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Suzantur compra 101 ônibus 0 km para o ABC Paulista


Diretoria da Szuantur e da unidade Marcopolo São Mateus nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, na planta capixaba. Imagem cedida para reportagem de Adamo Bazani, do Diário do Transporte

Veículos, que poluem menos que os modelos mais antigos, serão distribuídos entre Santo André, Mauá e Diadema

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

A Suzantur anunciou nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, com exclusividade ao Diário do Transporte, a compra única de 101 ônibus zero quilômetro para os sistemas municipais onde opera no ABC Paulista, Grande São Paulo.

Os veículos possuem a motorização que segue as atuais normas de redução de poluentes Euro 6. Para se ter uma ideia, em média, os índices de emissões nestes modelos, são em torno de 75% menores. Os níveis de ruídos também são reduzidos neste padrão.

É um dos maiores investimentos feitos pela empresa em uma rodada única de compra, quase somando R$ 100 milhões.

“Todos os veículos possuem acessibilidade por elevador, bancos especiais demarcados, espaço para cão-guia e cadeira de rodas, tomadas USB para recarga de baterias de celulares, câmeras de monitoramento, instalação pronta para wi-fi e o que existe de moderno” , disse o empresário Claudinei Brogliato, da Suzantur, ao Diário do Transporte. Brogliato foi na manhã desta terça-feira (13) à fábrica da encarroçadora Marcopolo, em São Mateus (ES)
A primeira unidade já está pronta (MAIS ABAIXO, OUTRAS IMAGENS)

“Estes veículos serão entregues por lotes distribuídos entre Santo André, Mauá e Diadema. Na medida que forem chegando às garagens e receberem validadores, equipamentos eletrônicos, emplacamento e passarem pelas vistorias dos órgãos reguladores, já vão ser liberados para prestação de serviços” , disse ao Diário do Transporte, o gerente operacional da Suzantur, Robson de Jesus Francisco.

Do total de 101 ônibus, 100 são do tipo convencional carroceria Marcopolo modelo Torino com chassis Mercedes-Benz modelo OF-1721 e um é um midibus (micrão) Marcopolo Torino OF 1619, ambos com tecnologia BlueTec 6 para o cumprimento das normas de redução de poluentes.

A distribuição da frota será a seguinte (previsão, podendo haver alterações)

– 50 Mauá (todos convencionais)
– 31 Diadema (30 convencionais e um midi)
– 20 Santo André (todos convencionais)

Os veículos não possuem ar-condicionado, mas contam com um sistema de circulação interna de ar que proporciona um resfriamento. Os pisos são em alumínio escovado antiderrapante.

Todos os ônibus apresentam:

– Dianteira com dois letreiros eletrônicos, um na parte superior para as informações principais da linha e outro no canto direito inferior do parabrisa para informações complementares como número de linha, pontos de referência e tarifa;

– Sistema de circulação interna de ar que gera resfriamento (não é ar-condicionado)

– Três portas à direita;

– Tomadas do tipo USB para recarga de telefones celulares e power bank;

– Vidros de abertura de correr e escurecidos com tratamento para proteção contra a incidência de raios-ultravioletas do sol;

– Câmeras internas e monitor no painel do motorista para visualização do embarque e desembarque;

– Botões de acionamento de portas junto ao câmbio, que ajudam na ergonomia do motorista;

– Sistema multiplex, para auxiliar no controle e monitoramento de funções da carroceria e chassis;

– Acessibilidade por elevador na porta do meio;

– Bancos delimitados na cor amarela para pessoas com mobilidade reduzida (gestantes, idosos, com deficiência, com crianças de colo, em recuperação cirúrgica, em tratamento de fisioterapia, etc);

– Assentos sem divisória para pessoas com obesidade;

– Balaústres em relevo perto de portas para pessoas com limitações visuais;

– Botões de solicitação de parada com inscrições em braile;

– Espaço para cão-guia e/ou cadeira de rodas, com botões de solicitação de parada que emitem um sinal diferenciado para alertar ao motorista a necessidade de auxílio no desembarque;

– Motor dianteiro a diesel padrão Euro 6, que pode reduzir os níveis de ruídos e emitem, em média, 75% menos de poluentes atmosféricos em comparação a tecnologia anterior Euro 5 e 90% menos em comparação ao padrão Euro 3 (no Brasil, não houve a fase do Euro 4);

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari





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