Publicado em: 13 de novembro de 2024
Campanha da prefeitura visa organizar o espaço urbano e garantir a segurança de pedestres com mobilidade reduzida
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Ilhabela (SP), por meio da Secretaria de Mobilidade e Segurança e do departamento de Fiscalização, iniciou uma campanha para combater o estacionamento irregular de bicicletas em áreas públicas e privadas da cidade.
O objetivo é garantir a segurança e a circulação adequada de pedestres, especialmente aqueles com mobilidade reduzida, que enfrentam dificuldades devido a bicicletas estacionadas em locais inadequados, como calçadas, rampas de acessibilidade, entradas de prédios e pontos de ônibus.
Na primeira fase da campanha, os proprietários de bicicletas estacionadas irregularmente serão notificados, mas não multados. Para recuperar a bicicleta, basta apresentar um documento de identidade (RG) na recepção do departamento de Fiscalização. Em caso de reincidência, será aplicada multa para liberação do bem.
A campanha também visa conscientizar a população sobre a importância de estacionar bicicletas em locais apropriados, como os bicicletários disponíveis em pontos estratégicos da cidade. “Queremos promover a utilização responsável das vias públicas e a organização dos espaços para que todos possam circular de maneira segura e ordenada“, afirmou o diretor de Fiscalização. Daniel Marçal, diretor de Segurança Pública, José Eduardo de Souza. “Nosso objetivo é organizar os espaços urbanos, garantindo que todos possam circular com segurança e conforto. Incentivamos o uso de bicicletas, mas precisamos que os usuários respeitem as regras de estacionamento“, conclui Souza.
A ação se estende a veículos, carcaças e barcos abandonados, que também serão notificados para remoção. Caso os proprietários não retirem os itens, eles poderão ser apreendidos, conforme a Lei Municipal nº 529/2007.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes