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CPTM e Siemens Mobility assinam quinto aditamento para sistema de energia de tração da expansão da Linha 9-Esmeralda, trecho Grajaú-Varginha


Imagem do projeto da nova estação de trem de Varginha e seu terminal de ônibus anexo. Foto: Divulgação

Documento prorroga o prazo de execução dos serviços em 12 meses, totalizando 60 meses, e adiciona R$ 2,7 milhões ao valor original dos serviços

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Siemens Mobility Soluções de Mobilidade assinaram o quinto aditamento ao contrato que prevê a prestação de serviços de engenharia para a expansão da Linha 9-Esmeralda, trecho Grajaú-Varginha.

O contrato é de responsabilidade da CPTM, que custeia a ampliação da linha, apesar de a operação ser pela concessionária ViaMobilidade, da CCR e RuasInvest, ligado ao sistema de ônibus da cidade de São Paulo.

O aditamento, assinado em 30 de dezembro de 2024, visa prorrogar o prazo de execução dos serviços em 12 meses, totalizando 60 meses, e adicionar r$ 2,7 milhões (R$ 2.707.113,57) ao valor original do contrato. Com a alteração, o valor total do contrato passa a ser de R$ 45,5 milhões (R$ 45.497.798,39), com data base de maio de 2017. O aditamento mantém o prazo de seis meses para a Operação Assistida.

Entre os serviços contemplados no contrato estão a elaboração de projetos executivos, fabricação, fornecimento e implantação do sistema de suprimento de energia de tração. O documento também detalha os critérios de medição para cada etapa do projeto, incluindo a instalação de subestações, cabines seccionadoras, rede de dutos, muros perimetrais, e outros.

Hoje, no Brasil, os sistemas de tração elétrica estão presentes nas ferrovias que atendem os subúrbios do Rio de Janeiro e São Paulo e nos sistemas metroviários.

É importante notar que a proposta de elevar a CPTM ao “padrão Metrô” obrigará o Estado a criar condições para atender ao substancial aumento da capacidade de oferta de transporte que virá nos próximos anos. Isso implica em investir em sistemas que levem à diminuição do intervalo entre trens, ao lado da melhoria da qualidade do serviço prestado.

Nesse sentido, são fundamentais não só a aquisição de material rodante, como a rede aérea, sistemas de sinalização e o Sistema de Alimentação Elétrica.

Um ponto fundamental é a exclusividade do uso das linhas para o transporte de passageiros.

A Linha 9-Esmeralda tem conexão com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e Pinheiros (Linha 4-Amarela) e com a Linha 8-Diamante da própria CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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