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Castro promete integração total do “Jaé” com transportes estaduais até julho e celebra novo contrato das barcas


Governador Cláudio Castro assina contrato com o Consórcio Rio Barcas (Foto Divulgação)

Governador do Rio de Janeiro elogiou prefeitura da capital pelo adiamento da implementação do novo sistema de bilhetagem e anunciou licitação para substituir o sistema dos modais estaduais

ALEXANDRE PELEGI

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura, o “Jaé”, estará integrado com todos os transportes estaduais, como metrô, trens e barcas, até julho. A declaração foi feita nessa sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, em coletiva durante a assinatura do contrato com o consórcio Rio Barcas, que assumirá a operação das barcas.

Castro também afirmou que o governo está organizando uma licitação para substituir o sistema de bilhetagem dos modais estaduais e que o processo estará em estágio avançado até julho. Ele explicou que problemas jurídicos atrasaram o processo na esfera estadual. Após a conclusão da licitação, o governador garantiu a integração total com o sistema da prefeitura até julho.

A prefeitura não teve esse problema, então avançou mais, queria inclusive agradecer ao prefeito Eduardo Paes, porque esse adiamento que ele fez foi fundamental, porque até lá a nossa bilhetagem já vai estar licitada e a integração já vai estar feita. Foi fundamental, porque realmente em julho a gente tem todas as possibilidades de entrar com a bilhetagem aí sim full e conseguir ter um transporte mais transparente, os dados abertos, saber o que realmente custa”, disse.

Castro celebrou o adiamento da implementação do “Jaé”, inicialmente previsto para julho. Ele agradeceu ao prefeito Eduardo Paes pela decisão, enfatizando a importância da transparência e da melhor integração dos modais intermunicipais.

O governador afirmou que o adiamento permitirá que a licitação da bilhetagem estadual seja concluída e a integração entre os sistemas seja realizada. Ele destacou a importância de ter um sistema de transporte mais transparente, com dados abertos, para saber o custo real do serviço.

Castro comparou a falta de clareza sobre os custos e o número de passageiros nos transportes à situação de “o lobo que toma conta do galinheiro e me diz quantas galinhas têm ali dentro“. Com o novo sistema, ele garantiu que o governo terá acesso aos dados reais para calcular os subsídios necessários.

BARCAS

A coletiva também marcou a assinatura do contrato para o novo modelo de operação do transporte aquaviário do estado. O Consórcio Rio Barcas, vencedor da licitação, assume o serviço em 11 de fevereiro, substituindo o grupo CCR. O contrato, com duração de cinco anos (prorrogáveis por mais cinco), prevê um investimento de R$ 1,9 bilhão.

Diferentemente do modelo de concessão anterior, o novo sistema garante ao estado o controle total sobre a operação. Castro explicou que o governo receberá toda a receita da venda de passagens e remunerará a empresa por milha náutica percorrida. “O estado tem o domínio total de quais são os horários (das barcas), qual é a grade, para onde vai, para onde não vai e o estado paga por isso”, disse o governador.

A mudança, motivada por “questões sociais e políticas”, visa solucionar problemas como horários deficitários e baixa ocupação das embarcações. “A gente vai poder, a partir de agora, olhar para esse modal e entender onde é necessária uma embarcação grande ou pequena”, afirmou Castro, prevendo a ampliação do serviço para além dos destinos atuais (Niterói, Paquetá e Ilha do Governador).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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