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Parceria do Governo de SP com BID de 12 milhões de dólares impulsiona projetos de trens de São Paulo a Santos e São José dos Campos, além de VLTs de Campinas e Sorocaba


Contrato assinado nessa quarta (05) tem como objetivo a estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o Programa de Mobilidade do Estado de São Paulo

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia Paulista de Parcerias (CPP) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) firmaram um contrato de US$ 12.206.323,18 (quase R$ 70 milhões) para impulsionar a mobilidade urbana no estado de São Paulo.

O contrato, assinado em 5 de fevereiro de 2025, tem como objetivo a prestação de serviços de assessoria e conhecimento na estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o Programa de Mobilidade do Estado de São Paulo.

Os projetos abrangem:

Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul: Ligação entre São Paulo e Santos.

Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste: Ligação entre São Paulo e São José dos Campos.

Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Campinas.

Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Sorocaba.

A iniciativa faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

O prazo de vigência do contrato é de 36 meses.

A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, também está envolvida no procedimento.

O Diário do Transporte noticiou há alguns dias que o Governo do Estado de São Paulo e o BID formalizariam o financiamento para as contrações dos estudos que vão definir os traçados dos TICs (Trem Intercidades) entre a capital paulista e Santos, no litoral, e a capital paulista e São José dos Campos, no interior. A informação foi do governador, Tarcísio de Freitas, em inauguração da estação Varginha, da linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos, no dia 27 de janeiro de 2025.

PROJETOS

O Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste permitirá a ligação, por linha férrea, entre a cidade e a Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, finalizando o percurso no município de São José dos Campos. O trajeto deverá ser realizado em 75 minutos, passando por 4 municípios, e beneficiando cerca de 2,7 milhões de pessoas. A extensão total da linha deverá ser de 80km a 130km e a definição de trajeto será feita após os estudos de viabilidade. O investimento estimado do Governo de São Paulo é de R$ 10 bilhões.

Já o Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul permitirá a ligação por linha férrea entre a capital, Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista. O trajeto a ser definido pode variar entre 80 a 130km de extensão, sendo percorrido em 90 minutos e beneficiando nove municípios e 1,8 milhão de pessoas. Além destes números, 13 mil empregos devem ser gerados e o projeto impactará diretamente no desafogamento do Sistemna Anchieta-Imigrantes.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Sorocaba contará com 25km de extensão e 13 estações, melhorando a capacidade do transporte público da cidade, aproveitamento do eixo ferroviário existente, acessibidade à capital via TIC Eixo Oeste, além de ser uma alternativa aos automóveis, reduzindo a emissão de carbono e congestionamentos. 760 mil pessoas serão beneficiadas e 2 mil empregos devem ser gerados com o projeto.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Campinas está alinhado com o Plano de Mobilidade Urbana de Campinas e terá 44km de extensão realizando importante ligações como, por exemplo, o TIC Eixo Norte, que liga Campinas a São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Viracopos. Serão dois ramais de 22km, com 18 estações, beneficiando três municípios e 1,6 milhão de pessoas, além de gerar cerca de 3 mil empregos.

(Fonte: Secretaria de Parcerias em Investimentos)

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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