Publicado em: 26 de janeiro de 2025
Ônibus do PAESE atendem usuários no trecho que compreende as estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi; estimativa é que todo o serviço volte a funcionar normalmente nesta segunda-feira (27)
ADAMO BAZANI / ARTHUR FERRARI
O trecho que envolve três estações da linha 1-Azul do Metrô de São Paulo permanece sem circulação de trens neste domingo, 26 de janeiro de 2025.
Na sexta-feira (24), a estação Jardim São Paulo foi invadida pela água do temporal, causando destruição parcial, como mostrou o Diário do Transporte.
Relembre
Trabalhos de recuperação de trecho de três estações da linha 1-Azul seguem no domingo e circulação deve estar normalizada complemente nesta segunda (27)
O serviço entre as estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi está sendo feito por ônibus da operação PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência) sem cobrança de tarifa na transferência entre meios de transporte. O Diário do Transporte acompanhou o atendimento do PAESE neste domingo.
Relembre
VÍDEO – PAESE LINHA 1-AZUL: Testamos o funcionamento na manhã deste domingo (26)
Os trabalhos de limpeza e conserto continuam neste domingo e a estimativa é de normalização total apenas na segunda-feira (27).
De acordo com o Metrô, por meio de nota, “cerca de 200 pessoas trabalham para retomar a operação da estação, já tendo concluído a drenagem da água e lavagem da via por onde passam os trens, a limpeza das áreas internas e de fluxo da estação, o restabelecimento dos sistemas eletroeletrônicos, além da recomposição e reforço estrutural de um muro do acesso, que sucumbiu com a força da água, não impedindo a inundação da estação.”
Os trens da linha 1-Azul circulam normalmente entre as estações Jabaquara e Santana.
Nota do Metrô na íntegra
O Metrô informa que a Linha 1-Azul vai seguir funcionando de Jabaquara a Santana neste domingo (26), em razão dos danos causados pela chuva que atingiu a estação Jardim São Paulo e toda região metropolitana na sexta-feira (24). O trecho que compreende as estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi permanece fechado para que as equipes de manutenção prossigam os trabalhos de restabelecimento, com o atendimento aos passageiros por meio do sistema de ônibus gratuitos do Paese.
Desde a noite da última sexta-feira, cerca de 200 pessoas trabalham para retomar a operação da estação, já tendo concluído a drenagem da água e lavagem da via por onde passam os trens, a limpeza das áreas internas e de fluxo da estação, o restabelecimento dos sistemas eletroeletrônicos, além da recomposição e reforço estrutural de um muro do acesso, que sucumbiu com a força da água, não impedindo a inundação da estação.
Os trabalhos atuais consistem na análise e ajustes dos sistemas de alimentação elétrica, bem como de sinalização e controle dos trens, antes da liberação para a circulação. O Metrô lamenta o transtorno aos passageiros e segue trabalhando ininterruptamente com uma força-tarefa para a retomada total da operação na Linha 1-Azul.
Adamo Bazani e Arthur Ferrari, jornalistas especializados em transportes