Treinamento reúne cerca de 200 profissionais do sistema Move Metropolitano na Região Metropolitana de Belo Horizonte e reforça aplicação da Lei Brasileira de Inclusão
ALEXANDRE PELEGI
O Governo de Minas Gerais realizou nesta semana treinamento voltado a operadores do transporte coletivo metropolitano com foco no atendimento a pessoas com deficiência. A capacitação foi promovida pelas Secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram).
A iniciativa contemplou cerca de 200 profissionais que atuam em estações e terminais do sistema Move Metropolitano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O conteúdo abordou direitos da pessoa com deficiência, atendimento humanizado e aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
O treinamento foi conduzido por Wesley Barbosa Severino, especialista em políticas públicas de inclusão. Segundo ele, o objetivo é estimular uma mudança de percepção por parte dos operadores, ampliando a empatia no atendimento a passageiros com deficiência e mobilidade reduzida.
De acordo com a Seinfra, a expectativa é que os participantes atuem como multiplicadores nas empresas operadoras, difundindo o conteúdo entre colegas e contribuindo para a padronização do atendimento.
A programação incluiu atividades práticas realizadas no Terminal Metropolitano Bernardo Monteiro, com simulações voltadas à compreensão dos desafios enfrentados por pessoas com deficiência no uso do transporte coletivo.
A ação integra esforços do Estado para aprimorar a qualidade do serviço metropolitano, especialmente em relação à acessibilidade e ao cumprimento da legislação federal.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico 2022, indicam que aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros com dois anos ou mais de idade possuem algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 8,9% da população nessa faixa etária.
O levantamento considera limitações de natureza visual, auditiva, motora e intelectual, em diferentes graus de intensidade. Os números reforçam a relevância de políticas públicas voltadas à acessibilidade e à qualificação do atendimento no transporte coletivo, especialmente em regiões metropolitanas de grande demanda.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Alex Poatan deu um passo decisivo para sua carreira nesta quinta-feira (27), ao vagar o cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC. Em live realizada no Instagram, o presidente do Ultimate, Dana White, anunciou que Jiri Procházka e Carlos Ulberg farão a luta principal do UFC 327, em abril, valendo o cinturão que era do brasileiro.
A disputa pelo título ficou aberta após Poatan abdicar oficialmente do posto de campeão da divisão até 93 kg. Com isso, os rumores sobre uma possível subida do brasileiro para o peso-pesado ganham ainda mais força nos bastidores do UFC. Caso confirme a mudança, Poatan pode buscar um feito inédito na organização: nunca, na história do Ultimate, um atleta conquistou cinturões em três categorias diferentes. O brasileiro já foi campeão dos médios e dos meio-pesados.
Além da vaga deixada nos meio-pesados, outro cenário passou a ser especulado. Com Tom Aspinall afastado após cirurgia no olho e, no momento, sem condições de lutar, cresce a possibilidade de Poatan disputar em sua estreia na divisão o título interino dos pesados. A grande incógnita é o “quando”.
O adversário mais citado para esse possível duelo é Ciryl Gane, em uma luta que poderia acontecer em um card especial cogitado para junho, com local simbólico: a Casa Branca. Nos bastidores, porém, também não se descarta um cenário ainda maior, com uma superluta contra Jon Jones, dependendo do andamento das negociações e da definição do topo da categoria.
Enquanto o UFC organiza o quebra-cabeça dos cinturões, a saída de Alex Poatan dos meio-pesados não apenas redefine a disputa pelo título da divisão, como também abre caminho para um dos movimentos mais ambiciosos da história recente do MMA.
Gratuidade começa em abril. Novos itinerários já entram em operação nesta segunda-feira, 02 de março de 2026
ADAMO BAZANI
A cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, vai ter sua versão de “Domingão Tarifa Zero”, com gratuidade aos domingos nos ônibus municipais.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026, pela prefeitura.
As gratuidades começam em abril e as regras estão sendo finalizadas pela administração municipal e pela empresa prestadora dos serviços SOU (Sancetur) Indaiatuba.
Também foram anunciadas quatro linhas novas de ônibus e a ampliação do número de viagens em linhas já em operação.
Os novos trajetos e a ampliação da oferta começam nesta segunda-feira, 02 de março de 2026.
Ao todo, serão 46 viagens a mais nos dias úteis, entre 29 das novas linhas e 17 nas já existentes.
NOVAS LINHAS:
333 – Sabiás x Centro – 4 viagens
334 – Campo Bonito x Praça Dom Pedro – 5 viagens
335 – Campo Bonito x Distrito Industrial – 11 viagens
336 – EuroPark x Distrito Industrial via Sabiás/Colibris – 9 viagens
VEJA ABAIXO OS DETALHES, DE ACORDO COM A PREFEITURA:
Novas linhas
Linhas diretas para o Centro – dias úteis e horários de pico:
Linha 333 – Sabiás x Centro – Itinerário terá início no Residencial dos Sabiás e seguirá o mesmo traçado da atual Linha 316 até a Rua João Martini. A partir desse ponto, seguirá até o Terminal do Jardim Morada do Sol e, depois, utilizará a orla do Parque Ecológico (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé) como acesso viário para chegar ao Centro, onde atenderá o Terminal Central e o Terminal da Praça Dom Pedro II. O embarque e desembarque será no Terminal Central, na plataforma 5.
Linha 334 – Campo Bonito x Praça Dom Pedro – Itinerário terá início no Campo Bonito, seguindo o mesmo traçado da atual Linha 320 até o início da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. A partir desse ponto, utilizará a orla do Parque Ecológico como acesso viário para chegar ao Centro, onde atenderá o Terminal Central e o Terminal da Praça Dom Pedro. O embarque e desembarque será no Terminal Central, na plataforma 4.
Linhas diretas para o Distrito Industrial – dias úteis e horários de pico:
Linha 335 – Campo Bonito x Distrito Industrial – O itinerário começará no Campo Bonito, seguirá até o Terminal João Pioli, de onde percorrerá a Rua Sílvio Candello até o Terminal do Jardim Morada do Sol, atendendo também a faixa de alta e média densidade existente na região, seguindo em direção ao Distrito Industrial, com ponto final na empresa Toyota.
Linha336 – Europark x Distrito Industrial via Sabiás/Colibris – Itinerário componto inicial próximo ao Europark Comercial, passará pelo Residencial dos Sabiás e Jardim dos Colibris, seguirá para o Jardim Paulista e Jardim Paulistano, e acessará as proximidades da Toyota pela Marginal Sul, de onde seguirá pelo viaduto até o Distrito Industrial. A partir desse ponto cumprirá o mesmo itinerário da Linha 326, para não prejudicar os usuários desses bairros.
Linhas existentes com alterações
Linha 302 – Castelo Branco x Caminho da Luz x Rumo (dias úteis, sábados e domingos) – O itinerário que atualmente segue pela Avenida Presidente Vargas e cruza a rodovia SP-075 pelo viaduto, agora passará a acessar a rodovia no sentido Salto, fará o retorno próximo à Avenida Visconde de Indaiatuba e retornará pela Marginal Norte, de modo a atender a região onde estão localizadas a Kaefer Rip e a instalação da Rumo, implantada no complexo de condomínios GH Corporate.
Linha 326 – Distrito Industrial x João Pioli – (somente dias úteis e horários de pico) – A linha terá o traçado otimizado com o objetivo de reduzir o tempo das viagens realizadas do Terminal João Pioli e do Jardim Morada do Sol em direção ao Distrito Industrial. Com as mudanças, o itinerário deixará de atender os bairros Jardim dos Colibris, Jardim Paulista e arredores, priorizando o atendimento à região do Jardim Morada do Sol, onde se observa uma demanda maior. Os bairros que deixaram de ser atendidos pela Linha 326 passarão a ser atendidos pela nova linha 336.
Linha 319 – Fogueteiro/Pouso Alegre x Terminal Central (dias úteis e horários de pico)– Itinerário da linha denominada anteriormente Fogueteiro/Fanger x Terminal Central foi estendido até o bairro Pouso Alegre, na divisa com Campinas, em decorrência de demanda apresentada pelos moradores do bairro que trabalham em Indaiatuba. A mudança foi autorizada pela EMTU/SP por se caracterizar serviço metropolitano.
Linha 318 – Smart City/The Palms x Terminal Central via Distrito Europark – Inclusão de viagem às 06h30, sentido centro-bairro, atendendo demanda de trabalhadores do Distrito Europark, que residem na área central e bairros do entorno.
Linha 301A – Distrito Industrial/Tancredo Neves x Terminal Central. Alteração ocorrerá somente na viagem das 5h20, saindo do Mercado Cidade Nova, nos dias úteis.Neste horário, a viagem passará a ter ponto inicial no Terminal João Pioli e seguirá pelo Parque Ecológico, atendendo a faixa contínua de média densidade localizada na região dos bairros Jardim Juscelino Kubitschek, Jardim Tancredo Neves e Jardim Morada do Sol, pela Rua José Carlos Wolf. Itinerário: Parte do Terminal João Pioli– Avenida Manoel Ruz Peres; segue pela Rua Humberto Batisti; Rua José Carlos Wolf; Rua Antônio Cavalli; Rua Dr. Renato Riggio; Rua Jerônymo Perucci; Rua Jacob Lyra; Rua Eduardo Borsari (viaduto); Rua Antônio Barnabé; Rua Arthur Barbarini; Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone; Rua Jânio Jefferson dos Santos; Rua Antônia Martins Luiz; Rua Antônio Barnabé; Rua Ettore Soliani/Alameda Júpiter; Alameda Vênus/Rodovia SP-73, e Ponto Barison Bus (Ponto Final).
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Projeto prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos, fortalece eixo estratégico entre Campinas, Ribeirão Preto e divisa com MG e traz redução de tarifas de até 29%
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O Governo de São Paulo realizou nesta sexta-feira (27), na sede da Bolsa de Valores (B3), o leilão de concessão do Lote Rota Mogiana, com foco na modernização e ampliação de rodovias. O consórcio Rota Mogiana foi o ganhador, com a maior oferta de outorga fixa ao Estado, no valor de R$ 1,08 bilhão. A proposta vencedora teve ágio de 187% sobre o valor mínimo de outorga, fixado em R$ 580 mil, e superou as outras três proponentes: MC Brazil Concessões Rodoviárias (com proposta de R$ 1,01 bilhão), a EPR Participações (R$ 560 milhões) e a Motiva Infraestrutura de Mobilidade (R$ 180,2 milhões).
A concessionária será responsável pela operação, manutenção e ampliação do sistema rodoviário pelos próximos 30 anos. A nova concessão, que passa a reunir trechos atualmente sob gestão da Renovias, além de rodovias administradas pelo DER, tem início previsto para julho de 2026, quando o contrato atual chega ao fim.
Com 520 km de extensão, a concessão prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos ao longo do contrato, contemplando duplicações, terceiras faixas, marginais, acostamentos, passarelas, dispositivos de acesso, contorno viário e ciclovias. O projeto absorve os trechos atualmente sob concessão da Renovias, além de rodovias atualmente geridas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), do governo Estadual, estabelecendo um amplo conjunto de obras voltadas à ampliação da capacidade e à melhoria das condições de tráfego.
“Essas intervenções terão importância para o turismo, para nossas rotas do café, do vinho e para nossa produção de água. Esse é um contrato que vai fazer a diferença. Ao longo do tempo, construímos a melhor infraestrutura do Brasil e não dá para parar. Estamos chegando ao final do contrato da Renovias e precisávamos não apenas de uma licitação que substituísse esse contrato, mas de algo que resolvesse problemas históricos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A mudança trará benefícios já na largada, com redução nas tarifas das praças. Em Jaguariúna, a queda será de até 29%. Também haverá redução de 27% em Águas da Prata, 26% em Estiva Gerbi e 20% em Espírito Santo do Pinhal e Itobi, além de reduções em Casa Branca (13%), Mococa (9%) e Aguaí (5%). Com isso, a maioria das praças atuais terá diminuição imediata na tarifa-base, já no início da operação. A medida integra a política estadual de padronização do valor por quilômetro, com valor por km menor e maior justiça tarifária ao usuário.
A iniciativa tem potencial para gerar cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos e consolida um importante corredor de integração regional, conectando a Região Metropolitana de Campinas a Ribeirão Preto e municípios próximos à divisa com o Estado de Minas Gerais. O projeto amplia a segurança viária, melhora a fluidez do tráfego e fortalece a integração entre polos agrícolas, industriais, logísticos e turísticos estratégicos para a economia paulista.
Entre as ações planejadas, estão as duplicações de mais de 217 quilômetros em rodovias estratégicas, a exemplo da SP-350, entre Casa Branca e São José do Rio Pardo, a SP-344, entre São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul, as SP-333 e SP-338, ligando Mococa a Cajuru, a SP-340, ligando Mococa à divisa com o Estado de Minas Gerais, além da SP 107, entre Santo Antônio de Posse e Artur Nogueira.
Também estão previstos 86 quilômetros de novas vias marginais e 138 quilômetros de faixas adicionais, beneficiando malhas importantes como a SP-340, no trecho entre Campinas e Mogi Guaçu. Em Águas da Prata, o plano prevê a duplicação até a divisa com Minas Gerais e a construção de um novo contorno viário no perímetro urbano da SP-342, que vai retirar o tráfego pesado do centro urbano e resolver uma demanda histórica da população.
Para qualificar o acesso urbano e garantir mais segurança aos usuários, o projeto inclui aperfeiçoamentos incorporados a partir das contribuições recebidas durante o processo de consulta pública. Foram adicionadas ao escopo da concessão 58 novas passarelas para pedestres, 129 novos dispositivos de interseção e vias locais, ampliando a conectividade entre rodovias e centros urbanos e reforçando a segurança dos usuários.
Estão previstas ainda intervenções específicas de segurança, como a instalação de barreiras e defensas, sonorizadores em trechos de maior tráfego para alertar os motoristas, além da modernização da sinalização e da iluminação viária, especialmente em pontos críticos.
A expectativa é que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas em 22 municípios sejam beneficiadas, incluindo Aguaí, Águas da Prata, Artur Nogueira, Cajuru, Campinas, Casa Branca, Cosmópolis, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Itobi, Jaguariúna, Limeira, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio de Posse, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
As intervenções vão reduzir o tempo de viagem, melhorar a fluidez do tráfego e gerar ganhos diretos às cadeias produtivas regionais, facilitando o escoamento da produção agrícola, reduzindo custos logísticos e aumentando a segurança viária. “A Rota Mogiana é um projeto estruturante para o interior, que amplia a integração regional e estimula a geração de empregos e oportunidades”, destacou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
“Hoje nós celebramos a vitória deste leilão que é uma responsabilidade histórica. Vencer a Rota Mogiana significa assumir a responsabilidade dos trechos mais relevantes do estado de São Paulo. Um corredor que conecta prósperas cidades, que integra o agronegócio, a indústria e o turismo”, afirmou Igor Jefferson Lima Clemente, representante do consórcio vencedor.
Durante o período de licitação, o projeto contou com ampla participação da sociedade. Foram realizadas consultas e audiências públicas que incorporaram contribuições da sociedade, gestores municipais e agentes do setor, resultando em um modelo contratual mais equilibrado, seguro e eficiente para os usuários. Ao todo, foram 284 contribuições que foram analisadas pelas equipes técnicas da SPI e da Artesp e incorporadas ao edital, respeitando as demandas regionais e o foco em segurança, fluidez e qualidade do serviço.
Siga Fácil
A Rota Mogiana integra a nova rodada do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, que adota o sistema de pedágio eletrônico Siga Fácil. Com isso, as praças de pedágio são substituídas por pórticos eletrônicos inteligentes, identificando veículos por placas ou tags, dando mais fluidez ao tráfego e maior justiça tarifária. Ou seja, com o Siga Fácil, o motorista paga apenas pelo trecho percorrido.
Além da modernização do modelo de cobrança, a concessão já inicia com redução nas tarifas-base das praças atuais, dentro da política estadual de padronização do valor por quilômetro, que estabelece valor por km menor e cobrança proporcional ao uso.
Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas e reduz acidentes. O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, a Nova Raposo e a Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. O site sigafacil.sp.gov.br traz o mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.
Rodovias paulistas entre as melhores do país
De acordo com a mais recente Pesquisa de Rodovias da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 14 das 20 rodovias mais bem avaliadas do Brasil estão em São Paulo, sendo 11 concedidas. O levantamento considera critérios como qualidade do pavimento, sinalização e geometria da via, reforçando o protagonismo do Estado em segurança viária e eficiência operacional.
SP pra Toda Obra
O projeto integra o programa SP pra Toda Obra, programa do Governo de São Paulo que prevê melhorias em 21,2 mil quilômetros de rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) e pelas concessionárias, com supervisão da Artesp. O investimento de R$ 30,5 bilhões, o maior da história do estado de São Paulo.
Neste sábado, 28 de fevereiro de 2026, entre 12h e 13h, a Estação da Luz da CPTM recebe o espetáculo de dança “ELO”, da T.F. Cia de Dança.
A apresentação integra o projeto Plataforma Conexões e convida o público a vivenciar uma experiência artística que dialoga com o espaço urbano e com as relações humanas.
Com a proposta “Eu, que somado ao outro, crio o entendimento de nós”, o espetáculo aborda temas como união, empatia e pertencimento. Em interação com a arquitetura e com o fluxo cotidiano da estação, os corpos em cena constroem uma narrativa poética que busca novos olhares para a cidade e para aquilo que, muitas vezes, passa despercebido.
Concebido para espaços alternativos, “ELO” transforma o ambiente de circulação em palco, aproximando arte e público. A montagem propõe a anarquia dos afetos e reforça o toque como gesto simbólico de conexão. “Nem ele, nem ela. ELO.”, sintetiza a obra.
A ação conta com a parceria do Museu da Língua Portuguesa, fortalecendo a Estação da Luz como ponto de encontro entre mobilidade, cultura e cidadania.
Serviço
Espetáculo “ELO” – Plataforma Conexões MLP
Local: Estação da Luz (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e Expresso Aeroporto)
Nos dois dias, Linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e linhas 1 e 4 seguirão trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste fim de semana, 28 de fevereiro e 1º de março, o MetrôRio funcionará das 5h à meia-noite, no sábado; e das 7h às 23h, no domingo. Nos dois dias, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
Jogo sábado no Engenhão
No sábado (28/02), o Botafogo enfrenta o Boavista, a partir das 19h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão), pela semifinal da Taça Rio. O MetrôRio recomenda que o embarque e desembarque sejam realizados na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia.
Jogo domingo no Maracanã
No domingo (01/03), a partida será entre Fluminense e Vasco, a partir das 18h, pela semifinal do Campeonato Carioca. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.
A concessionária sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).
O MetrôRio orienta ainda que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas. Outra dica importante é usar o aplicativo do MetrôRio, disponível para Android e iOS, para planejar os trajetos e acompanhar, em tempo real, a operação do sistema metroviário. Os clientes podem consultar a ferramenta “Planeje sua viagem” no site da concessionária neste link.
Serviço
Funcionamento do metrô neste fim de semana (28/02 e 1/03)
MetrôRio – Linhas 1, 2 e 4
Sábado (28/02): das 5h à meia-noite
Domingo (1/03): das 7 às 23h
Transferência entre as linhas 1 e 2
Sábado (28/02) e domingo (1/03): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema
Na véspera do jogo decisivo contra o Pouso Alegre pela semifinal do Campeonato Mineiro, a diretoria do Cruzeiro ouviu cobranças da torcida. Inclusive pedindo pela saída do técnico Tite.
Membros da Máfia Azul, principal organizada do clube, se reuniram na Toca da Raposa II com parte da direção e também alguns jogadores, além do técnico Tite.
Dono da SAF da Raposa, Pedro Lourenço estava presente com Bruno Spindel, diretor de futebol, e Bruno Faleiro, diretor de comunicação. Além dos atletas Cássio, Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira e Fabrício Bruno.
A proximidade de Pedrinho BH com a organizada possibilitou o encontro, onde foram feitas cobranças por uma “mudança urgente”, segundo publicou a Máfia Azul em nota. Confira abaixo.
“Cobrança por uma mudança urgente.
Hoje estivemos presentes na Toca da Raposa II com o objetivo, primeiramente, de pedir a saída do técnico Tite e de sua comissão técnica. Também cobramos as atuações de alguns jogadores do elenco em 2026 que estão abaixo da média e do que a camisa exige.
Entendemos que não seria válido fazer protesto na porta do CT. Nosso intuito foi conversar, olho no olho, e entender o que está acontecendo. Os jogadores afirmaram estar 100% fechados com o treinador e prometeram uma mudança de postura e melhores resultados.
Cobramos atitude e lembramos o exemplo do ano passado, quando deixamos escapar títulos por detalhes. Em 2026, não aceitaremos mais ficar no ‘quase’. Essa camisa é pesada, tem história e precisa ser honrada dentro de campo.
Pedimos raça para vestir nossas cores e deixamos claro que a indignação não é só nossa, mas de toda a Nação.
Reforçamos que continuaremos apoiando, como sempre fizemos. Mas queremos resposta imediata. O elenco é forte, os salários estão em dia e a estrutura é de primeiro mundo. Não há espaço para desculpas.
A Máfia Azul estará, como sempre esteve, nas arquibancadas. Mas que 2026 seja diferente, a Máfia Azul não quer mídia, queremos futebol.
Somos Cruzeiro, o sentimento de todo cruzeirense também é o nosso.”
Nos últimos dias, a cobrança em cima de Tite tem crescido nas arquibancadas. Contra o Corinthians, no empate por 1 a 1 no Mineirão, pelo Brasileirão, a torcida cruzeirense chegou a gritar “adeus, Tite” nas arquibancadas, em um claro sinal de insatisfação com o treinador.
Desde que chegou ao comando da Raposa, o técnico de 64 anos participou de 13 jogos, com seis vitórias, dois empates e cinco derrotas. No Brasileirão, o clube mineiro ainda não venceu e está no Z4, com apenas dois pontos somados.
Medida beneficia mais de 700 alunos da rede municipal e inclui revisão de norma para regularizar rotas na Capital
ARTHUR FERRARI
A Prefeitura de Palmas restabeleceu o serviço de transporte escolar urbano da rede municipal a partir da última terça-feira (24). A retomada ocorreu após a contratação de 17 novos ônibus, permitindo o atendimento diário de mais de 700 estudantes em diferentes regiões da Capital.
Para viabilizar a ampliação das rotas urbanas, foi necessária a revisão do Decreto nº 2.861/2026, publicado neste mês, que regulamenta a oferta do serviço no município. A atualização da norma assegura respaldo jurídico à operação e estabelece critérios para concessão do benefício.
De acordo com o decreto, têm direito ao atendimento educandos que residem na zona rural a mais de 1.500 metros da via principal — considerada rota central de embarque — e também aqueles que moram a mais de 3.000 metros da unidade educacional, seja ela situada em área rural ou urbana.
Durante o período em que o serviço esteve suspenso, faltas foram registradas nas unidades de ensino. Segundo a administração municipal, essas ausências serão abonadas. As escolas também adotaram medidas pedagógicas para garantir a reposição dos conteúdos e evitar prejuízos acadêmicos aos estudantes.
As rotas urbanas contemplam alunos dos setores Recanto das Araras I e II, Jardim Vitória I e II, Sônia Regina, Jardim Paulista, Setor Industrial, Bela Vista e Lago Norte, matriculados em escolas de tempo integral e parcial.
Para as unidades de tempo integral, a saída ocorre às 7h, com retorno às 16h50. No caso das escolas parciais no período da manhã, os veículos partem às 6h40 e retornam às 11h30. Já no turno da tarde, a saída está programada para 12h40, com volta às 17h30.
Com a normalização das operações, o município passa a garantir novamente o deslocamento regular dos estudantes atendidos pelas rotas urbanas.
Valor é correspondente ao ano de 2023 e se refere a repasses não realizados por seccionamento de tarifas
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
A Artesp, agência que regula os transportes no Estado de São Paulo, decidiu ressarcir as empresas de ônibus de linhas intermunicipais metropolitanas por repasses não realizados em relação a gratuidades para passageiros com idades entre 60 anos e 64 anos.
As companhias integram o Consórcio Unileste e Consórcio Anhanguera, da Grande São Paulo.
O valor total é de R$ 1,5 milhão – R$ 1.598.938,80 (um milhão, quinhentos e noventa e oito mil novecentos e trinta e oito reais e oitenta centavos).
Segundo Deliberação Artesp – 135, no período de fevereiro a dezembro de 2023, os repasses foram realizados com base na tarifa do seccionamento de menor valor.
Desta maneira, não foram pagos os valores que as viações tinham direito, com base nos reais custos operacionais, no entendimento da Artesp, sendo necessária a complementação.
O Consórcio Anhanguera presta serviços na Área 2, da Região Metropolitana de São Paulo, unindo as cidades de Cajamar, Caieiras, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Franco da Rocha.
Já o Consórcio Unileste opera na chamada Área 4, da Grande São Paulo, que compreende as ligações entre as cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano e São Paulo.
A deliberação foi publicada nesta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026, e foi tomada durante reunião do Conselho Diretor da Artesp, realizada na quinta-feira (26).
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes