21.7 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 03:28
Publicidade
Home Blog Page 109

Linhas de ônibus em São Bernardo do Campo (SP) terão aumento de frota e alterações de horários a partir de segunda (02)

0

[ad_1]

Mudanças são para adequar oferta às necessidades de demanda, diz BR7 Mobilidade

ADAMO BAZANI

A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, terá mudanças no sistema de linhas de ônibus, a partir de segunda-feira, 02 de março de 2026.

As informações são da operadora BR7 Mobilidade.

Os serviços terão ampliação de frota e, com isso, mudanças de horários, que podem ser conferidas por meio do aplicativo para celular “Meu Ônibus SBC”.

As alterações são para adequar oferta às necessidades de demanda, diz a empresa.

As linhas envolvidas são:

04 Paço / Rudge Ramos

10 Vl. Ferreira / Paço

16 Alvarenga / Rudge Ramos

53 Selecta / Rudge Ramos

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Arbitragem de Palmeiras x São Paulo terá Daiane Muniz no comando e mais quatro mulheres; veja os nomes

0

[ad_1]

A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou a arbitragem das semifinais do Paulistão e o Choque-Rei entre Palmeiras e São Paulo, no domingo (1°), terá um quinteto formado por mulheres no comando.

A responsável pelo apito será Daiane Muniz, que apitou o duelo das quartas de final do São Paulo contra o Red Bull Bragantino, quando a árbitra foi vítima de machismo por parte de Gustavo Marques, zagueiro do Massa Bruta.

Daiane será auxiliada por Neuza Ines Back e Fabrini Bevilaqua Costa, enquanto Marianna Nanni Batalha e Izabele de Oliveira serão a quarta e quinta árbitras, respectivamente.

O VAR, por sua vez, ficará a cargo de Thiago Duarte Peixoto, que terá Fabricio Porfirio de Moura e Thiago Luis Scarascati como assistentes.

A semifinal do Paulistão é em jogo único, na Arena Barueri, já que o Palmeiras tem melhor campanha no Estadual. Quem avançar, encara Novorizontino ou Corinthians, que já se enfrentam neste sábado (28), no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi.

Próximos jogos do Palmeiras:

Próximos jogos do São Paulo:

[ad_2]

Fonte

Linha 7-Rubi da TIC Trens volta a operar com normalidade nesta sexta-feira (27)

0

[ad_1]

Foto: Reprodução Redes Sociais

Problema ocorreu devido a uma falha no sistema operacional de um trem na estação Lapa

YURI SENA

A linha 7-Rubi circulou com velocidade reduzida na tarde desta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026. 

A operação ocorreu com maior tempo de parada nas estações após um problema registrado em um trem na estação Estação Lapa. Falha afetou diretamente o deslocamento de passageiros no horário de pico da Grande São Paulo.

Registros publicados nas redes sociais mostram plataformas cheias e dificuldades para embarque nas composições ao longo da linha. 

Confira nota da TIC Trens:

Devido a uma falha no sistema operacional de um trem na estação Lapa, a Linha 7-Rubi opera com velocidade reduzida e maior tempo de parada, desde às 17h50 desta sexta-feira (27). O trem foi retirado de circulação como medida preventiva. Os passageiros estão sendo orientados por meio de avisos sonoros nos trens e estações, assim como pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) da TIC Trens.

A TIC Trens lamenta os transtornos causados aos passageiros e informa que as equipes de manutenção estão atuando para restabelecer a operação normal o mais breve possível.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Acidente entre ônibus da Transwolff e caminhão deixa feridos na Avenida Engenheiro Marsilac, na Zona Sul de São Paulo (SP), nesta sexta-feira (27)

0

[ad_1]

Foto: Reprodução/Metrópoles

Coletivo envolvido atende a linha 6L01/10 Marsilac – Terminal Varginha; vítimas foram socorridas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na manhã desta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026, um acidente entre um ônibus municipal da empresa Transwolff e um caminhão deixou ao menos cinco pessoas feridas na Avenida Engenheiro Marsilac, localizada na Zona Sul da capital paulista.

A colisão ocorreu no trecho conhecido como Estrada das Sete Curvas e envolveu um coletiuvo que atende a linha 6L01/10 Marsilac – Terminal Varginha.

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendeu três das cinco vítimas, diretamente no local do acidente.

Já o Corpo de Bombeiros socorreu os outros dois feridos e os encaminhou ao Hospital Municipal de Parelheiros.

Em nota ao Diário do Transporte, a SPTrans (São Paulo Transporte) informou que um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar.

“A Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informam que uma equipe do Programa de Redução de Acidentes de Transporte (PRAT) apura a ocorrência desta sexta-feira (27), às 9h55, na Estrada Engenheiro Marsilac, sentido bairro. O caso envolveu um ônibus que operava pela linha 6L01/10 Marsilac – Term. Varginha. Um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar.”

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Metrô de São Paulo terá circulação ininterrupta neste fim de semana (28 e 1º)

0

[ad_1]

Foto: Reprodução/Agência SP

De sábado para domingo, todas as estações ficarão abertas para embarque e desembarque

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Neste fim de semana, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata voltam a funcionar durante toda a madrugada para embarque e desembarque de sábado para o domingo.

A operação 24hs nos finais de semana foi implementada em dezembro passado, em caráter experimental, e tem como objetivo analisar a demanda potencial, a viabilidade técnica e operacional, bem como possíveis ajustes, para atender a uma antiga demanda de passageiros e turistas que apreciam as atrações da noite paulistana, bem como os trabalhadores de estabelecimentos que funcionam nesses horários.

Neste período de funcionamento durante a madrugada, as bilheterias não funcionam e o passageiro que não conta com cartões Bilhete Único ou TOP podem adquirir seus bilhetes pelas máquinas de autoatendimento, Carteira Google ou WhatsApp (11 3888-2200). Nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, a entrada também pode ser feita por meio de pagamento por aproximação, com cartões físicos de crédito e débito.

Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô atende diariamente, das 5h à meia-noite, pelo telefone 0800-770-7722.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Em Milão, bonde da linha 9 descarrila no centro e deixa mortos e dezenas de feridos

0

[ad_1]

Acidente ocorreu em avenida movimentada; Ministério Público abriu investigação para apurar as causas

ALEXANDRE PELEGI

Um grave acidente envolvendo um bonde (tram) da linha 9 do transporte público de Milão deixou ao menos duas pessoas mortas e dezenas de feridos na tarde desta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026.

O veículo descarrilou em Viale Vittorio Veneto, região central da cidade, saiu dos trilhos e colidiu contra a calçada e a fachada de um prédio. O trecho é bastante movimentado e concentra grande fluxo de pedestres e veículos.

Segundo informações divulgadas pela imprensa italiana, o bonde seguia em direção à região de Porta Venezia quando perdeu a trajetória normal. As causas do descarrilamento ainda não foram esclarecidas.

Vítimas e atendimento

O balanço preliminar aponta duas vítimas fatais e cerca de 38 a 39 feridos, entre passageiros e pessoas que estavam na via pública. Parte dos feridos foi atendida no próprio local e encaminhada a hospitais da cidade, com diferentes níveis de gravidade.

Equipes do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e forças de segurança isolaram a área para atendimento às vítimas e início da perícia técnica.

Investigação

A Procuradoria de Milão abriu investigação para apurar responsabilidades. O procurador-chefe Marcello Viola acompanha o caso. A apuração deverá avaliar possíveis falhas operacionais, técnicas ou de infraestrutura da via.

A operação do sistema é responsabilidade da Azienda Trasporti Milanesi (ATM), empresa que administra metrô, ônibus e bondes na cidade. Técnicos da companhia também participam da análise do ocorrido.

Sobre a linha 9

A linha 9 é uma das principais linhas de bonde de Milão, conectando áreas centrais e importantes polos urbanos. Nos últimos anos, a rede recebeu novos veículos modernos, de piso baixo e operação bidirecional, como parte do processo de renovação da frota.

As autoridades ainda não divulgaram informações conclusivas sobre o que provocou o descarrilamento. Novas atualizações devem ser divulgadas após a conclusão das primeiras análises técnicas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Do dinheiro ao Flamengo: por que Grêmio pode deixar Libra e como isso mexe com bloco nos bastidores

0

[ad_1]

O Grêmio vota, no próximo dia 17 de março, em seu Conselho Deliberativo, a aprovação ou não da saída do clube do bloco da Libra para aderir ao Futebol Forte União (FFU).

A proposta que atrai o Imortal inclui a possibilidade de vender 10% dos direitos de transmissão de seus jogos do Campeonato Brasileiro pelos próximos 50 anos, contando com a Sportsmedia, empresa responsável pela negociação, como sócia.

É um movimento similar ao que foi feito nos últimos meses por clubes como Vitória e Atlético-MG, que também integravam a Libra.

No caso do Grêmio, além da aprovação do Conselho Deliberativo tricolor, a mudança de bloco também depende de uma autorização do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Existe otimismo no FFU de que contarão com os gaúchos no futuro.

Segundo apurou a ESPN, a Libra ainda trata tanto o Grêmio, quanto Vitória e Galo, como vinculados ao bloco institucionalmente, com contrato vigente até 2029.

A reportagem ouviu diferentes fontes para entender o que tem motivado esse movimento nos bastidores. A primeira razão é financeira. Ao contrário da Libra, a FFU ofereceu aos clubes, via Sportsmedia, a possibilidade de acesso rápido a recursos, com a venda de um percentual dos direitos de transmissão futuros. Isso fez com que muitas equipes que buscavam dinheiro imediato aceitassem o negócio.

O caso do Grêmio não é diferente. Assumido por uma nova direção no início deste ano, o Imortal atravessa dificuldades financeiras, tendo acertado, por exemplo, a saída de 21 atletas, e encarado problemas com a falta de repasses da Alfa Bet, então patrocinadora máster da equipe.

Na Libra, por conta do modelo de organização do bloco, os clubes não contam com essa possibilidade da venda de parte dos direitos como na FFU. A ESPN apurou que o bloco tem se organizado internamente a partir de seu departamento comercial para tentar oferecer uma alternativa.

Recentemente, a Libra chegou a costurar um acordo com o banco Daycoval para que os clubes tivessem a opção de vender 5% de seus direitos de transmissão por 15 anos. A oferta, no entanto, foi retirada um tempo depois, algo que irritou diversos clubes do bloco, como, por exemplo, Atlético-MG e Grêmio, que passaram a retomar as conversas com a Sportsmedia em busca de uma nova fonte de renda.

Disputa judicial com o Flamengo

Outro fator que ajuda a explicar a atual situação da Libra é a postura do Flamengo com relação ao bloco. Com a chegada de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, à presidência, no lugar de Rodolfo Landim, o clube passou a questionar a divisão de dinheiro proposta e, como noticiou a ESPN, desde o final de 2025 há uma disputa judicial envolvendo as partes.

O Flamengo entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) pedindo o bloqueio do repasse de R$ 77 milhões aos demais times do bloco, entendendo que a divisão da parte da verba distribuída pela Libra por audiência era injusta.

O cálculo rubro-negro é que, no modelo proposta pela Libra, o Flamengo receberia cerca de 10,41% da receita proveniente dessa variável, enquanto considera que detém 47% da torcida dos clubes do bloco. Na interpretação carioca, por tanto, o time estaria recebendo menos do que tem direito.

O imbróglio impactou diretamente em clubes que, com necessidades maiores, contavam com esse dinheiro e gerou desgaste com o Flamengo. O incômodo é com a intransigência do clube na mesa de negociação, principalmente com relação a valores.

Em meio a este cenário, existe a possibilidade de que, no futuro próximo, outros clubes repitam o movimento a caminho da FFU. A Libra, por outro lado, tenta se movimentar para oferecer algo semelhante e se manter de pé em meio a uma possível debandada.

[ad_2]

Fonte

FNDE confirma ônibus elétricos e sustentáveis no Plano Estratégico de Compras Nacionais para Educação até 2027

0

[ad_1]

Portaria abre a possibilidade para novas rodadas do Caminho da Escola já terem os modelos menos poluentes

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

As próximas licitações de compras de ônibus por meio do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, já poderão ter modelos elétricos ou de outras alternativas sustentáveis.

Portaria publicada nesta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026, que altera portaria anterior, confirma a inclusão dos “ônibus escolares sustentáveis” no Plano Estratégico de Compras Nacionais para Educação até 2027.

A decisão do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) traz alterações em relação a portaria de dezembro de 2024 e mantém este tipo de veículo nas diretrizes do Ministério da Educação.

Entretanto, as configurações dos ônibus e as disponibilidades das ofertas no mercado dependem de alinhamentos entre os técnicos da pasta e representantes da indústria, bem como definições se só poderão ser ofertados coletivos efetivamente montados no Brasil e ainda com índice mínimo de nacionalização.

As diretrizes para a categorização e definição dos níveis de prioridade dos objetos a serem licitados pelo FNDE, bem como as diretrizes voltadas à promoção da sustentabilidade, deverão ser publicadas no sítio eletrônico do FNDE. diz o trecho.

O porte dos ônibus escolares é mais condizente com os modelos micro-ônibus e mídis (micrões), que apesar de a oferta de modelos estar crescendo, ainda representam uma lacuna de mercado.

Os itens previstos nesta nova versão da portaria são:

I – ônibus escolares;

II – mobiliários escolares e de tamanho infantil;

III – equipamentos de tecnologia educacional;

IV – ventiladores;

V – materiais escolares;

VI – caminhões frigoríficos;

VII – equipamentos de cozinha;

VIII – brinquedos para áreas externas e playgrounds;

IX – instrumentos musicais;

X – aparelhos de ar-condicionado;

XI – bicicletas escolares;

XII – equipamentos de lavanderia e de refeitório;

XIII – ônibus escolares sustentáveis;

XIV – veículos para transporte institucional;

XV – serviços de reprodução gráfica;

XVI – projetores e televisores para salas de aula;

XVII – materiais e equipamentos para laboratórios de ciências;

XVIII – materiais esportivos;

XIX – serviços de implantação e manutenção de redes wi-fi nas escolas;

XX – kits de robótica;

XXI – kits maker;

XXII – kits de audiovisual;

XXIII – serviços de sondagem geotécnica, levantamento topográfico planialtimétrico, elaboração de projeto de implantação e elaboração de projeto de fundação; e

XXIV – instalação de módulos edilícios padronizados para a implantação de escolas de ensino integral.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

São José dos Campos (SP) apresenta novo modelo de transporte coletivo com proposta de reestruturação completa da rede e suporte a frota elétrica

0

[ad_1]

Foto:
Robson Prado/Ônibus Brasil

Plano prevê integração ampliada e linhas com operação durante 24 hroas

ARTHUR FERRARI

O projeto do Novo Transporte Público de São José dos Campos foi apresentado na terça-feira (24) a integrantes e visitantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A explanação foi conduzida pela Secretaria de Mobilidade Urbana e detalhou a proposta de reformulação do sistema que já conta com ônibus elétricos em operação na cidade.

A apresentação foi feita pela analista de Planejamento de Transporte, Estefânia Menezes, que explicou que a iniciativa não se limita à substituição da frota convencional por veículos movidos a energia elétrica. Segundo o conteúdo exposto, o plano foi estruturado a partir de estudos técnicos com foco na reorganização da dinâmica de deslocamentos urbanos.

Entre os pontos centrais está a criação de uma nova rede operacional composta por seis tipologias distintas de linhas, desenhadas para racionalizar percursos e acompanhar o crescimento do município. O redesenho inclui comparativos entre os trajetos atuais e as propostas futuras para cada região, além de mapas com a cobertura territorial detalhada.

O sistema prevê ainda a implantação de pontos de integração divididos em duas categorias, com o objetivo de facilitar o transbordo. Também está prevista ampliação do atendimento noturno, incluindo linhas que devem operar 24 horas.

Outro eixo abordado foi a infraestrutura de suporte à frota elétrica, com informações sobre pátios de recarga e protocolos de segurança. A proposta também destaca melhorias na experiência do passageiro, com veículos silenciosos, climatizados e de padrão mais moderno.

Durante a reunião, o presidente do Sindicato Rural de São José dos Campos, Renato Veneziani, comentou a dimensão do projeto. “Eu não tinha ideia de que o projeto incluía um novo planejamento de linhas e toda essa infraestrutura nos pontos de ônibus; achava que seria apenas a troca dos veículos. Como usuário eventual, vejo a dificuldade que muitos têm para se deslocar até bairros maiores e acredito que esse novo sistema será sensacional e vai resolver muito. A equipe está de parabéns pelo trabalho”, afirmou Veneziani.

De acordo com a administração municipal, a proposta já foi apresentada a diferentes segmentos, entre eles o Conselho de Mobilidade (Comob), o Conselho Municipal de Usuários (Comusp), sindicatos como Sinhores, Condutores e Rural, além de instituições como a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e conselhos ligados às áreas de saúde, idosos e pessoas com deficiência.

O projeto também foi exposto pelo prefeito e pelo secretário da pasta em eventos do setor, como o Fórum de Mobilidade Urbana promovido por O Vale e a Arena ANTP.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linha 11-Coral da CPTM opera normalmente; falha afetou atendimento na manhã desta sexta-feira (27)

0

[ad_1]

Imagem meramente ilustrativa

Trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada das 6h30 às 7h25

ARTHUR FERRARI

Os passageiros da linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) enfrentaram dificuldades nesta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026, entre 6h30 e 7h25, quando uma instabilidade no sistema gerou restrições na operação.

De acordo com a companhia, por meio de nota, as composições circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada no trecho entre as estações Tatuapé e Brás, no sentido Barra Funda, devido a falha de sinalização.

Uma equipe de manutenção atuou na região e a operação foi normalizada em menos de uma hora. A CPTM lamentou o ocorrido.

Notas da CPTM na íntegra

Falha – 6h30

Na manhã desta sexta-feira (27/02), devido a uma falha de sinalização entre as estações Tatuapé e Brás, por volta das 6h30, os trens da Linha 11-Coral, sentido Palmeiras-Barra Funda, circulam com velocidade reduzida no trecho. A equipe de manutenção atua para normalizar a circulação e a CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos causados.

Normalização – 7h25

A circulação da Linha 11-Coral é normal na manhã desta sexta-feira (27/02).

Entre 6h30 e 7h25, devido a uma falha de sinalização entre as estações Tatuapé e Brás, os trens da Linha 11-Coral, sentido Palmeiras-Barra Funda, circularam com velocidade reduzida no trecho para a atuação da equipe de manutenção. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos causados.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte