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Pará recebe os primeiros ônibus elétricos do BRT Metropolitano de Belém comprados com recursos públicos


Veículos são Caio/Eletra/Mercedes-Benz/WEG e fazem parte de lote total de 40 unidades. Sistema terá 265 coletivos, entre diesel e elétricos

ADAMO BAZANI

O Governo do Pará recebeu nesta quinta-feira, 09 de janeiro de 2025, os primeiros seis ônibus elétricos de um total de 40 comprados com recursos públicos e que vão fazer parte da frota do BRT Metropolitano de Belém.

Os veículos são do consórcio de marcas Caio/Eletra/Mercedes-Benz/WEG e, segundo o Governo do Estado, serão entregues em lotes de aproximadamente 10 unidades cada.

“Na semana que vem chegam mais quatro, completando o primeiro lote de 10. Até abril vão chegar os demais 30 ônibus elétricos, que fazem o total da frota de 40 ônibus. É uma nova tecnologia. Esses veículos serão incorporados à frota do BRT Metropolitano para rodarem no corredor BR-Almirante Barroso”, disse em nota, o diretor-geral da Artran (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte), Eduardo Ribeiro.

O sistema BRT-Metropolitano terá 265 coletivos, entre diesel e elétricos, e de diferentes dimensões, desde os maiores para as linhas troncais até menores para alimentadoras.

Além dos seis ônibus elétricos apresentados neste 09 de janeiro de 2025, já foram entregues 44 veículos a diesel, já no atual padrão de motores Euro 6, que poluem em torno de 75% menos que os modelos da tecnologia anterior Euro 5.

Os veículos entregues nesta quinta-feira têm autonomia de 220 quilômetros por carga.

Assim, de acordo com o prometido pelo consórcio fabril Caio/Eletra/Mercedes-Benz/WEG, levando em conta esta autonomia, saindo de Marituba até o terminal de São Brás (em Belém), cada ônibus, em média, poderá fazer 16 viagens por carga.

Em nota, o Governo do Pará explica alguns detalhes do BRT-Belém

O Sistema de Transporte Metropolitano é uma obra do Governo do Pará que vai integrar os terminais de Belém com Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. Trinta e uma linhas alimentarão a linha troncal, responsável pela integração desses municípios.

Com apenas um bilhete, o passageiro poderá pegar um ônibus que circula dentro do seu município, desembarcar nos pontos ou estações, ou ainda nos Terminais de Integração de sua preferência, e chegar até Belém.

Entre os principais objetivos do Sistema estão a redução do tempo de deslocamento entre os municípios da Região Metropolitana de Belém, melhor oferta de transporte nos bairros, ampliação das opções de deslocamento com o pagamento de uma única tarifa, maior comodidade em ônibus novos e modernos, equipados com ar condicionado e Wi-Fi, e mais segurança ao passageiro, além dos impactos positivos no trânsito da RMB.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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