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Governo de SP avança no processo de implantação da Linha 16-Violeta do metrô


Investimento inicial será de R$ 42,3 milhões, destinados à realização de estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira

YURI SENA

O Governo do Estado de São Paulo deu mais um passo significativo para a criação da Linha 16-Violeta do metrô. Na última terça-feira, a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) autorizou a empresa Acciona Construción S.A. a iniciar a elaboração dos estudos necessários para a licitação do novo ramal, um projeto que promete transformar a mobilidade urbana da capital paulista.

Como noticiou o Diário do Transporte, o investimento inicial será de R$ 42,3 milhões, destinados à realização de estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira, essenciais para a estruturação de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Relembre:

Acciona recebe autorização para estudos da Linha 16-Violeta do Metrô de São Paulo

Com isso, o projeto começa a tomar forma para que, em breve, seja possível seguir com as próximas etapas, que incluem a definição da modelagem do projeto, audiências públicas, publicação do edital e, por fim, o leilão para escolha da empresa responsável pela execução do projeto.

A Linha 16-Violeta, que integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), será uma das maiores obras de transporte da cidade. Com 32 km de extensão e 25 estações, ela conectará a Estação Oscar Freire, na Zona Oeste, à Estação Cidade Tiradentes, na Zona Leste. O impacto na mobilidade urbana é esperado para beneficiar milhares de paulistanos, especialmente aqueles que vivem nas regiões mais distantes da capital.

A Linha 16-Violeta não só facilitará o deslocamento entre áreas distantes de São Paulo, como também contribuirá para a redução da emissão de poluentes, promovendo um ar mais limpo e uma cidade mais verde.

Com oito integrações previstas, o ramal proporcionará conexões importantes com outras linhas do metrô, incluindo a Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa, a Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco, e a Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire. Além disso, a Linha 16-Violeta contará com terminais de ônibus e uma integração com a futura Linha 19-Celeste.

Famosa por passar próxima aos principais parques da cidade, como o Ibirapuera, Aclimação e Independência, a Linha 16 também é conhecida como a “Linha dos Parques”. Essa proximidade com áreas de lazer e cultura promete não apenas melhorar a mobilidade, mas também fortalecer o turismo e as atividades culturais da cidade.

O Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo, que qualifica a Linha 16-Violeta, é uma das maiores iniciativas de investimento em infraestrutura do estado, com uma carteira de mais de R$ 494 bilhões e 29 projetos já qualificados. O objetivo do programa é expandir as oportunidades de desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental, beneficiando a população e impulsionando a economia regional.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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