15.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, 25 junho - 00:07
Publicidade
Home Blog Page 143

Como será a Copa do Mundo de esports que vai pagar mais de R$ 235 milhões em prêmios

0

[ad_1]

O ano de 2026 não será só de Copa do Mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México, mas também da Esports Nations Cup, que nada mais é que o Mundial dos esportes eletrônicos.

Com sede em Riad, na Arábia Saudita, a “ECN” promete reunir mais de 100 nações do mundo inteiro competindo em 16 modalidades, com jogos offline e também online. A ideia é que os países passem por eliminatórias até chegar à competição principal, marcada para novembro.

Organizadora do campeonato, a Esports World Cup Foundation também produz a Esports World Cup, campeonato mundial de clubes do ramo, que teve edições em 2024 e 2025.

“Cada jogo que incluirmos no campeonato vai ter uma estrutura diferente, e isso depende de como a desenvolvedora tende a operar esse ecossistema”, disse Mike McCabe, vice-CEO da Esports World Cup Foundation, em entrevista exclusiva à ESPN. “É muito importante para nós que o torneio seja autêntico com o que a comunidade está acostumada”.

“Nós já anunciamos alguns jogos e muitos outros serão anunciados nas próximas semanas. Mas o que é realmente interessante é ter que criar uma competição de seleções em um cenário que, tradicionalmente, é estruturado por clubes onde os melhores jogadores do mundo estão. Estamos focados em identificar como podemos juntar todas esses times nacionais ao redor do mundo e dar suporte a esses parceiros para crescer”.

Com premiação total de mais de US$ 45 milhões (R$ 235 milhões), a competição de esportes eletrônicos surgiu a partir do PIF, fundo de investimento saudita destinado ao esporte e lazer no país e que financia os principais clubes de futebol do país, como Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad e Al Ahli.

“A população da Arábia Saudita é muito jovem: 75% estão abaixo dos 35 anos. E outra coisa que é muito diferente é que mais de 70% do povo saudita se identifica como ‘gamer’, é uma paixão real. É como o Brasil, onde são apaixonadas por jogos e esse é o principal trunfo”, explica McCabe, que compara com o futebol.

“O que é diferente, por exemplo, é que os esports são muito novos. Os esportes eletrônicos não reconhecem essas fronteiras e ligas da mesma forma que o futebol, como a Premier League no Reino Unido em que há o foco nacional e, no máximo, a Champions League para jogar contra o continente. Nos esports as ligas regionais se transformam, sempre, em ligas globais, operando sem fronteiras”.

Buscando atingir mais públicos, o vice-CEO da fundação a Copa do Mundo dos esports detalhou os motivos por trás da criação da competição.

“O que estou mais ansioso é em criar a melhor experiência para o telespectador em relação aos jogadores e aos jogos. Estamos animados para abrir as portas de Riad para o mundo e esperamos mais de 100 países representados durante as quatro semanas de ENC. E, com todas essas nações, poderemos ver e viver suas culturas, como é na Copa do Mundo ou nas Olimpíadas, onde você pode ver pessoas de todo mundo torcendo e celebrando seu país”.

Potência em diversos títulos do esporte eletrônico, o Brasil não deve ficar de fora da Esports Nations Cup.

“Há muitas competições que esperamos que a seleção brasileira seja muito forte, como no mobile, PC ou console. Tem uma força e uma paixão muito real, e isso chegou a nós quando estávamos fazendo o programa de parceria e vimos o grande número de pessoas que queriam estar envolvidos em montar uma estrutura para a seleção do Brasil”, discursou o vice-CEO.

“E a paixão brasileira nós não vimos em nenhum lugar. Na Esports World Cup (competição de clubes), tínhamos 115 jogadores brasileiros, mas pareciam que eram mais de 1000. Principalmente por conta dos torcedores, quando estão na arena, você sabe que há um time brasileiro competindo, com baterias e músicas. É algo que estou muito animado de termos o Brasil aqui”.

[ad_2]

Fonte

o que a Geração Z está ensinando a gestores e consultores

0

[ad_1]

Para o especialista Ilo Löbel da Luz, o “não” dos jovens profissionais revela a necessidade urgente de rever cultura, liderança e propósito no setor

ALEXANDRE PELEGI

A frase “Não sei o que quero ser, mas sei o que não quero ser”, da escritora Clarice Lispector no romance Perto do Coração Selvagem, ajuda a iluminar um debate cada vez mais frequente em reuniões empresariais: a dificuldade de contratar e reter jovens talentos.

