21.7 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 04:46
Publicidade
Home Blog Page 110

De Piqué ‘rei da noite’ a Cristiano Ronaldo ‘zero marrento’: os bastidores da era de ouro do United na visão de brasileiro

0

[ad_1]

Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Rio Ferdinand, Ryan Giggs… Era difícil olhar para o elenco do Manchester United no início do século e não reconhecer a maioria dos jogadores. Sob o comando do lendário Alex Ferguson, o gigante inglês viveu uma verdadeira “era de ouro” que ultrapassou as barreiras da Inglaterra e da Europa para ser considerado um dos maiores times do planeta.

Entre tantas estrelas, alguns brasileiros tiveram a chance de vivenciar o dia a dia desta época dourada. Um deles, um fluminense de Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, que realizou o sonho de muitos garotos – antes mesmo de completar 18 anos.

(Conteúdo oferecido por Ford, Novibet e Betano)

Cria da base do Fluminense, o ex-zagueiro Arthur Cunha teve uma experiência de intercâmbio nos Red Devils e durante dois anos – com idas e vindas do Brasil para a Inglaterra em períodos de três meses – conviveu com algumas das principais estrelas do futebol mundial.

“É surreal, a ficha nem caía. Estávamos deslumbrados, só víamos aqueles caras no videogame, não imaginava nem que teria contato com eles… Um garoto de 15, 16 anos, que saiu de Duque de Caxias, nunca imaginaria que passaria por isso com essa idade”, disse o ex-jogador em entrevista ao ESPN.com.br.

Em 2006, depois de se destacar e ser campeão da Copa Nike, competição que reúne jovens sub-15 de todo o Brasil, Arthur chamou atenção de John Calvert-Toulmin, olheiro do United, e recebeu um convite para passar um período no time B do clube inglês. Além dele, os gêmeos Rafael e Fábio, também da base do Flu, foram chamados.

“Quando chegamos em Manchester, dividíamos todo o espaço do CT com os caras (estrelas do United), passávamos por eles, eles almoçavam com a gente, cumprimentavam a gente, treinavam com a gente, ficávamos sem entender”, lembrou.

O convívio no dia a dia também fez Arthur conhecer algumas das estrelas do Manchester United como poucos. Entre eles, Cristiano Ronaldo, que à época iniciava o seu “prime” na Inglaterra. E segundo ele, o astro português foi um que mais o impressionou pelo comportamento nos bastidores.

“Muita gente vê o Cristiano e acha que ele é fechadão, marrento, mas a experiência que eu tive foi totalmente diferente. Sempre tentou ajudar, abraçar os garotos, se você parar para pensar, eram garotos de 15, 16 anos que não sabiam falar o idioma, estavam em um país frio, longe da família. Ele sempre se dispôs, passava pega gente, brincava, treinava com a gente, estava sempre próximo”, contou.

“Quando a gente ia almoçar, ele vinha na nossa mesa para almoçar, brincava, falava um pouco do idioma para nos sentirmos mais confortáveis”, prosseguiu.

“Ele falava bastante do Brasil. Mas ele queria muito mais entender a gente, como estava a nossa situação ‘como vocês estão?’, ‘como está sendo a adaptação?’, ‘estão gostando?’, ‘aonde estão ficando? Se precisarem de alguma coisa, estou aqui’. Só de ter 20 minutos com o Cristiano Ronaldo almoçando, ele se preocupando contigo e te escutando. A gente só respondia o que ele falava, você não tem coragem de perguntar para o Cristiano Ronaldo, ainda mais com a idade que a gente tinha (risos). Ele forçava os assuntos para entender um pouco mais a gente e deixava a gente mais confortável”.

E se fora de campo CR7 já era um craque, dentro dele…

“A parte profissional do Cristiano Ronaldo a gente não tem muito o que falar. Quando eles passavam pelo time B, normalmente faziam um amistoso, lógico que ele não dava 100% porque ele estava se recuperando, mas 50% do Cristiano Ronaldo é absurdo. Passar por essa experiência de treinar com ele, jogar um amistoso com ele, é inacreditável. Eu me recordo de um lance, ele tinha muito aquela de ameaçar chutar, e no amistoso que a gente disputou, ele ameaçou umas duas vezes, e o cara tropeçou e caiu. Dentro de campo, você vendo aquilo, você fala ‘é bizarro’, é um atleta totalmente de outro nível”.

‘Muito gente boa, mas um pouco mais sério’

Além de Cristiano Ronaldo, outros jogadores chamaram a atenção de Arthur Cunha pela receptividade e carisma no dia a dia. Já alguns, de fato eram mais fechados, e muito por conta da barreira da língua.

“Tinha uns caras mais fechados, tipo o Giggs, o Scholes, mas o Ferdinand era muito brincalhão, o Van der Sar era muito gente boa, o (Wes) Brown. E outros não sabiam falar português e não se aproximavam tanto”, recordou.

Outro jogador que chamou atenção de maneira positiva do zagueiro brasileiro foi Nemanja Vidic. O companheiro de posição inclusive rendeu uma situação inusitada durante um amistoso do time B dos Red Devils.

“Apesar de não falar português, (Vidic) sempre foi muito gente boa. Quando ele chegou, estava fora e forma, então participou de um amistoso e eu joguei do lado dele. No final teve uma situação engraçada, o juiz veio falar comigo, achando que eu era o Vidic porque eu tinha ido muito bem. O Vidic estava fora de forma e não estava dando 100% porque não precisava, eu estava dando 1000% (risos). Foi engraçado ser confundido com Vidic, um jogador do porte e da qualidade dele, isso para mim foi surreal”.

Comandante daquele estrelado esquadrão, Sir Alex Ferguson, segundo contou o ex-zagueiro, era a pessoa de acesso mais difícil no clube, mas nas vezes que esteve com o lendário técnico escocês, a recepção foi de alto nível.

“Ele tinha a sala dele, que era virada para o campo de treino, assistia ao treino do escritório. Quando ele chegava, sempre vinha bater um papo com a gente, tentar entender se estávamos gostando para nos deixar mais confortáveis para nos adaptarmos o mais rápido possível. Incentivava, mandava a gente só se divertir, para não criar expectativa de botar pressão ‘só façam o que vocês sabem fazer, se não soubessem jogar futebol, vocês não estariam aqui’. Um cara muito gente boa, mas um pouco mais sério, e dá para entender, até pela idade e pela postura profissional que ele tem que ter. Imagina lidar com aqueles figurões do futebol e você ser um cara que não impõe um certo respeito”, disse.

‘Gostava de curtir a vida’

Quem também estava à época no United era o zagueiro Gerard Piqué, lenda do Barcelona e da seleção espanhola. O defensor foi companheiro de time de Arthur, já que passou um período emprestado pelo Barça aos ingleses.

Segundo contou Arthur Cunha, o zagueiro espanhol, que ainda estava começando a carreira, não deixava de aproveitar a vida e gostava de curtir a noite.

“O Piqué era do time B, até por isso poucas pessoas sabem que ele teve uma passagem pelo Manchester United, ele quase nunca jogava no time A. Mas também não era muito focado, era jovem, contrato com o Barcelona, estava emprestado ao Manchester, gostava de curtir a vida. Inclusive, quando a gente chegou teve uma situação bem engraçada: a gente parava o carro no estacionamento e entrava para o CT. Em uma dessas vezes, estávamos em cima do horário, a gente parou o carro, chega o Piqué de Audi TT voado, com a roupa da noite, entrou e foi para o treino. O pessoal comentava que ele sempre fazia isso”, contou.

“Não é o certo, mas ele tinha contrato com o Barcelona longo, sabia que voltaria para lá se não jogasse no Manchester United e poderia jogar lá e virar o que ele virou. Ele tinha pela consciência disso, não estava sendo aproveitado pelo Manchester e falou ‘vou curtir minha vida, fazer o que eu tenho que fazer e quando acabar o empréstimo eu volto para o Barcelona’. E foi exatamente o que ele fez e a gente sabe a história do Piqué”.

play

1:17

Brasileiro com passagem pelo United chama Piqué de ‘rei da noite’ e conta bastidores do zagueiro na Inglaterra

Arthur Cunha concedeu entrevista exclusiva à ESPN

Diferentemente de Fábio e Rafael, que ficaram em definitivo no clube inglês, Arthur acabou retornando ao Brasil. À época, o fato de não ter o passaporte europeu – os gêmeos possuíam o português – tornou a permanência do zagueiro difícil, já que ocuparia uma vaga de estrangeiro no time principal, o que impediria o United de contratar outras estrelas para o plantel.

“Na Inglaterra tem o limite de estrangeiros, não sei se mudou, mas era bem curto. E independentemente se você fosse jogar ou não no Manchester, quando você contratava um garoto de 16, 17 anos, ele tomaria o espaço de um craque que eles contratassem para o profissional, as decisões para eles tinham que ser muito acertadas. E eu não tinha o passaporte europeu, que facilitaria nesse sentido porque eu não roubaria uma vaga no profissional”, disse.

“Por exemplo, se eles tivessem me contratado, eles não poderiam contratar o Anderson (que chegou em 2007). Se eu tivesse passaporte europeu, facilitaria muito porque não perderiam esta vaga e teriam um garoto brasileiro com passaporte europeu que eles viam qualidade. Os gêmeos têm o passaporte português e, além da qualidade deles, facilitou de não perder espaço no time A”.

‘Craque’ nos investimentos

Depois da experiência em Manchester, Arthur Cunha retornou à Europa, aonde enfim estreou como profissional pelo Estoril, de Portugal. Em seguida, o zagueiro voltou ao Brasil, com passagens por Boavista-RJ, Duque de Caxias-RJ e outros clubes, recebendo novas oportunidades no exterior, atuando na Indonésia, Malta e Malásia, onde encerrou a carreira em 2021, pelo Negeri Sembilan, após uma lesão grave na coxa.

“A minha aposentadoria veio precocemente, eu não esperava. Depois de uma lesão na coxa grave que eu tive na Malásia, acarretou em um hérnia na lombar, e eu com 32 para 33 anos, fui fazer os exames, detectou a hérnia, fiz o que poderia fazer sem ser cirurgia, e não deu o resultado esperado. O médico falou para mim ‘Arthur, você vai conseguir jogar, mas não 100%, de vez em quando vai ter uma dorzinha ou outra, vai ter um incômodo, vai e sentir um pouco inseguro, e no pior dos casos, se você entrar na mesa de cirurgia e alguma coisa dar errado, você sair paraplégico dali’. No momento que eu escutei isso, eu falei ‘não faz sentido correr esse risco para jogar mais dois, três anos'”, contou.

Apesar de ter pendurado as chuteiras antes do imaginado, Arthur encontrou uma nova paixão: os investimentos. Desde 2023, após se graduar em gestão financeira, o agora ex-jogador presta assessoria e tem muitos atletas e ex-atletas na sua carteira de clientes.

“Essa minha escolha por esse caminho foi por eu ter investido para mim durante oito anos antes de me aposentar… Devido aos investimentos que eu tinha feito, eu pude tomar essa decisão tranquilamente de parar, sem que a minha família passasse necessidade, devido à decisão que eu tomei de investir e construir um patrimônio. Daí que veio a minha ideia de ajudar os jogadores a terem pelo menos o que eu tive ou mais. Eu não fui um jogador top, fui mediano, e mesmo assim construí um patrimônio que me deu certo conforto e segurança para mim e minha família”, disse.

“Nesse mesmo período que eu resolvi parar, vários amigos meus que jogaram comigo estavam parando, passando um certo aperto, e outros iam jogar em países como Camboja, países bem pequenos, para ganhar um salário simplesmente para sustentar a família, um salário bem baixo. Eu pensei: preciso ajudar esses atletas para que não passem por essas situações que os meus amigos estão passando, eles eu não vou conseguir ajudar porque não tem mais tempo, mas eu consigo ajudar essa galera que está vindo”, prosseguiu.

“Foi aí que eu tomei a decisão de passar a minha experiência tanto como atleta e investidor, e depois tirei as minhas certificações, me formei em gestão financeira, para juntar e entregar o melhor possível para os atletas e ajudá-los a ter um futuro bom e levar segurança para a família após a carreira. A gente sabe que carreira de jogar é curta e se ele não se preparar para isso, ainda tem mais 35, 40 anos pela frente fora do futebol, que ele tem que viver e tentar manter a família dele, se ele não se preparar, a vida pode ser muito dura para esse atleta lá na frente”.

Atualmente, Arthur presta assessoria para mais de 110 atletas do futebol masculino, feminino e base, em mais de 36 países. Alguns dos seus clientes são conhecidos, como o atacante Kenedy, ex-Chelsea, Flamengo e Fluminense, e Kerolin, atacante do Manchester City e da seleção brasileira feminina.

“A intenção é ajudar cada vez mais atletas, se for necessário, aumentar a minha equipe para atender esses atletas da melhor maneira possível e ajudá-los. A minha intenção é me tornar uma referência no esporte, na gestão financeira dos atletas. Estou em busca disso e não tenho dúvidas que vou conseguir”, finalizou.

[ad_2]

Fonte

Linhas da CPTM têm alterações durante serviços de manutenção neste sábado (28 e domingo (1°)

0

[ad_1]

Intervençõesafetam trechos específicos, com mudanças de plataformas, via única e suspensão parcial de circulação

ARTHUR FERRARI

A operação das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos terá mudanças neste sábado (28) e domingo (1º) para a realização de serviços de manutenção, melhorias e modernização na malha ferroviária.

No sábado, as alterações começam à noite. Na Linha 11–Coral, das 21h à meia-noite, o trecho entre as estações Calmon Viana e Suzano terá circulação por via única. Em Calmon Viana, o embarque e desembarque ocorrerão pela plataforma 1; em Suzano, pela plataforma 3. A intervenção é necessária para pintura da passarela metálica na estação Calmon Viana.

No mesmo horário, na Linha 12–Safira, os passageiros deverão utilizar a plataforma 2 nas estações Comendador Ermelino, USP Leste e Engenheiro Goulart. A medida ocorre em razão de carga, descarga e remanejamento de materiais de via.

No domingo, as mudanças se estendem ao longo do dia em diferentes ramais. Na Linha 10–Turquesa, entre 9h e 18h, na estação Guapituba, o embarque e desembarque serão feitos pela plataforma 1 para substituição de trilhos, além de carga e descarga de materiais.

Já na Linha 11–Coral, das 4h às 15h, o trecho entre José Bonifácio e Corinthians-Itaquera terá operação em via única. Nesse período, o acesso às composições será pela plataforma 2 nas estações José Bonifácio, Dom Bosco e Corinthians-Itaquera. Os serviços incluem interligação de cabos, comunicação, testes em chaves seccionadoras e inspeção de equipamentos da rede aérea.

Das 15h até o encerramento da operação comercial, nessas mesmas três estações, o embarque e desembarque passarão a ocorrer pela plataforma 1, para continuidade das inspeções em rede aérea, chaves e linhas de transmissão.

Ainda no domingo, entre 21h e 24h, na estação Calmon Viana, os passageiros deverão utilizar a plataforma 2 para acesso aos trens, também em razão da pintura da passarela metálica.

Outra mudança relevante na Linha 11–Coral ocorre entre 8h e 17h: as composições chegarão e partirão da Luz, sem circulação até Palmeiras-Barra Funda. Como alternativa, a orientação é utilizar a Linha 10–Turquesa.

Na Linha 12–Safira, do início da operação comercial até 22h, não haverá circulação entre Brás e Tatuapé. Nesse caso, a opção indicada é a Linha 11–Coral.

O Expresso Aeroporto terá intervalo de uma hora durante toda a operação no domingo. Entre 8h e 17h, as viagens terão como ponto inicial e final a Estação da Luz, sem atendimento até Palmeiras-Barra Funda, devido à interligação de cabos de comando, comunicação e testes em chaves seccionadoras.

As intervenções fazem parte do cronograma de manutenção e modernização da infraestrutura ferroviária.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Baixada Santista entra no radar das decisões que vão redesenhar os transportes até 2050

0

[ad_1]

Plano estadual projeta novos eixos ferroviários, integração entre modais e estratégias para destravar gargalos logísticos na região que concentra R$ 79 bilhões do PIB paulista

ARTHUR FERRARI

Responsável por R$ 79 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) paulista, a Região Metropolitana da Baixada Santista passou a integrar oficialmente o conjunto de áreas analisadas pelo Plano Logístico Integrado do Estado de São Paulo para 2050. A apresentação dos estudos ocorreu em Santos (SP) e marcou a inclusão do território nas definições de longo prazo para a infraestrutura de mobilidade e escoamento de cargas.

O plano, denominado PLI-SP 2050, estabelece diretrizes para organizar investimentos públicos e privados com foco na articulação entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. Na Baixada Santista, os levantamentos consideram alternativas para fortalecer a ligação entre o planalto e o litoral, ampliando a eficiência no acesso ao Porto de Santos e reduzindo a dependência do transporte rodoviário.

Entre as possibilidades em avaliação estão novos segmentos ferroviários com potencial logístico, capazes de ampliar a capacidade de movimentação de mercadorias e incentivar um modelo operacional com menor impacto ambiental. Os estudos permanecem na etapa de diagnóstico e devem subsidiar futuras decisões de investimento.

A Região Metropolitana da Baixada Santista é formada por Bertioga (SP), Cubatão (SP), Guarujá (SP), Itanhaém (SP), Mongaguá (SP), Peruíbe (SP), Praia Grande (SP), Santos (SP) e São Vicente (SP). O território reúne aproximadamente 1,8 milhão de habitantes e concentra atividades estratégicas para a economia estadual, especialmente nos setores portuário, logístico, comercial e turístico.

De acordo com o diagnóstico apresentado, o setor de serviços responde por 57,7% dos empregos formais da região, índice superior à média estadual. Santos (SP) lidera a geração de postos de trabalho, com 222 mil empregos formais e a maior relação entre vagas e população da Baixada. Ao mesmo tempo, foram apontados entraves como congestionamentos, restrições de mobilidade e pressão sobre a infraestrutura urbana.

O subsecretário de Logística e Transportes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Denis Gerage Amorim, afirmou: “Estamos mudando a forma de planejar infraestrutura em São Paulo. O PLI-SP 2050 combina escuta regional, base técnica e visão de futuro para transformar demandas locais em decisões responsáveis de investimento. Não é um plano de gabinete: nasce do diálogo com quem produz, transporta e vive a logística todos os dias”.

Para o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Santos, Eduardo Barbosa, o alinhamento entre planejamento e realidade econômica é fundamental. “Quando o planejamento logístico dialoga com a realidade produtiva da região, ele gera eficiência, reduz conflitos e amplia a competitividade. A Baixada precisa de integração modal e previsibilidade para continuar crescendo de forma sustentável”, declarou.

O secretário de Governo de Santos (SP), Fábio Ferraz, também destacou a articulação entre diferentes níveis de gestão: “O Fórum é uma oportunidade para que os planos municipais e estaduais sejam alinhados com respeito ao interesse público, a sustentabilidade e as necessidades da população”.

A metodologia do plano organiza as etapas desde a caracterização socioeconômica até a projeção de demanda e definição da oferta futura de infraestrutura, com o objetivo de estruturar projetos de médio e longo prazo.

No âmbito das intervenções já executadas, o programa SP Pra Toda Obra concluiu, entre 2023 e 2025, R$ 65 milhões em serviços de conservação especial em 161,28 quilômetros de rodovias, incluindo as SP-055, SP-061 e SP-148, além de obras de contenção de encostas e recuperação estrutural. Há previsão adicional de R$ 3,6 milhões em novas intervenções. Também foram realizadas obras municipais que somam R$ 9,5 milhões.

Segundo Bruna Donegá, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), “Os investimentos seguem critérios técnicos claros, priorizando segurança viária, prevenção de riscos e impacto socioeconômico. O SP Pra Toda Obra executa as intervenções necessárias no presente, enquanto o PLI-SP 2050 assegura que essas decisões estejam alinhadas a uma estratégia de Estado para o futuro ”.

As contribuições apresentadas no Fórum Regional da Baixada Santista passam a integrar as análises técnicas do plano, que já realizou encontros em Registro (SP), Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Bauru (SP), Campinas (SP) e São José do Rio Preto (SP). O ciclo de escuta regional deve consolidar diretrizes que orientarão a política estadual de logística e transportes nas próximas décadas. A participação permanece aberta por meio do site oficial do programa.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linha 7-Rubi tem alterações operacionais durante manutenção neste domingo (1°)

0

[ad_1]

Serviço programado na rede aérea impactará grade de horários, com mudanças em trechos específicos

ARTHUR FERRARI

A operação da Linha 7–Rubi será modificada neste domingo (1º) em razão de atividades de manutenção preventiva na rede aérea. As intervenções ocorrerão ao longo de todo o período de funcionamento, das 4h à meia-noite.

Durante os trabalhos, os trens circularão em via única no segmento entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. A alteração operacional exigirá ajustes nos intervalos ao longo da linha.

Entre Palmeiras-Barra Funda e Caieiras, o tempo de espera previsto será de 15 minutos. Já no trecho que liga Caieiras e Jundiaí, a programação indica intervalos de 30 minutos entre as composições.

Segundo a TIC Trens, concessionária responsável pela linha, a intervenção tem como objetivo permitir a execução de serviços técnicos na infraestrutura, com foco na preservação das condições de segurança e na confiabilidade da operação ferroviária.

No sábado (28), a circulação ocorrerá dentro da programação habitual de fim de semana, sem alterações adicionais além dos intervalos normalmente adotados para o dia.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Mascarello elétrico Horizon já tem 390 unidades em encomenda. Norte Buss vai ficar com ônibus número 1 – ASSISTA ENTREVISTA

0

[ad_1]

Declaração é do gerente da Barão Bus, que representa a fabricante, Miguel Rizzo, em entrevista exclusiva ao editor-chefe e criador do Diário do Transporte, Adamo Bazani. SPTrans começa processo de autorização para capital paulista

ADAMO BAZANI/YURI SENA

 

Mesmo antes da apresentação oficial, que teve cobertura do Diário do Transporte diretamente do local do evento, na capital paulista nesta quinta-feira, 26 de janeiro de 2026, o Horizon, o primeiro ônibus dedicado a tecnologia 100% elétrica com baterias da Mascarello, já tem unidades encomendadas.

E não é pouca coisa. Quem revela, em entrevista exclusiva ao editor-chefe e criador do Diário do Transporte, Adamo Bazani, é o gerente de vendas da representante Barão Bus, Miguel Rizzo. A Barão Bus, como sede na Avenida General Ataliba Leonel, em Santana, na zona Norte de São Paulo, é especializada em vendas e intermediação de ônibus novos e seminovos.

De acordo com executivo, entre este ano de 2026, e o primeiro trimestre de 2027, já são cerca de 390 unidades encomendas, principalmente para a capital paulista.

“Nós temos praticamente toda a produção vendida para este ano e boa parte do ano que vem, mesmo sem conhecer o ônibus, pela confiança no trabalho que fazemos com nossos parceiros. São 270 unidades este ano e mais cerca de 120 para o primeiro trimestre do ano que vem” – disse Rizzo.

A unidade número 1, que teve a cobertura do Diário do Transporte, no Espaço JK, na zona Sul da capital paulista, já tem dono, segundo Rizzo: a Norte Buss, que opera linhas do subsistema local da capital paulista.

De acordo com a Mascarello, nesta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2027, começa o trabalho de avaliação para a capital paulista, por parte da gerenciadora do sistema, da prefeitura, SPTrans (São Paulo Transporte).

O Horizon apresentado é do padrão básico SPTrans, com 12,1 metros de comprimento, para 77 passageiros, piso baixo, ar-condicionado, tomadas USB para recarga de celulares, vidros colados com tratamento contra raios ultravioleta do Sol.

A unidade em que foi realizada a entrevista tem chassis/equipamentos/motores/baterias/tecnologia BYD

A próxima versão será um midi (micrão) de cerca de 10 metros, BYD também, de piso baixo.

O Horizon terá configurações para piso alto, padron, 15 metros, articulado e superarticulado, mas a estratégia de começar pelo básico e, em seguida, o midi, não é à toa.

Isso porque, além de haver uma brecha ainda nas categorias de menor porte em relação a ônibus elétricos, com o mercado necessitando de mais opções de modelos, grande parte da clientela da Mascarello na cidade de São Paulo é das empresas que operam as linhas locais de distribuição (alimentadoras), que mais utilizam os básicos e mídis.

Os lançamentos são com BYD, mas já são desenvolvidas carrocerias para tecnologias como Eletra, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Volkswagen.

LEIA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

Adamo Bazani:
Nosso contato aqui no Diário do Transporte é com o Miguel Rizzo, gerente de vendas da Barão Ônibus, parceira da Mascarello. Estamos neste lançamento. Miguel, já agradou o cliente esse modelo? A estratégia de lançar pelo básico… já tem modelo encomendado, né?
Miguel Rizzo:
Tem modelo encomendado. Nós temos um trabalho muito forte com nossos parceiros há mais de 20 anos, que estão nos apoiando e aguardando.
Esse carro é fruto de um trabalho árduo de engenharia, de rua, da experiência das garagens, de conhecer o produto, lidar com problemas técnicos apresentados e corrigi-los.
A Mascarello, nos últimos cinco anos, teve uma evolução extraordinária. Eu diria que o Horizon é uma virada de página. É uma fábrica que cresceu muito em qualidade, segurança e tecnologia.
Esse é um novo marco, um produto que veio para agradar o cliente e trazer eficiência e qualidade.

Adamo Bazani:
Já tem dono esse modelo aqui, né?
Miguel Rizzo:
Tem dono. Nós temos praticamente toda a produção vendida para este ano e boa parte do ano que vem, mesmo sem conhecer o carro, pela confiança no trabalho que fazemos com nossos parceiros.
Adamo Bazani:
Mais ou menos quantas unidades tem essa produção?
Miguel Rizzo:
São 270 unidades este ano e mais cerca de 120 para o primeiro trimestre do ano que vem.
Adamo Bazani:
Essa estratégia de começar o lançamento pelo básico, que é o que o cliente Mascarello — o operador na capital paulista — precisa, né?
Miguel Rizzo:
Exatamente. Existe uma demanda muito grande, desde o piso baixo até o Midi.
Nós já estamos na fase final de aprovação do Midi com a SPTrans, então vamos ter dois veículos que são a ponta de lança do mercado: o Básico e o Midi.
São os modelos que mais atendem o nosso tipo de cliente, que é o transporte local, que faz o deslocamento do interior dos bairros de São Paulo até os pontos de transbordo.

Adamo Bazani:
As linhas alimentadoras são muito importantes nessa questão. Às vezes se fala muito do BRT, de ônibus articulados e biarticulados, mas as pessoas precisam chegar até eles.
Inclusive no sistema sobre trilhos. Em uma cidade como São Paulo, é fundamental. Hoje não dá para pensar em São Paulo sem trem e metrô. Porém, eles não chegam a todos os lugares. As pessoas precisam acessar esses sistemas, e é justamente esse tipo de linha que atende essa demanda.

Miguel Rizzo:
É por isso que optamos por esses dois modelos, que são os mais utilizados nesse deslocamento do bairro para os pontos de distribuição.
Isso é muito importante, porque temos regiões onde atuamos que praticamente não possuem vias adequadas para deslocamento fácil.
Mesmo assim, temos um trabalho forte com a SPTrans, que vem atuando junto à prefeitura para melhorar o sistema viário. Essa melhoria já tem trazido ótimos resultados.
Então é fundamental ter um veículo médio, que vai atender grande parte do transporte da periferia até os centros de transbordo.

O modelo é considerado inovador, segundo a Mascarello. As linhas são mais leves, modernas e fluidas, deixando o aspecto mais leve ao olhar, mas marcante.

Além disso, há medidas de design que deixaram o veículo mais leve, como explicou o gerente de Engenharia de Desenvolvimento, Bruno Polak, ao editor-chefe e criador do Diário do Transporte, Adamo Bazani

Trouxemos uma nova solução para o teto do veículo, que é uma novidade. Os “frechais” do carro são em alumínio — depois você poderá observar — e isso traz um brilho e uma qualidade visual superiores, além de reduzir o peso. A carenagem superior também é em alumínio, e o teto utiliza uma tecnologia de fibra prensada, com uma camada mais fina. Com isso, conseguimos reduzir cerca de 130 kg no veículo apenas no teto.

O designer industrial da Mascarello, João Paulo Melo, disse que além de pensar no passageiro e no frotista, a fabricante também teve cuidados especiais para com o motorista.

Buscamos oferecer um cockpit mais confortável, que é a área de trabalho dele ao longo do dia. Melhoramos o acesso aos comandos e criamos um ambiente mais ergonômico. Ele fica um pouco isolado do fluxo de passageiros, então precisamos equilibrar isso dentro das limitações de projeto, como chassi e espaço interno. Conseguimos um resultado confortável, com melhor visibilidade e acesso aos comandos. Os “tablets” deixam tudo mais próximo, evitando movimentos longos com as mãos. Isso pode parecer pequeno, mas no dia a dia faz muita diferença na ergonomia. O motorista não precisa se deslocar tanto no banco para operar os controles. Além disso, por ser um veículo elétrico, sem vibração e com baixo ruído, o conforto para quem está ali o dia inteiro é ainda maior. – disse João Paulo Melo ao editor-chefe e criador do Diário do Transporte, Adamo Bazani

A REPORTAGEM DO LANÇAMENTO DO MODELO HORIZON, VOCÊ CONFERE NESTE LINK:

EM PRIMEIRA MÃO: Mascarello revela modelo Horizon, o primeiro ônibus 100% elétrico da marca, com chassi BC12 e bateria BYD Blade

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Xingamentos a Filipe Luís e ‘time sem vergonha’: torcedores do Flamengo protestam após vice na Recopa

0

[ad_1]

O Flamengo amargou o 2º vice na temporada ao perder para o Lanús no Maracanã por 3 a 2, nesta quinta-feira (26), pela CONMEBOL Recopa. Após a partida, muito protesto dos torcedores.

Os rubro-negros presentes no estádio não pouparam críticas aos jogadores. Os gritos foram de ‘time sem vergonha’. E sobrou até para Felipe Luís.

Pela primeira vez desde que assumiu o comando do time em 2024, Filipe Luís foi xingado. Parte do estádio gritou ‘Ei, Filipe, vai tomar n..’.

Em campo, o Flamengo venceu por 2 a 1 no tempo normal, com gols de Arrascaeta e Jorginho, ambos de pênalti. Canale e Aquino fizeram no fim da prorrogação e calaram o Maracanã.

Foi o segundo vice da temporada, já que o Flamengo foi castigado pelo Corinthians na Supercopa do Brasil. Agora, o time rubro-negro tem o Campeonato Carioca, com o duelo de volta contra o Madureira, na segunda-feira (2).

Próximos jogos do Flamengo:

[ad_2]

Fonte

Linha 11-Coral da CPTM opera com restrições devido a problemas nesta sexta-feira (27)

0

[ad_1]

Trens circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada

ARTHUR FERRARI

Quem utiliza a linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nesta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026, enfrenta dificuldades desde as 6h39, quando uma instanilidade no sistema passou a gerar restrições na operação.

De acordo com a companhia, por meio de note, as composições circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada no trecho entre as estações Tatuapé e Brás, no sentido Barra Funda, devido a falha de sinalização.

Uma equipe de manutenção atua na região para normalizar o atendimento. A CPTM lamentou o ocorrido.

Nota da CPTM na íntegra

Na manhã desta sexta-feira (27/02), devido a uma falha de sinalização entre as estações Tatuapé e Brás, por volta das 6h30, os trens da Linha 11-Coral, sentido Palmeiras-Barra Funda, circulam com velocidade reduzida no trecho. A equipe de manutenção atua para normalizar a circulação e a CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos causados.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

ANTT autoriza fretamento para Buser e linhas regulares para Trans Ipanema

0

[ad_1]

ALEXANDRE PELEGI

Ao todo, foram mais de 30 empresas de fretamento atendidas. No caso da Trans Ipanema,  autorizações foi ampliada operação entre Tocantins e Pará

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou nesta sexta-feira,  27 de fevereiro de 2026, decisões sobre empresas de ônibus de fretamento.  Foram 33 autorizações,  entre as quais,  para a Buser

No caso de linhas regulares,  foi atendida a Trans Ipanema que amplia a operação entre Tocantins e o Pará

Veja os detalhes

TRANS IPANEMA

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou três decisões que beneficiam a TRANS IPANEMA LTDA., suspendendo os efeitos da Decisão SUPAS nº 1.331, de 10 de setembro de 2025, e autorizando a operação de linhas interestaduais em caráter sub judice.

As medidas constam nas Decisões SUPAS nº 322, nº 323 e nº 324, todas de 20 de fevereiro de 2026, publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27).

Os atos decorrem do Mandado de Segurança nº 1150570-24.2025.4.01.3400.

DECISÃO SUPAS Nº 322

*Linha: Araguaína (TO) – São Félix do Xingu (PA)*

16 seções autorizadas

Água Azul do Norte/PA – Araguaína/TO
São Félix do Xingu/PA – Aragominas/TO
Xinguara/PA – Aragominas/TO
Sapucaia/PA – Aragominas/TO
Ourilândia do Norte/PA – Aragominas/TO
Tucumã/PA – Aragominas/TO
São Félix do Xingu/PA – Araguaína/TO
Xinguara/PA – Araguaína/TO
Sapucaia/PA – Araguaína/TO
Ourilândia do Norte/PA – Araguaína/TO
Tucumã/PA – Araguaína/TO
Ourilândia do Norte/PA – Santa Fé do Araguaia/TO
São Félix do Xingu/PA – Santa Fé do Araguaia/TO
Xinguara/PA – Santa Fé do Araguaia/TO
Sapucaia/PA – Santa Fé do Araguaia/TO
Tucumã/PA – Santa Fé do Araguaia/TO

DECISÃO SUPAS Nº 323

*Linha: Araguaína (TO) – Parauapebas (PA)*

12 seções autorizadas

Parauapebas/PA – Aragominas/TO
Xinguara/PA – Aragominas/TO
Sapucaia/PA – Aragominas/TO
Canaã dos Carajás/PA – Aragominas/TO
Parauapebas/PA – Araguaína/TO
Xinguara/PA – Araguaína/TO
Sapucaia/PA – Araguaína/TO
Canaã dos Carajás/PA – Araguaína/TO
Canaã dos Carajás/PA – Santa Fé do Araguaia/TO
Parauapebas/PA – Santa Fé do Araguaia/TO
Xinguara/PA – Santa Fé do Araguaia/TO
Sapucaia/PA – Santa Fé do Araguaia/TO

DECISÃO SUPAS Nº 324

*Linha: Araguaína (TO) – São Félix do Xingu (PA)*

*32 seções autorizadas*

Água Azul do Norte/PA – Araguaína/TO
Água Azul do Norte/PA – Nova Olinda/TO
Água Azul do Norte/PA – Colinas do Tocantins/TO
Água Azul do Norte/PA – Couto Magalhães/TO
São Félix do Xingu/PA – Araguaína/TO
Conceição do Araguaia/PA – Araguaína/TO
Redenção/PA – Araguaína/TO
Rio Maria/PA – Araguaína/TO
Xinguara/PA – Araguaína/TO
Ourilândia do Norte/PA – Araguaína/TO
Tucumã/PA – Araguaína/TO
São Félix do Xingu/PA – Colinas do Tocantins/TO
Conceição do Araguaia/PA – Colinas do Tocantins/TO
Redenção/PA – Colinas do Tocantins/TO
Rio Maria/PA – Colinas do Tocantins/TO
Xinguara/PA – Colinas do Tocantins/TO
Ourilândia do Norte/PA – Colinas do Tocantins/TO
Tucumã/PA – Colinas do Tocantins/TO
Conceição do Araguaia/PA – Nova Olinda/TO
Conceição do Araguaia/PA – Couto Magalhães/TO
São Félix do Xingu/PA – Couto Magalhães/TO
Redenção/PA – Couto Magalhães/TO
Rio Maria/PA – Couto Magalhães/TO
Xinguara/PA – Couto Magalhães/TO
Ourilândia do Norte/PA – Couto Magalhães/TO
Tucumã/PA – Couto Magalhães/TO
São Félix do Xingu/PA – Nova Olinda/TO
Redenção/PA – Nova Olinda/TO
Rio Maria/PA – Nova Olinda/TO
Xinguara/PA – Nova Olinda/TO
Ourilândia do Norte/PA – Nova Olinda/TO
Tucumã/PA – Nova Olinda/TO

Operação sub judice

As três decisões concedem autorização em caráter sub judice, ou seja, amparadas por decisão judicial provisória. A validade das operações depende do desfecho definitivo do processo na Justiça.

As decisões entram em vigor na data de publicação.

FRETAMENTO
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27) as Decisões SUPAS nº 325 e nº 326, ambas de 20 de fevereiro de 2026, autorizando 33 empresas — entre elas a São Pio de Pietrelcina, empresa da Buser — a prestar serviço de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros em regime de fretamento.

Os atos foram assinados pelo superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros, Juliano de Barros Samôr, com base na Resolução ANTT nº 5.818/2018.

As empresas deverão observar as regras previstas na Resolução ANTT nº 4.777/2015 e demais normativos aplicáveis ao fretamento. O descumprimento das exigências pode implicar renúncia da autorização, nulidade do Termo de Autorização ou cassação, conforme previsto nas decisões.

O acesso ao sistema da ANTT para emissão das licenças de viagem será disponibilizado a partir da data de publicação.


Decisão SUPAS nº 326/2026

Razão Social TAF CNPJ
AM Transportes Murutinga Ltda 011094 33.706.065/0001-06
Celio Goncalves Viana Ltda 311040 17.213.619/0001-87
Fenixtur Ltda 006222 44.776.884/0001-46
Jaudimar Turismo Ltda 002575 14.055.163/0001-86
KM Transporte e Turismo Ltda 011095 62.791.383/0001-10
Lele Transportes e Turismo Ltda 011096 21.591.742/0001-09
M de Castro Moreira Ltda 011097 55.238.104/0001-20
M Pereira da Silva Turismo Ltda 007112 01.984.326/0001-63
Madson Alexandre do Nascimento Lana Ltda 003377 07.244.671/0001-47
Marcell Fernan Vasconcelos da Silva Ltda 003169 21.672.771/0001-03
Plenitude Locadora de Veículos e Serviços Ltda 006718 17.901.150/0001-79
Regina Tur Ltda 011098 57.741.343/0001-24
Sadritur Transporte e Turismo Ltda 011099 62.064.155/0001-49
Santa Monica Turismo Ltda 011100 52.005.926/0001-73
SFS Serviços e Locações Ltda 011101 30.078.584/0001-89
Sintimtur Viagens e Turismo Ltda 007263 49.289.526/0001-22
VAM Transportes Ltda 003205 24.395.270/0001-07
VLP Transportes Ltda 011102 16.543.526/0001-58


Decisão SUPAS nº 325/2026

Processo nº 50500.012493/2026-13

Razão Social TAF CNPJ
A&C Locadora Ltda 003693 35.909.144/0001-40
Bernardo Lustosa Ltda 011103 64.946.393/0001-03
Carvalho Transporte & Turismo Ltda 007281 10.423.539/0001-07
Conceito Transporte e Turismo Ltda 011104 40.688.425/0001-50
J. L. S. Bernardes & Cia Ltda 003000 14.750.817/0001-91
JB Turismo Ltda 318659 16.923.566/0001-25
JPM Produções e Turismo Ltda 011105 52.514.761/0001-65
Oda Tur Ltda 011106 65.104.421/0001-08
R.R Viagens, Transporte e Turismo Ltda 011107 35.859.601/0001-39
Rematur Transportes Fretamento Turismo Ltda 006210 31.917.536/0001-08
São Pio de Pietrelcina Transporte de Pessoas Ltda 011108 44.416.335/0001-60
Serv Evolution Especializada em Terceirização de Mão de Obra Ltda 011109 38.382.697/0001-85
Stein Turismo Ltda 011110 64.624.484/0001-22
TR Agência de Turismo e Transportes Ltda 011111 14.770.625/0001-47
Turística Schnell Ltda 002012 33.077.995/0001-48

Regime de fretamento

O fretamento interestadual e internacional é destinado a grupos previamente definidos, mediante contrato específico, sem venda individual de passagens ao público em geral, diferentemente do serviço regular de linhas abertas.

A autorização formaliza a habilitação das operadores junto à ANTT, condicionada ao cumprimento permanente das exigências regulatórias, operacionais e cadastrais.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Filipe Luís diz que Flamengo ‘tem a sua cara’, fala em orgulho e exalta atuação mesmo com vice: ‘Fizemos um grande jogo’

0

[ad_1]

O Flamengo perdeu para o Lanús e amargou o vice da CONMEBOL Recopa, nesta quinta-feira (26), no Maracanã. Após a partida, Filipe Luís, que foi xingado pelos torcedores, comentou sobre a partida.

Questionado se a equipe era anárquica em campo, o comandante preferiu falar em orgulho do time.

“O meu time, na minha visão, tem a minha cara: no bom e no ruim. Eu tenho muito orgulho desses jogadores”, disse.

Filipe, inclusive, rasgou elogios à atuação rubro-negra. Segundo ele, o Flamengo foi superior ao adversário, mas acabou prejudicado pelos erros cometidos.

“Sinceramente, eu acho que fizemos um grande jogo na minha visão. Cometemos um erro, que nos custou um gol, mas o time jogou o tempo todo no campo do adversário, o adversário praticamente não passou do meio-campo. E foi assim até dois minutos de acabar a prorrogação, e aí eles fizeram um gol de escanteio e fizeram o gol quando o nosso time já estava todo exposto. Mas a minha avaliação do jogo em si, de bola rolando, que nós fomos muito superiores”.

“Como não ganhamos, obviamente que essas palavras vão soar mal, mas senti que os jogadores deram tudo o que eles tinham dentro do campo, eles correram, fizeram o máximo que podiam, e no futebol a gente não controla o resultado. É um estado de ânimo, de confiança, não estamos no nosso melhor momento nesse quesito e mesmo assim o time competiu o máximo. Quero parabenizar o Lanús pela conquista merecida desta Recopa, foram os últimos vencedores e o futebol consiste nisso”, finalizou

Próximos jogos do Flamengo:

[ad_2]

Fonte

Flamengo é castigado pelo Lanús na prorrogação, perde a Recopa no Maracanã e vê pressão aumentar com 2º vice do ano

0

[ad_1]

O Flamengo perdeu para o Lanús nesta quinta-feira (26), por 3 a 2, e ficou com o vice-campeonato da CONMEBOL Recopa.

Com a vitória por 1 a 0 na Argentina, o placar agregado ficou em 4 a 2 para o time visitante, que ficou com o título no Maracanã.

Os gols da partida foram marcados por Arrascaeta e Jorginho, pelo Rubro-Negro, e Rodrigo Castillo, José Canale e Dylan Aquino, pelo Lanús.

Esse é o segundo vice-campeonato do Flamengo na temporada. A equipe de Filipe Luís também perdeu a Supercopa do Brasil para o Corinthians.

Primeiro tempo de falha bizarra e Arrascaeta ‘frio’

Atuando com Gonzalo Plata mais avançado, com Arrascaeta, Carrascal e Lino completando o ataque, o Flamengo chegou pela primeira vez aos 4 minutos. Pulgar parou em defesa de Losada, que também defenderia um chute perigoso do atacante colombiano.

Aos 28 minutos, após Gonzalo Plata desperdiçar uma boa chance em contra-ataque rápido, que terminou em finalização para fora, o Lanús encontrou o primeiro gol. Rossi interceptou um passe quase no meio de campo e tocou para Ayrton Lucas, sinalizando para o lateral atacar o corredor.

Ayrton acabou devolvendo para Rossi, mas o goleiro do Flamengo escorregou, e Rodrigo Castillo antecipou para ficar com a posse e finalizar de muito longe para abrir o placar.

O empate do Flamengo chegou na reta final da primeira etapa, após pênalti marcado por toque no braço de Carrera. Com enorme pressão em suas costas, depois de até ouvir vaias ao time no Maracanã, o calmo Arrascaeta foi para bola e converteu a cobrança com categoria, empatando a partida.

play

1:16

QUE LAMBANÇA do Flamengo! Defesa falha, Castillo não perdoa e abre o placar para o Lanús; VEJA

Assista à Recopa Sul-Americana pela ESPN no Plano Premium do Disney+

Mudanças melhoram o Flamengo no segundo tempo

O Flamengo foi melhorar na segunda etapa após as entradas de Pedro, Everton Cebolinha, Paquetá e Jorginho. Com mais criatividade ofensiva e qualidade para construir as jogadas, o time de Filipe Luís cresceu em campo.

Aos 26 minutos, Paquetá acertou um chute de primeira, na grande área, e parou em boa defesa de Losada. Pouco depois, aos 34 minutos, Arrascaeta invadiu a área passando por dois marcadores e foi derrubado. Jorginho foi para a cobrança, e bateu no meio para marcar o pênalti e empatar o placar agregado.

O segundo tempo acabou com duas boas chances para cada lado. Losada defendeu chute perigoso de Cebolinha e, no lance seguinte, Aquino ganhou de Ayrton no contra-ataque e buscou Castillo na área, livre de marcação. O passe saiu forte demais, Rossi ficou com a bola, e a decisão foi para a prorrogação.

play

0:47

Gol do Flamengo! Jorginho converte pênalti, vira contra o Lanús e incendeia o Maracanã; VEJA

Assista à Recopa Sul-Americana pela ESPN no Plano Premium do Disney+

Lanús conquista o título na prorrogação

A prorrogação foi de controle total do Flamengo. Mantendo a posse de bola, o time de Filipe Luís conseguiu chegar com perigo pelos lados, em bolas alçadas na área.

Do outro lado, o Lanús tentava aproveitas os espaços que o Rubro-Negro deixava atrás. Aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, Bou finalizou de fora da área e ganhou o escanteio.

Sepúlveda bateu o escanteio com veneno, Varela passou com tudo pela bola na tentativa de afastar, e o zagueiro José Canale subiu entre Paquetá e Jorginho para cabecear e marcar o gol do título.

Para acabar com tudo, Dylan Aquino aproveitou o espaço na zaga do Flamengo, que foi com tudo para cima, passou pela defesa inteira e finalizou para marcar. Placar agregado: Flamengo 2 x 4 Lanús.

play

0:54

Gol do Lanús! Canale sobe muito, cabeceia e faz o gol que vai dando o título contra o Flamengo

Zagueiro marcou no final da prorrogação

Próximos jogos do Flamengo:

[ad_2]

Fonte