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Projeto da nova terceira pista da Imigrantes promete melhorar a logística e o trânsito no Estado de São Paulo


Foto: Divulgação

Obra tem o potencial de aumentar em até 25% a capacidade de tráfego da rodovia, além de preparar a via para o crescimento futuro do fluxo de veículos

YURI SENA

A nova terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, um dos principais eixos de transporte entre a Capital paulista e o Porto de Santos, está em fase de planejamento e promete transformar a infraestrutura logística do Estado. 

Com início previsto no quilômetro 43 da SP-160, a nova pista se estenderá até o quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), na Baixada Santista, conectando a região ao Rodoanel Mário Covas e ao Polo Industrial de Cubatão.

O projeto, que será majoritariamente subterrâneo, com 80% de seu trajeto composto por túneis, busca minimizar os impactos ambientais. A escolha do modelo subterrâneo foi pensada para preservar áreas vegetais e reduzir o impacto sobre o meio ambiente durante a execução da obra.

Além disso, para cada novo túnel destinado à terceira pista, haverá um túnel paralelo, de emergência, que atenderá aos mais modernos padrões de segurança, incluindo a prevenção e combate a incêndios.

De acordo com a avaliação da administração estadual, a obra tem o potencial de aumentar em até 25% a capacidade de tráfego da rodovia, além de preparar a via para o crescimento futuro do fluxo de veículos, especialmente de caminhões. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou que a nova estrutura não só facilitará o transporte de cargas, mas também fortalecerá o turismo na região, oferecendo mais conforto aos motoristas.

“A terceira pista da Imigrantes é um passo estratégico para o desenvolvimento logístico do Estado e do país. Com o maior túnel do Brasil, o projeto vai dobrar o acesso de caminhões ao Porto de Santos, além de melhorar a fluidez do trânsito e a eficiência do transporte de cargas”, afirmou o governador.

Neste momento, a concessionária responsável pela obra está elaborando o projeto funcional da terceira pista, que servirá como base para os projetos básico e executivo. Esses projetos vão detalhar as técnicas de construção, os prazos de execução e os custos da ampliação. Paralelamente, as etapas do licenciamento ambiental estão sendo cumpridas, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.

Com a expansão da capacidade de tráfego e a modernização das vias de acesso ao maior porto do Brasil, a obra promete ser essencial para o crescimento econômico e a melhoria da infraestrutura de transporte de São Paulo. A expectativa é que, com a conclusão do projeto, a rodovia se torne mais segura, eficiente e capaz de atender à crescente demanda de transporte, especialmente para o setor de logística e comércio exterior.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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