Para o especialista Ilo Löbel da Luz, o chamado “apagão” de mão de obra não é desinteresse — é transformação. E o setor de transporte precisa interpretar corretamente esse sinal.

O jovem não está rejeitando o trabalho. Está rejeitando relações de trabalho que não fazem mais sentido”, afirma. “Isso é um recado direto para gestores e consultores do transporte.”

Segundo Ilo, o ambiente de mudanças rápidas — impulsionado por tecnologia, Inteligência Artificial e novas formas de organização — torna inviável exigir planos de carreira rígidos.

Como alguém pode prometer dez anos de fidelidade a uma função que talvez nem exista da mesma forma daqui a cinco?”, questiona. “O mapa está mudando. A empresa que não muda junto perde talento.”

Para ele, o “não” virou mecanismo de defesa e critério profissional. “Essa geração tem clareza do que não aceita: burnout romantizado, chefia tóxica, ausência de propósito. Isso não é fragilidade. É filtro.

No setor de transporte, as lições são práticas. Ilo destaca três.

A primeira é cultural: discurso precisa virar prática. Não adianta falar em mobilidade sustentável e manter ambientes internos insustentáveis.”

A segunda é estratégica: propósito é ativo competitivo. Transporte público tem impacto social direto. Se o gestor não comunica isso de forma autêntica, desperdiça uma força enorme de atração.”

A terceira é liderança: comando vertical perdeu eficiência. O jovem quer participação, clareza e coerência.”

Para o especialista, o “apagão” pode ser, na verdade, um desalinhamento estrutural.

Talvez não falte gente querendo trabalhar no transporte. Talvez falte revisão de modelo”, diz. “Quando a empresa entende que o ‘não’ é diagnóstico e não rebeldia, começa a evoluir.

E conclui com um alerta ao setor:

Se continuarmos dizendo que o problema é a geração, vamos continuar com dificuldade de contratar. Se aceitarmos que o problema pode ser o formato, abrimos espaço para inovação também na gestão de pessoas.”

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Rotatória da avenida Aldino Pinotti, em São Bernardo do Campo, é liberada com avanço das obras do BRT-ABC

0

[ad_1]

NEXT Mobilidade, responsável pelas intervenções, foi cobrada pelo Governo do Estado de São Paulo por causa de atraso em cronogramas. Sistema deve ser entregue em outubro de 2026

ADAMO BAZANI

Foi liberada ao tráfego nesta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, a rotatória da avenida Aldino Pinotti, em São Bernardo do Campo no ABC Paulista.

A obra é parte das intervenções do BRT-ABC, sistema de corredores de ônibus elétricos de alta capacidade que deve ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul com os terminais Tamanduateí e Sacomã, na zona Sudeste da capital paulista.

Com a liberação, a previsão é de maior fluidez para os veículos no trecho, uma vez que as valetas, que causavam mais lentidão, foram eliminadas.

Como mostrou o Diário do Transporte, a NEXT Mobilidade, responsável pelas intervenções, foi cobrada pelo Governo do Estado de São Paulo por causa de atraso em cronogramas. Sistema deve ser entregue em outubro de 2026.

O governador Tarcísio de Freitas chegou a ameaçar romper o contrato com a empresa.

A Artesp, agência que regula os transportes no Estado de São Paulo, determinou uma série de medidas que devem ser tomadas pela ABC Sistema (razão social da NEXT Mobilidade) para recuperar os atrasos nas obras de implantação do BRT-ABC, sistema de ônibus rápidos elétricos de alta capacidade que deveria ter sido entregue em 2023 e foi escolhido em 2020 pela gestão do então governador João Doria para substituir um monotrilho (linha 18-Bronze).

O monotrilho não saiu do papel e, de acordo com estudos do Governo, na época, se mostrou tecnicamente inviável e até sete vez mais caro.

A previsão agora do BRT-ABC é de entrega em outubro de 2026.

De acordo com a deliberação ARTESP Nº 81, de 03 de fevereiro de 2026, publicada em 05 de fevereiro de 2026, a NEXT Mobilidade deverá cumprir compromissos como retomar ou ampliar a quantidade de trabalhadores nos canteiros de obras.

Já a Superintendência de Transporte Coletivo da Artesp terá de apresentar novo cronograma físico e financeiro das obras, além de informar nova previsão de conclusão das obras com base na evolução física consolidada do empreendimento até o momento, de todo o trecho e do trecho avaliado em vistoria técnica como estando em estágio mais avançado, compreendido entre o Terminal São Bernardo do Campo e a Parada Vila Império.

Todas estas repostas devem ser dadas até dez dias úteis a partir da publicação nesta quinta-feira (05).

Com capacidade inicial de 173 mil passageiros por dia, podendo ser ampliada para até 600 mil, o BRT-ABC em 17,5 km vai ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul até os terminais Tamanduateí e Sacomã, na capital paulista. Serão 92 ônibus elétricos de grande porte, com 21,5 e capacidade para 180 pessoas cada (72 E-Trol e 20 somente com baterias), e três tipos de linhas: expressas, semiexpressas e paradoras. Em vez de pontos, serão implantadas estações em nível, com plataforma na altura do assoalho dos ônibus.

O governador Tarcísio de Freitas havia ameaçado romper o contrato com a NEXT Mobilidade pelos atrasos.

A NEXT Mobilidade diz que já tomou as medidas necessárias, que as obras estão avançando, que vai cumprir os cronogramas e que os atrasos ocorreram em decorrência da demora na liberação das licenças ambientais.

A companhia diz garantir a entrega dentro do novo prazo previsto.

BRT-ABC EM NÚMEROS (segundo a concessionária)

  • Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
  • Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras; (72 E-Trol e 20 com baterias)
  • Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
  • Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
  • Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
  • Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade); – atualizado para R$ 1,2 bilhão;
  • Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
  • Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
  • Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã); a linha Expressa fará o trajeto em menos de 35 minutos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

[ad_2]

Fonte

Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) amplia atendimento do transporte coletivo no Jardim Cristo Redentor

0

[ad_1]

Linha 810 passa a operar como binária da 903 a partir de 23 de fevereiro e amplia cobertura no bairro

ALEXANDRE PELEGI

A RP Mobi, empresa responsável pela gestão do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto (SP), anunciou mudanças na operação do transporte coletivo no Jardim Cristo Redentor, em Ribeirão Preto (SP). A partir de 23 de fevereiro de 2026, a linha 810 – Redentor / Via Norte passará a operar como binária da linha 903 – Oeste 1, ampliando o atendimento dentro do bairro.

Na prática, a 810 cumprirá itinerário invertido ao atual no Jardim Cristo Redentor, permitindo mais opções de deslocamento de ida e volta para os moradores e reforçando a integração com outras regiões da cidade.

Segundo a gestora do sistema, a alteração busca melhorar as condições de mobilidade, reduzir tempo de espera e oferecer mais comodidade aos usuários.

Novo itinerário

A linha 810 seguirá normalmente até a Avenida Maximilliam Maggioni e, na sequência, passará pelas ruas:

  • Hermelindo Faria
  • Benigno Antônio da Silva
  • Galo Bravo
  • Milton Braz Caetano
  • Avenida Pedro Abrahão Além Neto

Depois, o ônibus retorna ao seu trajeto habitual.

Além da alteração no percurso, haverá ampliação do quadro de horários, com mais partidas em dias úteis e aos sábados.

Horários – Linha 810 – Redentor / Via Norte

(válidos a partir de 23 de fevereiro de 2026)

Dias úteis (segunda a sexta-feira)

  • Saídas do bairro: 5h22 às 23h53
  • Saídas do Terminal Urbano (Plataforma G – Ponto 14): 6h06 às 0h05

Sábados

  • Saídas do bairro: 5h25 às 23h30
  • Saídas do Terminal Urbano (Plataforma G – Ponto 14): 6h14 às 0h05

Domingos

  • Saídas do bairro: 5h31 às 23h15
  • Saídas do Terminal Urbano (Plataforma G – Ponto 14): 6h13 às 0h00

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da operadora ou pelo telefone 0800 16 16 001.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Linha 7–Rubi inicia operações neste sábado (14) com velocidade reduzida após falha de sinalização

0

[ad_1]

Foto: Reprodução/Redes Sociais (Imagem meramente ilustrativa)

Situação de lentidão se mantém desde as 19h55 da noite de sexta-feira (13) em decorrência das fortes chuvas

ALEXANDRE PELEGI

A Linha 7-Rubi, gerenciada pela TIC Trens, iniciou as operações neste sábado, 14 de fevereiro de 2026, com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Palmeiras–Barra Funda e Jundiaí.

