Publicado em: 1 de setembro de 2025
Empresa da zona Oeste da capital paulista também deve receber outras marcas de tração elétrica
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A Viação Gato Preto, que opera na zona Oeste da capital paulista, recebeu nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, a entrega da Caio, fabricante de carrocerias, de dois ônibus elétricos para o sistema gerenciado pela SPTrans.
Os dois veículos são do modelo e-Millenium, da fabricante de Botucatu, porém possuem tecnologias de fabricantes distintas.
Um é BYD, montado em Campinas, no interior de São Paulo, e outro Mercedes-Benz, de São Bernardo do Campo.
Os veículos possuem padrões e carrocerias semelhantes, porém um se trata de modelo desenvolvido pela empresa chinesa e fabricado no Brasil, e outro traz o DNA europeu da Mercedes-Benz.
Em relação a potência, durabilidade de baterias e autonomia, dentro de um mercado competitivo, ambas prometem índices positivos de desempenho e rendimento.
A autonomia de ambas baterias é semelhante, com cerca de 270 km cada uma, havendo variações de modelo para modelo, de acordo também com a realidade operacional de cada linha.
A empresa fará os ajustes finais para a colocação dos veículos em operação.
A Gato Preto, tradicional companhia da zona Oeste de São Paulo, pretende apostar na diversificação de tecnologias, diante da necessidade de renovar a frota, da disponibilidade de veículos no mercado e da obrigatoriedade dos ônibus não serem mais a diesel na cidade de São Paulo.
Outras marcas de tecnologias devem ser adquiridas pela Viação Gato Preto.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira