Publicado em: 23 de janeiro de 2025

Prazo para troca do cartão Pira Mobilidade se encerra em 1° de abril
ARTHUR FERRARI
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, está promovendo o recadastramento obrigatório para estudantes que utilizam o Crédito Tarifário Escolar no sistema de transporte coletivo da cidade. O processo, iniciado em 6 de janeiro, segue até 1º de abril e visa a substituição do cartão antigo pelo novo Pira Mobilidade, além de garantir a continuidade do benefício.
Adesão e impacto no transporte
Até o momento, apenas 1.561 dos 15 mil estudantes cadastrados realizaram o recadastramento e começaram a utilizar o novo cartão. Mensalmente, esses estudantes realizam cerca de 126.600 viagens, o que representa 9,5% do total de créditos utilizados no sistema de transporte coletivo da cidade, que soma 1.301.288 viagens mensais.
Como realizar o recadastramento
Os estudantes devem comparecer presencialmente à loja da Pira Mobilidade, localizada na Praça Ennes Silveira Mello, 2.001, em frente ao Terminal Central de Integração (TCI). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Para efetivar o processo, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- RG, CNH digital ou CPF (original ou cópia autenticada);
- Comprovante de residência atualizado (água, luz, telefone ou boleto bancário);
- Declaração escolar ou atestado de matrícula vigente, comprovando o reconhecimento do curso pelo MEC ou Sistec MEC.
Caso a documentação escolar seja apresentada digitalmente, é exigido o acesso direto ao portal da instituição para validação.
Quem tem direito?
O benefício é destinado a estudantes matriculados no ensino fundamental, médio ou em cursos técnicos e superiores reconhecidos pelo MEC. Também são contemplados alunos de cursos livres, como idiomas. Desde 2020, os estudantes contam com um cartão exclusivo, que é pessoal e intransferível, e está sujeito a bloqueio em casos de uso indevido.
Importância do benefício
O secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, ressaltou o impacto positivo do Crédito Tarifário Escolar, que oferece desconto de 50% na tarifa regular. “Este benefício possibilita aos estudantes o aprimoramento educacional e a qualificação profissional nos cursos técnicos”, afirmou.
Mais informações
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 121-8484 ou pelo site oficial www.piramobilidade.com.br.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