O problema decorre de falha no sistema de sinalização, situação que ocorreu na noite de ontem devido às fortes chuvas na capital.

Segundo a concessionária, equipes de manutenção seguem atuando para normalizar a operação o mais breve possível.

A TIC Trens orienta que os passageiros programem seus deslocamentos com antecedência e acompanhem os canais oficiais para atualizações em tempo real.

A Linha 7–Rubi liga a capital paulista a municípios da região noroeste da Grande São Paulo e ao interior, atendendo milhares de passageiros diariamente.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Arias cita conversas com Abel e Leila, mas surpreende ao apontar quem mais ‘forçou’ ida ao Palmeiras: ‘Me ligou muitas vezes’

0

[ad_1]

Nesta sexta-feira (13), o meia-atacante Jhon Arias foi apresentado como reforço do Palmeiras para a sequência da temporada, recebendo a camisa 11 das mãos da presidente Leila Pereira.

Em entrevista coletiva na Academia de Futebol alviverde, o colombiano detalhou alguns bastidores das complicadas negociações para tirá-lo do Wolverhampton, da Inglaterra.

Ele contou, por exemplo, como foi o início do “namoro” com o Verdão, a partir de uma ligação em vídeo envolvendo a presidente palestrina, Leila Pereira, e o diretor de futebol Anderson Barros.

“Primeiramente, com a presidente, tivemos uma ligação de vídeo, interessante, ela e o Barros, estava minha família e o estafe. Foi uma pessoa que demonstrou muito interesse em nós, tentaram me explicar o que é ser Palmeiras”, lembrou.

“Só conheço o lado visitante, me tentaram explicar o que era o projeto, como era a cidade de São Paulo. Foi uma conversa que me deixou muito tranquilo, estava indo para o lugar certo, que estava sendo desejado, então foi uma conversa muito boa, me deixou mais consciente”, acrescentou.

Outro que falou com Arias foi o técnico Abel Ferreira.

“Conversei várias vezes com o Abel, no meio da negociação tivemos várias ligações, disse onde eu achava que poderia contribuir. Consigo ajudar em várias posições, chego para ser um a mais, para contribuir, onde o Abel a comissão decidirem”, revelou.

O meia-atacante brincou, porém, que a pessoa com quem mais conversou nas últimas semanas foi o volante Richard Ríos, atualmente no Benfica.

Ex-jogador do Alviverde e companheiro de Jhon na seleção colombiana, Ríos foi um dos grandes incentivadores de sua ida ao Palestra Itália.

“A gente falou com o Richard (Ríos) até mais do que deveria (risos). Ele me ligou muitas vezes, muitas vezes! A gente é amigo na seleção. E ele me tentou demonstrar o que é ser Palmeiras”, contou.

“o Richard teve uma passagem vitoriosa, me indicou, se colocou à disposição, me explicou que era um bom lugar, que é um lugar que você se sente querido. Ele fez esse trabalho um pouco do clube (risos). Se mostrou presente em meio à negociação e é alguém que eu tenho confiança, e, como ele fala, tomara que eu seja muito feliz aqui”, finalizou.

Como já está no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Arias já está apto a fazer sua estreia pelo Palmeiras.

Ele deve começar a ser utilizado pelo técnico Abel Ferreira nos mata-matas do Campeonato Paulista, que começam na próxima semana.

Próximos jogos do Palmeiras:

[ad_2]

Fonte

Cuiabá (MT) tem gratuidade nos ônibus do transporte público a partir desta sexta-feira (13) para o Carnaval

0

[ad_1]

Foto: Rennan Oliveira

Decreto publicado pela prefeitura estabelece que benefício seja válido até terça-feira (17)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

De acordo com Decreto nº 11.777, publicado na última quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, a cidade de Cuiabá (MT) contará com a tarifa social gratuita nos ônibus do transporte público durante o Carnaval.

O benefício é válido a partir desta sexta-feira (13) e segue até terça-feira (17), sempre das 0h01 às 23h59.

A prefeitura ressalta que há tarifa grátis em todos domingos do ano, ou seja, os moradores da capital não pagarão passagem pelo peíodo de cinco dias consecutivos.

Além de facilitar o deslocamento da população, a medida também pretende contribuir para a redução do uso de veículos particulares nas ruas no período em questão.

A prefeitura reforça que a gratuidade é excepcional e válida apenas nas datas previstas no decreto, acompanhando o calendário de ponto facultativo estabelecido para o período festivo.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Árvore cai sobre micro-ônibus da Move Buss na zona Leste da capital paulista durante chuva forte

0

[ad_1]

Não há informações de feridos, mas foram necessários desvios

ADAMO BAZANI

Uma árvore de grande porte caiu pouco antes de 19h desta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, sobre um micro-ônibus de linha urbana da capital paulista da empresa Move Buss.

Chovia bastante e ventava no momento, segundo moradores. O caso ocorreu na Rua Siqueira Bueno, na região de Belenzinho e Mooca, na zona Leste.

Segundo os Bombeiros, não houve feridos com gravidade.

Como mostrou o Diário do Transporte, no início da noite toda a cidade foi colocada em estado de atenção por causa da chuva pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da prefeitura.

A linha 5-Lilás de metrô passou a operar com velocidade reduzida.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Bruno Guimarães sofre lesão grave no Newcastle e perde últimos amistosos do Brasil antes da Copa

0

[ad_1]

A seleção brasileira tem uma baixa certa para os amistosos contra França e Croácia, em março. Bruno Guimarães sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e vai ficar parado por no mínimo dois meses.

Titular da equipe de Carlo Ancelotti, o meio-campista deve ficar em recuperação pelo menos até a segunda quinzena de abril. Ele viajará em breve ao Brasil para se tratar com Rodrigo Lasmar, médico da seleção, o que permitirá à comissão técnica de Ancelotti acompanhar de perto a recuperação de um de seus principais jogadores.

Bruno Guimarães faz uma temporada marcante no Newcastle, onde é capitão e ídolo da torcida. São nove gols e seis assistências em 35 jogos, o que o coloca ainda mais em evidência meses antes da Copa marcada para os Estados Unidos, o México e também o Canadá.

Os jogos do Brasil contra França e Croácia, marcados para 26 e 31 de março, em Boston e Orlando, serão os últimos antes da convocação final para a Copa do Mundo. Sem Bruno Guimarães, que é titular ao lado de Casemiro, Ancelotti terá a oportunidade de testar um novo volante.

Além de Bruno, o italiano também não deve convocar Éder Militão, zagueiro do Real Madrid que ainda se recupera de uma ruptura no músculo bíceps femoral da perna esquerda. O prazo para que ele volte a jogar ainda é incerto, mas o cenário mais provável é que ele retorne em cima dos amistosos.

[ad_2]

Fonte

Ministério das Cidades abre novos cadastros para estados e municípios conseguirem financiamento do PAC para comprar ônibus e trens 0 km

0

[ad_1]

Também poderão ser registrados pedidos para financiamento de obras como corredores exclusivos, terminais, VLTs e sistemas de sinalização

ADAMO BAZANI

O Ministério das Cidades informou nesta semana que abriu a possibilidade de novos cadastros para estados e municípios conseguirem financiamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para comprar ônibus e trens 0 km.

Trata-se da linha Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo (Refrota) voltada a aquisição de ônibus (elétricos, Euro 6 e movidos a gás), veículos sobre trilhos e sistemas aquaviários.

A pasta ainda anunciou que também poderão ser registrados pedidos para financiamento de obras como corredores exclusivos, terminais, VLTs e sistemas de sinalização.

Neste caso, é o programa Mobilidade Grandes e Médias Cidades.

Veja nota no Ministério das Cidades.

omo participar: Os proponentes (prefeituras e governos estaduais) devem acessar o TransfereGov, por meio dos programas específicos de Mobilidade, para realizar o cadastro e envio da documentação técnica.

Confira Renovação de Frota 

Destinado à aquisição de veículos novos, tanto ônibus (elétricos ou diesel Euro 6), como  veículos sobre trilhos e para transporte aquaviário. O programa financia também a aquisição de equipamentos e sistemas embarcados visando a qualificação do transporte público coletivo urbano.

Confira no Mobilidade Grandes e Médias Cidades  

Focado em obras estruturantes, como corredores exclusivos, terminais, VLTs e sistemas de sinalização.

Após a submissão, as propostas passarão por análise de enquadramento técnico, segundo as diretrizes da Instrução Normativa nº 12, de 2023, e da Instrução Normativa nº 12, de 2025. Os municípios habilitados após análise técnica terão prazos específicos para a contratação das operações de crédito junto aos agentes financeiros do Pró-Transporte (FGTS).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte