforto, tarifa, segurança e frequência.

Na edição de 2024, 65% dos participantes disseram que recomendariam o sistema de ônibus da cidade, que registrou índice geral de satisfação de 5,5. O estudo também apontou que o tempo médio de deslocamento era de 77 minutos por viagem e que 63% dos entrevistados consideravam o serviço positivo para sua qualidade de vida.

Com mais de 45 mil aplicações acumuladas em diversas cidades, a pesquisa utiliza a mesma metodologia já adotada em capitais como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), permitindo comparação de desempenho e identificação de avanços ou retrocessos.

Os resultados serão divulgados em 16 de outubro, no 2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, que reunirá especialistas, professores de Engenharia de Transportes, gestores públicos e representantes do setor privado para debater soluções e desafios da mobilidade no município.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments