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Nunes assina PPP dos terminais de ônibus do Bloco Leste nesta quarta (18), incluindo Parque Dom Pedro e estações do Expresso Tiradentes


Em primeira-mão, Diário do Transporte noticiou ainda na manhã desta terça-feira (17), formalização da assinatura. Desde 2022, a prefeitura tentava sem sucesso conceder este que é o último bloco que passa para a operação privada no modelo de PPP

ADAMO BAZANI

O prefeito Ricardo Nunes assina nesta quarta-feira, 18 de junho de 2025, o contrato de parceria público-privada (PPP) para gestão, manutenção e requalificação dos terminais de ônibus do Bloco Leste), incluindo Parque Dom Pedro e estações do Expresso Tiradentes.

Segundo a prefeitura, ao longo de 30 anos de concessão, são previstos investimentos de R$ 575 milhões, o projeto prevê acessibilidade universal, atualização tecnológica e ampliação de serviços.

A iniciativa visa melhorar a eficiência e proporcionar mais conforto aos usuários. O acesso aos terminais seguirá gratuito, ainda de acordo com a gestão municipal.

Em primeira-mão, Diário do Transporte noticiou ainda na manhã desta terça-feira (17), formalização da assinatura.

Relembre:

Desde 2022, a prefeitura tentava sem sucesso conceder este que é o último bloco que passa para a operação privada no modelo de PPP.

roblemas com editais, impugnações de propostas de participantes e apontamentos de irregularidades pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). Em junho de 2024, por exemplo, o TCM apontou 41 falhas no edital, levando à suspensão do processo. O Consórcio Terminais Leste SP, que havia sido o primeiro colocado, foi inabilitado em dezembro de 2024 por problemas de documentação. Somente em março de 2025, a prefeitura reabriu o procedimento, e a segunda colocada concordou em reduzir a proposta, permitindo a conclusão em abril de 2025, com a declaração do Consórcio Bloco Leste como vencedor. Inclusive, houve uma solicitação de dilação de prazo de 30 dias para o cumprimento das condições prévias à assinatura, conforme noticiado em 30 de abril de 2025.

CONTRATO

O contrato terá um prazo de vigência de 30 anos, contados a partir da Data da Ordem de Início. O valor total do contrato é estimado em R$ 2,9 bilhões (R$ 2.933.089.920,00), que corresponde ao somatório dos valores da Contraprestação Mensal Máxima durante todo o período de vigência.

A Concessionária Terminais Bloco Leste SPE S.A. será remunerada por meio de uma Contraprestação Mensal Efetiva, cujo valor máximo é de R$ 8,14 milhões (R$ 8.147.472,00), e também por Receitas Acessórias provenientes da exploração comercial dos terminais e empreendimentos associados.

O investimento total estimado para o Bloco Leste é de R$ 517 milhões.

O Bloco Leste compreende os seguintes terminais e estações:

*   Terminais Antônio Estevão de Carvalho

*   Aricanduva

*   Cidade Tiradentes

*   Itaquera II

*   Mercado

*   Parque Dom Pedro II

*   Penha

*   Sacomã

*   São Miguel

*   Sapopemba

*   Vila Carrão

*   Vila Prudente

*   Estações do Expresso Tiradentes (incluindo Alberto Lion, Ana Néri, Clube Atlético Ypiranga, Pedro II, Nossa Senhora Aparecida, Rua do Grito e Passarela Luís Gama).

Destaca-se o Terminal Parque Dom Pedro II, que é o mais movimentado da cidade, atendendo cerca de 80 mil pessoas em 88 linhas de ônibus diariamente, funcionando 24 horas. Ele é considerado um dos mais deteriorados e defasados atualmente.

Com esta concessão, a Prefeitura de São Paulo espera que todos os 31 terminais municipais da cidade passem a ser concedidos e atinjam o mesmo padrão de equipamentos e serviços. As melhorias incluirão:

*   Câmeras conectadas à central da Guarda Civil Municipal (GCM) do Smart Sampa.

*   Novos banheiros.

*   Espaços para bicicletas.

*   Total acessibilidade, assegurando o Selo de Acessibilidade e atendendo à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

*   Regularização da documentação e segurança, como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O Consórcio Bloco Leste é formado pelas empresas CS Infra S.A. (líder) e Terra Transportes e Participações S.A., que constituíram a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Concessionária Terminais Bloco Leste SPE S.A.. O contrato foi assinado pelo Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Sr. Celso Jorge Caldeira, pelos diretores da concessionária, Srs. Fernando Antonio Quintas Alves Filho e Rodrigo Pinheiro Andrade, e pelo Diretor-Presidente da SPTrans, Sr. Victor Hugo Borges, como interveniente-anuente.

Esta concessão finaliza o processo de repasse da manutenção e exploração comercial dos terminais de ônibus para a iniciativa privada, iniciado em 2021.

Veja a composição dos Blocos de Terminais:

BLOCO LESTE: Terminais Antônio Estevão de Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Parque Dom Pedro II, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Vila Carrão e Vila Prudente, bem como as Estações do Expresso Tiradentes. (Concedido para a Terminais Bloco Leste SPE S.A por R$ 2,9 bilhões – R$ 2.933.089.920,00

BLOCO NOROESTE: correspondente aos Terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha, bem como as paradas Eldorado e Clínicas. (Concedido para a SPE SP Terminais Noroeste S/A, liderada pela Socicam, por R$ 1,8 bilhão)

BLOCO SUL: correspondente aos Terminais Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha. (Concedido para a SPE São Paulo Sul S.A, liderada pela Egypt Engenharia, por R$ 2,2 bilhões).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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